Meio Bit » Arquivo » Mobile » Lendo com os ouvidos

Lendo com os ouvidos

Uma análise do recurso de Síntese de Voz no Android.

11 anos atrás

O recurso síntese de voz (TTS ou Text-to-Speech) não chega a ser novo, mas é impressionante a quantidade de pessoas que ignora completamente a sua utilidade.  Este, que a primeira vista pode parecer só um recurso de acessibilidade para deficientes visuais, pode ser usado também por pessoas normais, pois nem sempre é possível ficar manuseando o computador ou o celular para ler os feeds ou e-books. As vozes e os sintetizadores de voz melhoraram muito nos últimos tempos e o som, que continua sim um pouco robótico, já não incomoda tanto pois a voz tenta simular a entonação da leitura de acordo com a pontuação, por exemplo aumentando ou diminuindo o pitch no começo e no final da sentença.

Eu o uso principalmente no celular para “ler” e-books enquanto faço outras atividades como caminhar, dirigir ou até mesmo preparar o almoço. E funciona. No último mês eu “li” os três volumes da série Millenium dessa forma. Humm, eu fico escrevendo ler entre parênteses, puro preconceito meu, o nível de retenção das informações é igual, senão maior que a leitura propriamente dita. Então, temos esse recurso lindo e maravilhoso, como vamos usá-lo a nosso favor e diminuir a pilha de livros virtuais a serem consumidos? Como sou usuário Android (mordam-se macfags), vou me basear nele, mas os recursos e provavelmente até os programas podem ser os mesmos para outras plataformas.

Tela de configuração do Android, do SVOX Classic e  do download do pacote de voz em português.

Tela de configuração do Android, do SVOX Classic e do download do pacote de voz em português.

Primeiro vamos entender como o Android lida com esse tipo de recurso. No nível mais baixo do sistema, temos a API que processa a requisição do sintetizador. Você pode ver estas configurações no menu Configurações → Idioma e entrada → Conversão de texto em voz. Lá devemos encontrar o Mecanismo de Leitura de Texto padrão do Android, que infelizmente não suporta português.

Moon+ Reader Pro e os recursos da integração com o TTS.

Moon+ Reader Pro e os recursos da integração com o TTS.

Para nossa sorte, estamos falando do Android (morra Windows Phone), então existe um app para isso, o SVOX Classic Text To Speech Engine. A engine do sintetizador é gratuito e você pode testar os pacotes de voz por trinta dias, depois terá que desembolsar R$ 6,00 (troco de pinga) para comprar a voz da maravilhosa Luciana Vendramini (as you wish). Depois é só selecionar o SVOX como sintetizador padrão nas configurações, ele inclusive passa a atuar como o sintetizador padrão para todo o sistema, o que é muito bom por si só.

Por último, mas não menos importante, precisamos do leitor de e-books com suporte a saída para voz. Existem vários na Play Store, inclusive gratuitos, mas o melhor que encontrei é o Moon+ Reader Pro que custa R$ 10,00 (mais uma vez, troco de pinga). O software é muito bom, tem suporte para sincronização via Dropbox, configurações completas de exibição e uma skin visual bem bacana.

Um recurso importante a configurar nele é a divisão de conteúdo, ou seja, até onde o sintetizador carrega o texto para falar. Eu deixo o ponto final configurado, para ficar mais fácil de encontrar o ponto de parada. O SVOX ainda permite mudar o volume e a velocidade de leitura, no vídeo abaixo vocês tem um exemplo. Na minha experiência, dá pra usar normalmente até a velocidade dezessete, depois disso, só o Lucas Radaelli vai conseguir entender.

http://www.youtube.com/watch?v=zaDSl-UCZho

Pode-se usar tranquilamente até a velocidade quinze.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários