Que tal brincar de supercondutividade com uma fita de Möbius?

gogoni-supercondutor

Uma curta aula de física: existem alguns materiais que, se resfriados até uma certa temperatura, atingem o estado de supercondutividade, que é quando a resistência elétrica é igual a zero. Com isso os elétrons podem se deslocar pelo material sem qualquer tipo de resistência, o que permite transmitir grandes quantidades de energia sem perda na forma de calor.

Entretanto há também a ocorrência de um fenômeno muito legal, chamado de Efeito Meissner, que determina que os campos magnéticos atuantes no material são expulsos durante a transição para o estado de supercondutividade, não sendo mais capazes de atuar sobre ele. O material cria uma espécie de resistência dentro do campo magnético, mesmo que sua posição seja alterada.Coloque o supercondutor próximo de um campo magnético e ele irá flutuar, pois o campo o puxo para si, mas o material se estabiliza. Da mesma forma se o colocar de ponta-cabeça: ele permanecerá estável.

Aqui começa a brincadeira: já vimos experimentos de supercondutividade envolvendo pistas de autoramas flutuantes, entretanto Andy Marmery, técnico do Royal Institution of Great Britain (um dos institutos de pesquisa mais antigos do mundo) demonstrou um experimento onde ao invés de uma pista magnética comum, ele utilizou uma fita de Möbius com 2 mil imãs. Ela é uma forma que foi descoberta independentemente por August Ferdinang Möbius e Johann Benedict Listing, e foi demonstrada pela primeira vez em 1858. Entretanto como ambos eram alunos de Gauss, o mais provável é que o grande matemático a estudasse a mais tempo.

A fita de Möbius é uma forma um tanto intrigante porque ela só possui apenas um lado e uma fronteira. Para se obter uma basta pegar uma tira de papel, torcer uma das pontas e colar as extremidades. Se você desenhar uma linha nela você chegará ao ponto onde começou após percorrer ambas as “faces”, e a linha terá o comprimento das faces somadas. Andy anexou um disco de óxido de Cobre Bário Ítrio a um compartimento com nitrogênio líquido, para que o supercondutor ficasse frio por mais tempo. Ao ser colocado na fita de Möbius magnética ele deslizou indefinidamente, criando a ilusão que ele muda de plano mas ele está correndo no único lado da fita. 🙂

Veja o vídeo e fique você também com vontade de ter um desses em casa:

Fonte: Bad Astronomy.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Felipe Fritzen

    Muito fera isso!

  • Mateus Azevedo

    Fiquei aqui viajando vendo esse treco uns bons minutos!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja