Microsoft e Intel trabalham juntas para evitar problemas de trackpads no Windows 8.1

windowstouchpad1_640_large_verge_medium_landscape

Você se lembra quando a Microsoft anunciou que os trackpads teriam reconhecimento de gestos no Windows 8, com alguns comandos pré-programados, mas personalizáveis? O Cardoso chegou a dizer que essa era a desculpa que faltava para abandonar o mouse. Menos em jogos FPS, claro. E fazia sentido, principalmente em desktops.

Acontece que a experiência não foi lá a mais agradável para muitos usuários. Não pelo conceito ou pela ideia, que estão mais que corretos. O problema é que os Trackpads/Synaptics Touchpads começaram a apresentar defeitos de hardware e software que incomodaram muita gente que migrou para o Windows 8. A ponto de fazer com que a Microsoft e a Intel criassem uma “força-tarefa” para não deixar que isso aconteça na próxima versão do sistema operacional.

HTD3101Z30000R01190001061631505 (1)

Trabalham juntos a Microsoft, Intel, Elan e Synaptics, buscando dar ao Windows 8.1 controle direto ao ponteiro, multi-touch e suporte de gestos em trackpads de forma precisa. Para usuários do Windows, isso significa que, enfim, estas interfaces sensíveis ao toque vão funcionar de uma forma muito parecida com os trackpads do OS X da Apple, com scroll mais suave e melhor suporte a pinch, zoom e navegação panorâmica.

O gerente principal dos projetos do Windows, James Clarke, fez menção a um “esforço de co-engenharia com a Intel“, que vai dar ao OS suporte ao que eles estão chamando de “Precision Touchpad“, uma tecnologia que, entre outras coisas, vai saber filtrar e entender quando os usuários tocaram acidentalmente o dispositivo, evitando assim comandos não intencionais.

Evidentemente esta é uma pesquisa em fase inicial, mas a Microsoft acredita que os primeiros laptops com estas melhorias chegarão ao mercado no final deste ano. A gente vai ficar ligado nestes lançamentos e, claro, manter vocês informados a respeito.

Fonte: Channel9 e The Verge.

Relacionados: , , , , , , ,
  • Keaton

    “Properties for Synaptics TouchPad V7.2 on PS/2 Port”
    PS/2? Isso ainda existe? o___o

    • Vinicius K.

      É só o protocolo usando no “mouse onboard” pra retro-compatibilidade.

  • qgustavor

    Quando o Windows 8 estava em beta eu sofria muito com os gestos que não funcionavam. Testei alguns computadores novos com ele e ao menos funcionam, mas é o que foi falado, há o que melhorar.
    Aliás, já foi falado muito em comentários que com o Windows 8 a tendência seria mais computadores com touchscreen, até o momento só encontrei dois (na minha pacata cidade).
    Porque ainda usa-se trackpad se há touch?

  • bramax

    E pensar que isso funciona maravilhosamente bem a tempos nos Macbooks…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja