Digital Drops Blog de Brinquedo

Google lança página para tirar dúvidas sobre o Google Glass

Por em 3 de julho de 2013
emComputação móvel relacionados  
Mais textos de:

Site | Twitter
  • http://twitter.com/marcuspessoa Marcus Pessoa

    Ou seja, não dá pra identificar se está filmando.

    Invasão de privacidade intolerável.

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      Burcas. Próxima questão?

      • http://twitter.com/marcuspessoa Marcus Pessoa

        Que ótimo argumento, parabéns.

        • http://ceticismo.net/ Pryderi

          Prestenção: não existe privacidade. Vc recebe telefonema de bancos, faz compra online, recebe spam, o tosquinho de ensino médio que mexe nos computadores da Receita sabe sua vida financeira, tem cartão de crédito, logo sabem o que vc comprou ou deixou de comprar, tem cadastro em vários sites etc. Tem Facebook? Ótimo, vc deu mais informações. Se eu analisar o que vc posta lá, o que compartilha, suas fotos etc, terei um perfil seu e poderei usar isso em uma campanha de marketing. O Google sabe o que vc pesquisa, os vídeos que vê, os assuntos que lhe interessam, tem cópias do seu Gmail etc.

          Quer privacidade? Compre um camelo e faça passeios no Saara (o deserto, e não o complexo de lojas do Rio de Janeiro). Queriam um mundo globalizado, online 24/7? Só lamento, este é o preço a pagar pelo avanço da tecnologia de informação. Eu não preciso de Google Glass para filmar qualquer um na rua. Microcâmeras já existem desde o milênio passado que nem o sapatofone do Maxwell Smart (sim, a CIA realmente mandou fazer um treco daqueles, pois acharam o máximo!). No Japão, fotos de calcinhas são um problema tão sério que há divisões da polícia destinadas a combater isso. Não foi por causa do Glass. Que tal se banirmos tudo isso? Show, né? prepare o bolso para todas as fichas de telefone, com alguém atrás de orelha esticada para ouvir sua conversa “privativa”.

          O próprio Cardoso já disse uma vez: o Big Brother somos nós mesmos.

          Se vc adora tanto a privacidade, por que escreveu seu próprio nome e colocou uma foto sua no avatar? Vai trocar? Não importa, os mantenedores do site sabem seu e-mail e IP.

          O C@T escreveu uma vez que só damos valor à privacidade porque nascemos com este conceito. Com o tempo isto irá se perder. Vá no twitter e na barra de busca escreva “anota o meu celular”. Pronto, zilhões de números.

          Se vc fosse uma mulher afegã, vc andaria sempre de burca, não teria cartão de crédito, celular nem nada. Mal andaria na rua. Com isso, estaria livre de qualquer invasão da sua privacidade.

          Esta argumentação ficou boa para o gosto de V. Sª? Que beleza. Posta agora seu contraargumento e não “mimimi minha privada, digo privacidade foi violada”

          • http://twitter.com/marcuspessoa Marcus Pessoa

            Você perdeu esse tempo todo pra escrever coisas que o Cardoso já tinha dito aqui em outros posts? Não precisava, eu sou leitor do site e conheço esse argumentos.

            Que se resumem a: “se o estupro é inevitável, relaxe e goze”.

          • http://ceticismo.net/ Pryderi

            Se é leitor antigo, por que o “mimimi, minha privacidadezinha querida que os anos não trazem mais”?

            Sua comparação é idiota em termos humanos, pois estupros são evitáveis e não são necessários, por vias de favores ou mesmo por serviços prestados por profissionais e bonecas infláveis. Nas demais espécies animais, sim, e a transmissão de genes é feita dessa forma com maior frequência do que vc imagina. Agora, tirar uma foto sua na rua e lhe estuprar são duas um pouco diferente, pois não?

            Aliás, é exatamente por causa de estupros que sociedades tribais adquiriram a cultura de cobrir a mulher dos pés à cabeça. Portanto, vc quis refutar meu primeiro comentário em resposta a você, mas acabou justificando-o. Nice job, kiddo!

          • http://twitter.com/marcuspessoa Marcus Pessoa

            Invasão de privacidade também é evitável e não é necessária, mas você acha que é.

          • http://ceticismo.net/ Pryderi

            Se o coitadinho aí tivesse LIDO meu comentário (como as postagens do Cardoso que o senhorito alegou ter lido antes), teria visto que privacidade é apenas um conceito. E conceitos não existem no mundo real. Grow up, kiddo. Vc tem twitter. Basta eu te seguir e saberei muita coisa ao seu respeito. Tente impedir as pessoas disso sem deletar nenhuma de suas contas.

            E sim, invasão de privacidade é necessária. Senão, não saberíamos de contas bancárias de políticos corruptos, não saberíamos quando traficantes de droga fazem suas transações, não saberíamos nem onde a esposa/marido passa as tardes, alegando que está na casa da mãe, mas esta disse que não, não estava lá. Sem invasão de privacidade, a Elisabeth I teria sido deposta e morta por Mary da Escócia. Esta é que foi executada. Por causa da “privacidade”, Aldrich Ames vendeu segredos dos norte-americanos para os russos por muito tempo, enquanto o FBI implorava para prenderem o cara.

            Quando vc passar por um pardal, dá tchauzinho pra câmera. Se for multado por excesso de velocidade, reclame da falta de privacidade, já que câmeras o filmaram. Claro que o juiz rirá de você, mas a vida tem dessas coisas. O preço da liberdade é a eterna vigilância.

            Manda um abraço pro pessoal de Belém.

          • http://twitter.com/marcuspessoa Marcus Pessoa

            Você é sempre afetado desse jeito? Acha mesmo que esse tom falsamente professoral agrega algo aos seus argumentos? Sinto informar, mas isso é apenas brega.

            As informações que eu coloquei na internet, eu as coloquei por livre e espontânea vontade. Eu quis dizer a cidade onde eu moro, eu disse parte do meu nome e coloquei uma foto.

            Mas eu não permito que ninguém que está no mesmo ambiente que eu fique me filmando sem autorização.

            Você realmente não consegue perceber a diferença entre uma coisa e outra?

          • http://ceticismo.net/ Pryderi

            “Você é sempre afetado desse jeito? Acha mesmo que esse tom falsamente professoral agrega algo aos seus argumentos? Sinto informar, mas isso é apenas brega.”

            Mais brega é atacar o debatedor ao invés dos argumentos, os quais vc não refutou uma linha sequer. Só ficou grunhindo que estão roubando sua inocência, digo, privacidade.

            “As informações que eu coloquei na internet, eu as coloquei por livre e espontânea vontade.”

            Obrigado por provar que não existe privacidade. Se vc não quer que lhe filmem, fique em casa, com tudo trancado, enrolado num cobertor, debaixo da cama e com a luz apagada.

            “Mas eu não permito que ninguém que está no mesmo ambiente que eu fique me filmando sem autorização.”

            E vc acha que alguém que tem uma conta bancária de caixa 2 permite que a policia vá investigar? Sua permissão é inócua. Se quiserem lhe filmar, IRÃO. E vc vai proibir como?

            “Você realmente não consegue perceber a diferença entre uma coisa e outra?”

            Não importa a diferença. Meu argumento é que privacidade é um conceito apenas e não existe per se. Todos têm como acessar seus dados, vc querendo ou não (se o fazem, é outra história, as ferramentas estão lá, assim como a existência de facas dá a chance de qualquer um te matar na rua). Fim. Se vc não entendeu sobre o que estou falando, vá numa livraria e compre um livro de interpretação de textos. Mas pague em dinheiro, vá mascarado e disfarce a voz. Vc está sendo filmado, gravado e os dados do seu cartão de crédito (junto com a senha e dados pessoais) poderão ser copiados. Cuidado com o camarada atrás da cortina e não use saia no Japão. Pessoal lá adora fotografar por debaixo e não é por causa do google glass.

            Tenha filhos e respeite a privacidade deles, deixando-os fazer o que quiserem, sem prestar contas a você de nada.

          • http://twitter.com/marcuspessoa Marcus Pessoa

            Começou a picotar a mensagem alheia e fazer acusações idiotas. Eu sei como isso termina. Ou melhor, como não termina.

            Tenha uma boa noite. Você deve se sentir ótimo de sempre vencer as discussões da internet.

          • http://ceticismo.net/ Pryderi

            Eu venci a discussão quando o senhorito escreveu “Que ótimo argumento, parabéns.”, mostrando incapacidade de contraargumentar. Estou aqui trabalhando e me divertindo com gente incapaz de concatenar ideias. Espero ter-lhe ajudado a entender suas próprias fraquezas. Não, não precisa me agradecer. Faço isso por ser bom samaritano. ;)

            (quando alguém compara ser filmado na rua com um estupro, que mais resta senão o escárnio?)

            “TRE cassa mandato de prefeito, vice e 2 vereadores em Goiatuba, Goiás”

            Malditas violações de privacidade. Ninguém pediu permissão ao prefeito, vice e os 2 vereadores para serem investigados e terem suas ligações grampeadas nem serem filmados! Devem ter usado Google Glass. :D

          • Orador dos Mortos

            “E conceitos não existem no mundo real.” Esses metafísicos são um saco!

    • Celio Alves

      A única forma de preservar a privacidade hoje em dia é ficar trancado em casa com todos os aparelhos desligados das tomadas. Até mesmo o forno de microondas deve ser mantido longe delas! :-P

  • Alexandre Norberto

    Como não ficar ridículo Lembra dos primeiros celulares? o mico que dávamos em publico, cinemas, restaurantes e afins. Tudo é uma questão de popularização. conforme a tecnologia chega ao povo a coisa vai perdendo o Status. Já tive o prazer de ver a cara de certos “doutores” empresários e dondocas de sociedade quando um empregado deles puxa um smartphone igual ou melhor que o deles. Eu mesmo já fiz isso só para ver o a careta de “asco” dos burgueses (Ironia mode ON)

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      “Pô que ridículo. O cara sai na rua com uns trecos no ouvido ligados a um rádio para ouvir música o dia todo. Por que não ouve em casa?”

  • Helbert Pina

    Triste de quem olha pro Glass e acha ridículo. Ou falta visão (trocadilho grátis) ou é hipócrita que aceitaria um num piscar de olhos, se pudesse.
    Eu sou early adopter liso (Deus não dá asas a cobras), e estou ansioso pra comprar o meu! :)

    E pra quem tem problemas com o lance do video, honestamente: se você vê alguem tirando foto/filmando em um parque, restaurante, sei lá, você vai la reclamar com a pessoa que é invasão da sua privacidade? Saiu de casa, você já está em alguma câmera: segurança de shopping, avenidas, elevadores, etc… Acho besteira. ;)

    PS. Exceto no banheiro. Entrar no banheiro com o Glass vai ser complicado. :P

  • http://tecnicoinformaticagoiania.com/ Weslen

    Muito Interessante ta aí mais um passo para convergência dos meios de comunicação.

    Bom, não entendi muito mas poderá ser um ótimo banco de dados para o google, que até o momento sabe um pouco de tudo. Mas agora com milhões de pequenas câmaras por todo o planeta, será interessante saber um pouco mais sobre tudo. hehe bem crazy, por conexão 4G, será possível muita coisa, e isso é só o começo…

  • Guest

    Bom, não entendi muito mas será um ótimo banco de dados para o google, que até o momento sabe um pouco de tudo. Mas agora com milhões de pequenas câmaras por todo o planeta, será interessante adquirir de alguma forma essas informações. hehe bem crazy. por conexão 4G, será possível muita coisa, e isso é só o começo…