Meio Bit » Arquivo » Internet » Spicebird: o clone do Outlook baseado no Mozilla com recursos de colaboração

Spicebird: o clone do Outlook baseado no Mozilla com recursos de colaboração

16 anos atrás

Talvez quem me leia apenas pelo Meio Bit não saiba que sou entusiasta do Software Livre e do "Open Source" como alternativas viáveis (e presentes, reais) ao software proprietário. Não sou radical de defender nem uma nem outra tendência como sendo panacéia digital, mas sei muito bem que há casos em que o uso de software livre pode implicar uma redução de custos substancial para um projeto de informatização.

Fiquei bastante empolgado ao ler sobre o novo programa que uma empresa chamada Synovel está escrevendo, baseado no código do Mozilla Thunderbird: trata-se do Spicebird, que promete ser bem mais que uma distribuição do Thunderbird com alguma extensão de calendário integrada. O Spicebird, ao invés, é um projeto open-source novinho em folha que permite que usuários colaborem uns com os outros.

Além do cliente de e-mail, o Spicebird possibilita o envio de mensagens instantâneas usando o protocolo Jabber, o compartilhamento de agendas, a leitura de newsgroups (via NNTP), inscrição em feeds RSS, bem como a postagem de artigos em blogs.

Todos esses recursos são projetados para trabalhar juntos. Por exemplo, se o usuário recebe um e-mail com uma data no texto, o Spicebird automaticamente pergunta se deve criar um evento na agenda, o que pode ser feito com um único clique.

Uma versão "alfa" deve ser liberada para download em breve, mas a Synovel divulgou um web demo para acalmar a ansiedade dos mais curiosos. A versão atual, que aparece no demo (que eu não tive saco para assistir até o fim) é a 0.3, mas ao que parece só lá pela 0.7 o programa estará suficientemente usável a ponto de fazer diferença.

A idéia é ótima, para quem gosta de rodar os programas em seu próprio computador. Recentemente eu próprio voltei a sentir o gostinho de ter os e-mails baixados no Thunderbird ao invés de ler online no GMail, quando fui visitar meus pais num feriadão. Mas acho que um leitor de notícias offline vai ter de ser muito bom para desbancar o Google Reader, e fico pensando como eles tencionam fazer um cliente para blogs melhor que o Zoundry (ou o meu favorito, o ainda alfa Zoundry Raven).

Via: Download Squad

relacionados


Comentários