Meio Bit » Arquivo » Fotografia » TVs de Alta Definição podem exigir conhecimentos técnicos para instalação

TVs de Alta Definição podem exigir conhecimentos técnicos para instalação

16 anos atrás

O USA Today está com uma matéria onde discute a necessidade de conhecimento específico para configurar e instalar TVs de Alta Definição.

Antigamente os videogames, videocassetes, etc, eram todos ligados via RF, no mesmo conector da antena externa. Hoje o painel das TVs vem com entradas E saídas, vários padrões (720p, 1080i, 1080p), Dolby 5.1, Dolby 6.1,HDMI, SCART, RTS, THX, etc, etc.

Uma pesquisa mostrou que metade dos donos de HDTV não haviam configurado os equipamentos para exibir sinais em alta definição. Se prestarmos atenção veremos que dos três padrões de conector de vídeo disponíveis em massa no Brasil, o vídeo composto, S-VHS e Vídeo Componente, somente o primeiro é amplamente usado.

Já vi muitos casos onde tanto o DVD Player quanto a TV aceitavam Vídeo Componente, mas os usuários nunca tinham se interessado, mantinham o nojento vídeo composto como única conexão.

Sem exagerar, já vi casos onde o cabo de áudio não era estéreo, conectavam apenas um dos canais, porque "sempre fiz assim, pra quê mudar?".

Quando alguém da Geração Atari olha a interface de um PS3 ou um XBOX360, mesmo sabendo usar, ainda se assusta. O que a Apple promete hoje, o "it just works" era o que tínhamos no tempo do Atari, do Odissey, do Playstation.

Dada a idiotização da humanidade, quando um grill elétrico vem com uma etiqueta "náo submergir em água", acho que essa tecnologia toda só vai atrapalhar a vida das salsinhas. Eu acho ridículo alguém pagar para instalarem uma TV ou um Home Theater, mas essa JÁ É uma realidade.

Essa não seria a anti-inclusão digital? Quando os fabricantes decidiram que uma televisão deveria ser algo difícil demais para se tirar da caixa, ligar e sair assistindo?

O próprio iPhone, o máximo do "just works", que crianças de colo e animais domésticos conseguem usar, exige que você tenha um computador, para habilitá-lo.

Portanto, um dos requisitos do "just works" é que você saiba utilizar um computador, instalar programas, ter conexão internet. Isso é uma evolução? Nos anos 90 a gente comprava um telefone e saía falando.

Na TELEST, na TELERJ era o inferno de sempre.

relacionados


Comentários