Meio Bit » Arquivo » Software » Windows 8 finalmente ultrapassa Windows Vista, mas participação no mercado ainda é pequena

Windows 8 finalmente ultrapassa Windows Vista, mas participação no mercado ainda é pequena

11 anos atrás

E o Windows 8 finalmente conseguiu ultrapassar o Vista, tornando-se o terceiro sistema operacional em número de usuários mundo afora, segundo a Net Aplications. A fatia de mercado ainda é pequena, mas o crescimento continua desde que foi lançado em outubro do ano passado.

Estatísticas SOs

Crédito: Net Applications

No mês de junho, o Windows 8 arrematou 5,1 % de todo o tráfego na internet via desktops (ou computadores de mesa, em bom e velho português), finalmente ultrapassando o Windows Vista, que ficou com 4,62 % no mesmo período. O Windows 7 continua na liderança, com 44,37 %. Chama a atenção também que o decano Windows XP, que completa 12 anos de vida em outubro próximo, ainda detém 37,17 % do mercado.

O Windows 8 foi a virada de página da Microsoft, apostando todas as fichas no mercado de tablets. Algumas mudanças, como a eliminação do tradicional botão iniciar e a utilização de "blocos" ao invés da tradicional área de trabalho na tela inicial desagradaram muita gente, notadamente quem utiliza o sistema em desktop, onde não é possível utilizar o toque.

O destino é inexorável, no entanto, e os tablets estão aí para ficar, resta aos sistemas operacionais adaptarem-se a isso, caso não queiram cair no ostracismo.

O Windows 8 é rápido, bem mais do que seu antecessor imediato, e em todos esses anos nessa indústria vital é a primeira vez que vimos uma versão do Internet Explorer que funciona.

Ainda há barreiras impedindo uma adoção maior, como periféricos e programas que ainda não dispõe de drivers para Windows 8. Eu mesmo tenho uma licença empoeirando aqui na gaveta, já que alguns programas que não abro mão pela produtividade que me trazem simplesmente não rodam no sistema.

E você leitor, qual sistema operacional está utilizando?

Fonte: CNet

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários