Meio Bit » Arquivo » Internet » Perdemos Douglas Engelbart, um dos criadores do mouse e pioneiro da computação

Perdemos Douglas Engelbart, um dos criadores do mouse e pioneiro da computação

Douglas Engelbart, pioneiro da computação e um dos responsáveis pela criação do primeiro mouse, faleceu na última terça-feira, 2 de julho, aos 88 anos.

11 anos atrás

Crédito da imagem: reprodução.

Crédito da imagem: reprodução.

Douglas Engelbart, pioneiro da computação e um dos responsáveis pela criação do primeiro mouse, faleceu na última terça-feira, 2 de julho, aos 88 anos.

A morte foi confirmada por sua filha Christina Engelbart através da lista de email "Pessoas Interessantes", mantida pelo professor de ciência da computação Dave Farber, da Carnegie Mellon:

Estou muito sentida ao informar que meu pai faleceu calmamente em casa enquanto dormia durante a noite passada. Sua saúde vinha enfraquecendo ultimamente, e piorou durante o final-de-semana.

Ele foi um dos envolvidos no desenvolvimento da ARPANET, que veio a dar origem a atual internet. Em 1968 apresentou a "mãe de todas as demonstrações" no Instituto de Pesquisas de Stanford (SRI), em Menlo Park, na Califórnia. Ali já se via o ancestral do mouse que você está acostumado a utilizar, em uma estação de trabalho batizada de NLS.

NLS

Estação de trabalho NLS. Crédido da imagem: Computer History Museum.

Esse trabalho, considerado seu mais importante, começou em 1959, quando desenvolveu tecnologias-chave que são utilizadas até hoje, incluindo o hipertexto (os links que utilizamos até hoje), a tela compartilhada, múltiplas janelas e video-conferência.

O vídeo abaixo mostra a famosa apresentação. A parte boa começa aos 4:45 e é impressionante ver o cursor em uma tela preto e branco anos antes da existência até mesmo do DOS.

Fonte: AllThingsD.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários