Facebook testando salas de bate-papo: oi, quer tc?

Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg em evento do Facebook. Crédito: James Martin/CNET

Mark Zuckerberg está tentando reviver a época em que você teclava com a gatinha_18, que na verdade era um caminhoneiro chamado Damião, nas então populares salas de bate-papo.

A ideia é que qualquer usuário do Facebook possa criar uma sala clicando em “Host Chat”, ou “Hospedar Bate-papo”, direto de sua página inicial. A partir dali, seus amigos podem entrar na sala para conversar, sem necessidade de convite.

Qualquer semelhança com o Google Hangout não é mera coincidência, mas por enquanto há suporte apenas para texto. Não se sabe ainda o que será acrescentado até o lançamento.

Se parece muito com o serviço de Grupos do Facebook, só que de forma simplificada. A ideia por trás parece ser manter o usuário mais tempo conectado ao site, principalmente em uma época em que é cada vez mais utilizado via mobile.

Falando em mobile, o bate-papo serviria também para levar mais usuários para o Facebook Messenger, o app multiplataforma que anda sofrendo com a concorrência de serviços cada vez mais populares como o WhatsApp, para citar apenas um que é bem conhecido no Brasil.

Em notícias relacionadas, essa semana uma startup financiada pelos criadores do Twitter lançou o Potluck, outra versão revista e ampliada do bom e velho bate-papo do UOL.

A princípio tudo me pareceu um caso sério de nada se cria, mas me dei conta de que há toda uma geração que nunca soube o que é conversar com estranhos online, e esse é o público-alvo inicial desses serviços, a garotada que cresceu com um computador dentro de casa, mas falando sempre apenas com amigos.

Diferentemente do Facebook, no Potluck você pode conversar com os amigos dos amigos, em um simulacro dos bons e velhos tempos do bate-papo anônimo com desconhecidos.

Fonte: CNet

Relacionados: ,

Autor: j. noronha

Blogueiro em tempo integral e gênio nas horas vagas.

Compartilhar
  • Nessa época de acesso tremendo à informação, me impressiono duas vezes com algumas startups: a primeira com a aparente inutilidade de um produto, e a segunda quando vendem esse produto por milhões… Aí, a falta de visão é minha. Um dia chego lá e consigo pensar igual a esses caras! Hehehe.

  • Felipe Lima ®

    Porrr Mark, vc ja tinha este servico, que era o chat do Grupos. Era só habilitar novamente!

  • darkus

    Adoraria ver o ressurgimento de algo parecido com o bom e velho IRC.

    • True Story

      Eu uso até hoje

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja