Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Play tem interface totalmente reformulada

Google Play tem interface totalmente reformulada

Na clara tentativa de padronizar a experiência do usuário Android, a Google liberou a nova interface web da Google Play, a lojinha de aplicativos da gigante das buscas.

11 anos atrás

google_play_nova_interface_home

Na calada da noite, o Google liberou a nova interface da Google Play, a lojinha de aplicativos da gigante das buscas. Com cores mais vibrantes e imagens gigantes, a nova interface ficou muito mais parecida com a disponível para celulares com Android, uma clara tentativa de padronizar a experiência do usuário.

No menu, localizado no canto superior esquerdo, o usuário pode navegar entre as opções Aplicativos, Filmes e Livros, além de poder acessar facilmente a sua “lista de desejos”. Ao acessar a listagem de aplicativos, seja os já comprados ou frutos de uma pesquisa, o usuário se depara com imagens enormes e poucos detalhes sobre os aplicativos.

Um ponto negativo é que, agora, não há mais uma listagem dos apps “comprados” e não instalados separada da dos instalados. Aparece tudo junto e misturado em uma só listagem. Como eu sempre excluo, da minha conta, os apps que não uso mais, não tenho problema. Mas, certamente, isso será um problemão para os usuários que nunca excluem apps de suas contas.

google_play_nova_interface_lista_apps

A nova página de detalhes dos aplicativos está irreconhecível. Totalmente arejada, as informações não ficam mais separadas por guias (ou “abas”, chame como quiser), mas muito bem divididas verticalmente. No topo, o usuário tem acesso às principais informações sobre o aplicativo, como nome, desenvolvedor, data da atualização e número de reviews.

Logo abaixo, estão as capturas de tela e vídeos demonstrativos da aplicação, seguidos pela descrição, review dos usuários e as informações adicionais. Mais abaixo, há os aplicativos similares e outros apps do mesmo desenvolvedor.

google_play_nova_interface_detalhes_apps

Se você gostou do que viu, muito provavelmente deve ter criado uma grande expectativa quanto ao sistema de pesquisa interno da lojinha. Afinal, se ela ganhou toda uma reformulação, a pesquisa também deve ter sido melhorada, certo? Engano seu, caro leitor. Ele continua exibindo resultados toscos, fazendo com que eu me pergunte se, de fato, a lojinha é da mesma empresa que criou o maior buscador do mundo. A menos, é claro, que “Candy Crush Saga”, “TuneIn Radio”, “AVG” e “Asphalt 7: Heat” tenham tudo a ver com Twitter. Neste caso, desculpaê, Google!

google_play_nova_interface_pesquisa_furada

De uma maneira geral, a nova lojinha me agradou muito. As únicas duas coisas que me incomodaram foram o tamanho dos ícones (exageradamente exagerados) e a titica do sistema de pesquisa. Sobre os ícones, provavelmente é apenas uma questão de costume (demorei um pouco a me acostumar com a lojinha no Android). Já sobre o sistema de pesquisa, só resta esperar que o Google compre a Play Store e… oh wait! 😉

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários