Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Opinião: Benazir Bhutto, tiranos e o Mundo Digital

Opinião: Benazir Bhutto, tiranos e o Mundo Digital

16 anos atrás

Praça Tianamen, China, 5/6/1989 - Foto por Jeff Widener Fonte: Wikipedia. Usada sob o regime de Fair Use

A imagem icônica acima correu o mundo, em 1989, e é uma das poucas que temos do herói anônimo que enfrentou os tanques do Exército Vermelho, durante as manifestações pela Democracia, na Praça Tianamen, China. Ninguém sabe quem ele é, imagina-se que tenha sido executado. Nunca saberemos.

Hoje esse tipo de evento não seria mais possível. Cada movimento dos tanques seria seguido por celulares, câmeras, iPhones. Antes do sangue secar na primeira poça, blogs e sites de notícias estariam espalhando as (más) novas.

Agora mesmo no Paquistão o governo do ditador Musharraf está tentando minimizar a morte da Ex-Primeira Ministra Benazir Bhutto, com versões contraditórias, alegando uma hora que ela morreu por um tiro, depois no hospital, agora alegam que ela bateu com a cabeça durante a fuga. Politicamente é importante que ela não se torna uma mártir.

Como todo ditador absolutista, Musharraf acha que entende como o mundo funciona, acha mesmo que controla como esse mundo funciona. Infelizmente (para ele) o mundo não funciona por decreto, muito menos seguindo idéias retrógradas de líderes totalitários.

Enquanto o governo paquistanês insiste em teorias conspiratórias envolvendo a Al Qaeda, alavancas mágicas e similares (em breve culparão Lee Oswald, ou o Canceroso) o povo que estava lá portava a mais perigosa arma de todas: Ferramentas capazes de difundir informação.

No caso, celulares com câmeras. "pra quê um celular com câmera?" perguntam alguns.

Para desmascarar um governo mentiroso, mostrando para o mundo um sujeito com uma arma atirando na ex-Primeira-Ministra.



Isso me lembra um excelente comercial da Telecom Italia, com Mahatma Ghandi:



O vídeo da Benazir Bhutto nem de longe é pacífico e inspirador quanto o de Ghandi, mas é mais significativo. O da Telecom Italia é apenas uma esperança, já o do assassinato é prova viva de que tecnologia é importante SIM e funciona para corrigir injustiças e desmascarar tiranos.

relacionados


Comentários