Dica: Qual o melhor antivírus?

O laboratório alemão AV-Comparatives testou 17 soluções de antivírus e publicou os resultados. Concluí a leitura dos dois há pouco e a conclusão é que não existe uma única solução perfeita ou que atenda a todas as demandas.

Por exemplo, os programas com a maior taxa de acertos 99,00% ou mais estão também entre os mais lentos. O motivo é que eles usam combinações de tecnologias próprias com as de terceiros para realizar sua proteção sob demanda. O G DATA AntiVirus, por exemplo, possui taxa de acertos acima de 99% de vírus conhecidos e pegou todas as 12 amostras de vírus polimórficos, capazes de burlar a proteção dos programas. Ele usa ao mesmo tempo as engines do Kaspersky e Avast.

Outro programa que teve acertos acima de 99% foi o Avira Antivir e conseguiu também pegar 11/12 amostras de código alterado. Outros que pegaram 12/12 e tiveram altas taxas de acerto, entre 97% e 99% foram Kaspersky, F-Secure, Nod32 e Norton.

Mas os dados mudam de figura quando eles são submetidos a malware desconhecido. É claro que muitos deles liberam atualizações de hora em hora, como o Kaspersky, que diminui a ameaça consideravelmente. O que teve a maior taxa de acertos foi o Antivir, mas também teve uma alta taxa de falsos positivos. Já o Nod32 teve uma boa taxa de acertos e foi o único a ter zero de falsos positivos.

Recomendo a leitura completa dos dois relatórios: On-demand comparative e Retrospective/ProActive Test para tirar suas próprias conclusões. Posso adiantar que os dois únicos produtos a obter certificação Advanced+ em ambos foram Kaspersky  e Nod32.

Eu tenho usado o Kaspersky há 3 anos, sem arrependimento algum. A licença permite o uso em 3 computadores e uma amiga estava usando o AVG. Depois que foi instalado o Kaspersky, 9 pragas descobertas, limpeza total e nunca mais teve problemas de segurança, já que instalei a Internet Security e mandei o fraco firewall do Windows pra conta do Papa. Num teste recente, que também foi apontado pelo laboratório alemão, descobri que o Nod32 é mais rápido para a varredura sob demanda. Um amigo tem usado Nod32 e o consumo de memória parece ser mais baixo também. Ele não se arrepende nem um pouco de ter comprado a licença.

Dos programas gratuitos, eu ficaria longe do AVG e do Avast e ficaria com o Avira Antivir. E você? Quais as suas experiências com antivírus? Não vale dizer “use Gnu/Linux ou compre um Mac”. 😉

Fonte: AV-Comparatives

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples