Advanced Micro Devices: avançando no prejuizo

A AMD, tal como a Intel, divulgou também esta semana os números do último trimestre de 2007 (o chamado 4Q07), mas ainda não auditados.

A fabricante de chips de Sunnyvale amargou um prejuízo de US$ 1,8 bilhões nos últimos 3 meses de 2007, acumulando para o ano o saldo negativo de US$ 3.379 bi. Diante dos resultados consolidados, a ATI, adquirida em 2006, agora vale 30% menos.

O diretor financeiro Robert Rivet afirmou ontem que a empresa chegou próximo ao chamado break-even point operacional, ou seja, o ponto em que as perdas se igualam aos ganhos. Rivet ainda declarou que as margens operacionais da empresa subiram devido a aumento nas vendas médias (incluindo o recorde de 400 mil processadores quad-core) e ações de contenção de custos.

Para comparação:

(em dólares) Q4 2007       vs. Q4 2006
Receita   $ 1.770 bi $ 1.773 bi
Resultado Operacional – $ 1.678 bi – $ 529 mi
Resultado Líquido – $ 1.772 bi – $ 576 mi
EPS – $ 3,06 – $ 1,08

Então, em resposta ao artigo de ontem sobre os resultados da Intel, que pergunta o que os acionistas da AMD estão achando dos números reportados… a resposta é evidente: prejuízo avançado sem bom resultado só demanda venda das ações. Por isso, ontem, assim como nos últimos 2 anos, as ações da AMD fecharam em queda e as perspectivas para o primeiro trimestre de 2008 não são boas, pois tradicionamente o período é mais tênue em vendas para manufaturadoras de tecnologia.

Autor: Gabriela Bia

Viajante apaixonada, Tenista frustrada, Controller de Crédito, Astrônoma Amadora e Cozinheira nas horas vagas.

Compartilhar
  • mau.dias

    AMD quase filantrópica, hehehe

    ———————————–

    ó, assinei

    =D

    • Panorama

      De certa forma, ela seria, já que sempre vendeu seus produts mais baratos que a concorrênte Intel. A Intel sempre tentou extorquir o máximo de preço dos clientes.

      http://www.panoramainternacional.com

  • E a Positivo (POSI3) bombando por aqui.

    Este sou eu para quem não me conhece ainda

  • PeeBeeO

    AMD filantrópica hehee! boa!

    Como comentei hoje no post da intel, abaixo o link da reportagem do NYTimes sobre a AMD.

    http://www.nytimes.com/2008/01/18/technology/18chip.html?_r=1&ref=technology&oref=slogin

  • Rhyel

    É que fizeram a conta errada na hora que a AMD juntou com a ATI nas letras…

    Ao invéz de 3+3 = 6 acabou engasgando e virou um 3-3 =0

    Piada podre, mas é só para dizer que não vi nada de interessante até hoje da fusão da ATI com a AMD.

    E cadê o prometido unico core que faria todo o trabalho junto de vídeo e processamento em uma única peça?

  • Roniuj

    Bom, se depender de mim vai pro buraco.

    Sou um defensor da livre concorrência mas, para mim, processador AMD é uma josta perto dos Intel.

    • Rhyel

      Na situação atual sim você tem razão.

      Mas a AMD tinha ganho um bom mercado pois os Athlon sempre foram um alternativa equivalente e bem mais barata.

      Vale lembrar também que a AMD ficou a frente da Intel em Dual Core até a chegada do Core 2 Duo, antes disso o Dual core da Intel era uma piada.

      Nada impede a AMD de fazer este feito novamente, mas faz um bom tempo que a AMD não tem boas notícias.

  • Já estou preparando o terno preto pro funeral da AMD, já está indo pro hospital, ano que vem entra na UTI e em 2010 RIP

    _____________________

    Muita Pimenta para sua vida!

    • Você não quis dizer “entra na ATI” ??? HáHá
      É, foi sem graça, eu sei.

