Atlas, o novo robô da Cyberdyne, digo, Boston Dynamics

Terminator

Ontem a DARPA apresentou ao público o Atlas, um robô de 1,83 m de altura e 150 kg, desenvolvido pela Boston Dynamics. Ao contrário da aparência, sua função é ajudar em desastres.

Por precaução, no entanto, eu não colocaria uma .12 na mão dessa belezinha.

Atlas

Crédito da imagem: DARPA, Boston Dynamics

O Atlas é projetado para caminhar e carregar coisas, mas também enfrenta terreno acidentado e é capaz até de pequenas escaladas utilizando mãos e pés. Suas mãos são sensíveis e articuladas, permitindo o uso de ferramentas projetadas para humanos.

A cabeça dispõe de câmeras estéreo e um telêmetro (dispositivo que mede distâncias em tempo real). A alimentação é externa, o que é uma certa fraqueza, apesar de nos dar mais tranquilidade quando começar o levante das máquinas.

A DARPA Robotics Challenge, ou Desfio de Robótica da DARPA, visa desenvolver máquinas que possam lidar com calamidades e ambientes perigosos, como acidentes em usinas nucleares.

As sete equipes participantes do desafio atual vão receber um Atlas e terão até dezembro para programá-lo. Os desafios incluem fazê-lo dirigir um utilitário, caminhar em terreno irregular, atravessar uma parede, fechar uma válvula e remover detritos.

O vídeo abaixo mostra o robô em ação, comparando-o inclusive com seu antecessor Petman.

Fonte: CNet

Relacionados: , , ,

Autor: j. noronha

Blogueiro em tempo integral e gênio nas horas vagas.

Compartilhar