Meio Bit » Arquivo » Internet » Primeiras impressões sobre o Wikia Search

Primeiras impressões sobre o Wikia Search

16 anos atrás

Não faz muito tempo publiquei aqui no Meio Bit um artigo dando conta que o fundador da Wikipedia iria lançar site de buscas. Eu mesmo me assumi bastante cético com relação a um buscador que pudesse desbancar o todo-poderoso Google, mas admito também que estava bastante curioso por poder pôr as mãos no novo buscador, para poder sentir a relevância dos resultados para mim, e, claro, comparar com os resultados do Google.

Para começo de conversa, eu resolvi buscar pelo meu próprio nome no Wikia Search (link direto). Juro que eu esperava que o meu blog, hospedado em meu próprio domínio, aparecesse em primeiro lugar. Pelo menos no Google (link direto) aparecem os meus sites em primeiro lugar, inclusive um site antiqüíssimo dos tempos em que eu só "programava na Internet" em HTML. Na verdade, a decepção com o Wikia Search foi tão grande que quase não dá pra falar: apenas quatro resultados com meu nome, sendo um o Meio Bit, outro um trackback que fiz para um site de um plugin para WordPress, e dois de artigos de clientes meus falando de minha empresa de hospedagem.

Resolvi então tentar uma outra busca: "como fritar um ovo" (compare os resultados no Google e no Wikia Search), que é uma consulta que costuma atrair bastante leitores para meu blog. Novamente os resultados foram diferentes entre os dois sistemas, embora dessa vez mais úteis na Wikia Search do que os do primeiro teste. Aqui deu para ver a lentidão do crawler: um dos resultados apresentados era para a página inicial de um blog que leio sempre, e a versão em cache era da home de onze dias atrás.

Independente dos resultados (que é o que realmente me interessa em um site de buscas) devo dizer que as frescuras em Ajax que o Wikia Search emprega não me agradam. Além de ser uma página de resultados feia, parece-me que a utilização de Ajax nelas foi um pouco de "forçar a barra".

Um ponto de certa forma positivo foi o recurso de "explain" para cada resultado: eles indicam um índice que me pareceu ser de relevância para cada resultado mostrado, e ao clicar nesse índice o sistema exibe uma listagem com os critérios e variáveis utilizados para o cálculo do mesmo.

Eu disse "de certa forma positivo" porque a partir desta informação, tanto quanto pedimos para ver a página em cache no sistema, podemos ver que o Wikia Search está intimamente ligado ao projeto Nutch, embora eu não tenha visto os créditos a este projeto em nenhum momento do meu teste. Ora, o Nutch já está há bem mais tempo cumprindo o papel de "alternativa aos oligopólios das buscas", e se alguma informação provida pelo Nutch está servindo para melhorar os resultados do Wikia Search, seria no mínimo bacana se os créditos aos autores dos esforços aparecessem com algum destaque.

O próprio sistema está em "alfa" (anterior ao beta, estágio de testes, nada a ver com estados mentais até onde eu sei), e os criadores reconhecem que precisam de tempo para darem credibilidade, flexibilidade e confiabilidade ao buscador. Contudo, causa-me estranheza que este traga resultados previamente indexados pelo Nutch, sendo que em momento algum ficou clara para mim a parceria entre os dois sites.

E você, o que achou do Wikia Search? Os comentários são seus, fique à vontade.

relacionados


Comentários