      .
      GeekBrasil.net

      • A piada era todas as siglas terem 3 letras…… 😉

        _____________________

        Muita Pimenta para sua vida!

        • Ah!, era é?
          desculpa então, eu acho…

          .
          GeekBrasil.net

        • mau.dias

          é que faltou ATI pra completar a piada..

          ficou aquele ar de.. sei lá, vazio…

          ———————————–

          ó, assinei

          =D

  • Rafael M.

    O que está acontecendo é mais do que merecido.

    Eu admirava a AMD pela sua engenhosidade: Arquitetura Quantispeed (mais conhecida como K7) 30~35% superior em desempenho à Netburst (Pentium 4 e etc), os K8 com controlador de memória integrado e um canal independente de comunicação (Hyper Transport), tudo estava ok, até o momento que ela lançou aquele “whitepaper” satirizando a Intel, depois o site em que ela ofendia a Intel em servidores, chegando até o ponto do famoso e-mail que ela enviou a seus fornecedores pedindo pra que eles DESVALORIZASSEM a marca Intel. Definitivamente, a AMD perdeu a noção de tudo e seu CEO, Hector Ruiz contribui ainda mais para seu estado atual, aumentando seu salário e comprando a ATI quando a AMD deveria direcionar seu caixa e engenharia para uma resposta ao Core 2, o que não foi feito até hoje. Aliás, ela mentiu quando disse que o Phenom X4 teria 30% a mais de desempenho e 30% a menos de consumo comparando com um Core 2 Quad de mesmo clock. O que todos vimos até agora foi o oposto: 30% a MENOS de desempenho e 30% a MAIS de consumo.

    Com toda essa molecagem, toda essa criancice, ela tem que agradecer por estar em pé ainda. Acionistas não perdoam mentiras, e o que está acontecendo é apenas um reflexo disso. Hoje, AMD e ATI valem JUNTAS, menos do que a ATI sozinha valia antes de sua aquisição, sendo que na época a AMD era bem maior do que ela… 🙁

  • Rafael Vasconcelos

    Isso me preocupa, isso realmente me preocupa.

    ————————————————————–
    Conhecimento vem de fora, inteligência vem de dentro.

    • Paulim

      idem…

      não quero pagar uma pequena fortuna no meu próximo computador por causa dum (nada bem vindo) monopólio na industria de processadores.

  • luctimm

    A AMD não tinha estratégia a longo prazo. Ela lançou uma sequência de bons produtos e colocou a Intel no chinelinho, eu realmente acreditei (por alguns meses) que a Intel tinha perdido as idéias e que a AMD seria uma empresa “jovial” com produtos inovadores.

    Mas aí veio o Core 2 Duo, que realmente deixou a AMD sem rumo. E pra mim, o GNU/HURD e o Phenon Barcelona são lenda urbana de TI, e não sairão nunca. Se um dia sairem, estarão tão defasados tecnologicamente que só fanboys vão usar e/ou comprar.

    • Exatamente meu ponto de vista, a AMD está sem dinheiro para investir em desenvolvimento enquanto a Intel tem de sobra.

      _____________________

      Muita Pimenta para sua vida!

      • luctimm

        Mexendo nuns papéis, encontrei um artigo que escrevi uma vez e nunca publiquei, chamado “A Intel ficou pra trás”. Era bem no auge do Athlon 64 939 (quando comprei o meu), onde a Intel parecia uma orca encalhada na costa, sem idéias nem produtos. É incrível o quanto tem empresas que deixam o sucesso subirem a cabeça e perdem a noção das coisas. Assim como também é incrível que uma gigante leve uma rasteira, levanta, se reanima e passa a frente de quem a derrubou de novo.

    • Panorama

      Existe uma supervalorização dos novos lançamentos da Intel. Eu não ficaria tão surpreso com uma rápida recuperação da AMD…

      http://www.panoramainternacional.com

    • marcospmr

      Se o Phenon Barcelona é lenda de TI, o que seria o Phenon Montreal de 8 núcleos?

      ahuahuaHuahauHAahuHUA

  • Zmaster

    Como aparenta que a AMD não vai ter fôlego por muito tempo, resta esperarmos uma nova empresa para concorrer ou sucumbir ao monopólio Intel.

    E sem esquecermos que a Intel esta prestes a entrar no mercado de Chips gráficos, ou seja, fica esperta Nvidia.

    ———————————–
    ” PENSO, LOGO DESISTO “

  • Panorama

    Ainda assim, eu confio na recuperação deles.

    http://www.panoramainternacional.com

  • Joao Lima

    Sem a pressao da AMD ja esta acontecendo o que eu mais temia, que a Intel ia diminuir o ritmo de lancamentos
    na verdade so ta requentando o core, que ja é um requentamento de outro processador, que tabem foi baseado num mais antigo e assim sucesivamente. :O

    Sei la fora a controladora integrada e 64 bits , nada mudou
    praticamente fazemos as mesmas coisas de 2000, estou triste acho q nao vamos ter octo core rapido sem nao existir mto concorrencia.

    • Mas quando ela mudou tudo no P4 não fez sucesso, as vezes é melhor continuar com o Arroz com Feijão que da certo.

      _____________________

      Muita Pimenta para sua vida!

    • Panorama

      Concordo, João
      Eles estão dimunuindo o ritmo, e nós consumidores somos prejudicados…. Sem concorrência, o consumidor passa a ser tratado como lixo…

      http://www.panoramainternacional.com

  • p4ul0

    Eu não acredito que a AMD vá completamente à falência, pois há sempre a possibilidade de reduzir ao máximo o custo de seus processadores (mesmo que seja utilizando um tecnologia mais antiga) aumentando o volume de vendas (sempre tem gente disposta a pagar por um produto não tão sofisticado, mas que resolva as suas necessidades), além disso fazer acordos com fabricantes chineses, tipo aqueles que montam computadores “genéricos”, é sempre uma boa tática para desovar processadores.

    >> ADORO SHREK!!!!!!!!

  • A AMD ir mal das pernas é péssimo para o consumidor. A Intel já abusa, imagina dominando sozinha. Sem contar lógico que desenvolvimento tecnológico só existe com concorrência ou com guerra.

    Mas eu sou otimista (se é que meu pensamento é positivo =D), o que se viu nesses meses é que uma quantidade assustadora de empresas norte americanas fecharam com prejuízos absurdos, de 5,8 ate mais de 10 bilhões, tanto que o povo lá ta todo com o cuzcuz na mão temendo uma recessão. Por esse lado pode até se considerar uma queda “normal”.

    em_Face

  • Eu penso que a Intel vai comprar a AMD um dia e o mundo PC vai virar uma b****, sem concorrência, preços nas alturas e desenvolvimento de novos produtos num ritmo bem devagar. Por isso eu faço a minha parte e só compro AMD.

    Esta linha que você está lendo é minha assinatura.

  • Bora comprar ações AMD, que AMD é FODA!

    Eu ja vi isso acontecer antes.

    • marcospmr

      Quem aí acredita que a IBM e a Toshiba podem dar uma gás a AMD?

      Se não financeiramente, pelo menos com as pesquisas que estão fazendo.

  • xtreme

    mais coerente a Samsung comprar a AMD

    comprar ações da AMD é uma ótima…

    tem muito fanboy comedor de cogumelos alucinógenos sabor Intel / AMD.

    a Toshiba tomou uma da Sony e vai comprar nada..rsrsrs

    o Bush quebrou os EUA agora vamos as compras…uahahaha

  • Se a Samsung comprar a AMD vou ficar com um problema, eu amo produtos Intel e amo produtos samsung, OMFG o que eu farei….

    _____________________

    Muita Pimenta para sua vida!

    • marcospmr

      Também adoro a Samsung, menos os HDs, nunca dei sorte.

      Semana passada comprei um de 250gb para dar mais uma chance.

      Testei, badblock no setor de inicialização.

      Troquei por Seagate. :/

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis