Meio Bit » Arquivo » Mobile » [Review] - BlackBerry Z10

[Review] - BlackBerry Z10

Acompanhe nossa resenha do BlackBerry Z10, o smartphone topo de linha com o sistema BB 10.

11 anos atrás

caixa_z10

Essa semana recebi um BlackBerry Z10, o novo modelo lançado recentemente no Brasil. O aparelho já havia sido mostrado na Be Mobile Conference, em Abril. É a tentativa da empresa de recuperar espaço no mercado de smartphones, onde ela acabou se restringindo ao meio corporativo nos últimos anos. Pude testar o aparelho durante alguns dias e passarei as minhas impressões.

Unboxing

A caixa do Z10 segue o padrão dos smartphones atuais, com os acessórios embaixo e o aparelho apresentado logo em cima. O conteúdo da caixa é bem generoso, com fone de ouvido e dois carregadores, com pinagens diferentes, fazendo com que não seja necessário andar com nenhum adaptador de tomadas. A BlackBerry foi bem cuidadosa na embalagem do produto.

Curiosamente, informações importantes como o IMEI do aparelho encontram-se do lado de fora da caixa. Além disso, consta também a data de fabricação do aparelho (03/04/2013 no caso desse que recebi).

unboxing

Design

Claramente inspirado no iPhone, o Z10 possui um design de primeira qualidade. As poucas diferenças em relação ao concorrente da Apple estão no botão power centralizado e na ausência de um botão home. O destrave da tela e o retorno para o início são feitos com um gesto deslizando o dedo de baixo para cima, sem a necessidade de apertar nenhum botão.

Outros aspectos que o diferenciam do iPhone são a possibilidade de remover a tampa traseira, dando acesso à bateria e ao slot de micro SD card. A tampa é bem similar a do Samsung Galaxy S4, bem fina e leve, porém com um design rugoso e emborrachado. A pegada é excelente mesmo para quem não tem a mão muito grande. O Z10 também é bastante leve.

design

Especificações

O Z10 é um aparelho pra lá de decente. Além de vir com 16GB de armazenamento interno, com o slot para cartão você pode adicionar até mais 64GB de espaço. Outras características do hardware:

- 2 GB de memória RAM;

- Processador dual core de 1,5 GHz;

- Tela de 4,2";

- Quadriband LTE (4G) 800/900/1800/2600;

- Bateria de 1800 mAh.

Clique aqui para ver as especificações completas do aparelho.

Câmera

A câmera frontal do Z10 possui 8Mp de resolução com flash de LED, auto-foco e detecção de rosto. Com ela é possível fazer filmagens em Full HD. A câmera frontal possui 2Mp de resolução e grava em HD. Ambas são suficientes para fotos casuais, principalmente durante o dia.

foto

Usabilidade

hub

Usar o Z10 no dia-a-dia é bastante confortável. A bateria aguentou bem um uso intenso, alternando entre WiFi e 3G. Consegui chegar ao fim do dia ainda com bateria sobrando, sem nenhuma recarga. É notável a ausência do percentual de bateria na própria barra de notificações. Há formas de contornar isso, mas é um pouco estranho que algo tão simples não esteja presente pelo menos como opção nas configurações.

Algo que o usuário deve ficar atento é ao BlackBerry Hub. O Hub funciona como uma central de notificações para todas as suas atividades no smartphone. Ele concentra desde emails a redes sociais e aplicativos diversos. No começo pode parecer meio confuso e pouco eficiente, a sensação que dá é de que as coisas estão muito misturadas. O que foi feito para centralizar e facilitar a vida do usuário às vezes pode acabar atrapalhando um pouco. Nada que o hábito não resolva, porém o que se percebe é que o Hub acaba sendo pouco usado, ficando em segundo plano.

A interface ainda permite multitask com até 4 aplicativos mais recentes abertos na tela, permitindo ao usuário alternar rapidamente entre eles. O BB10 segue uma lógica que funciona assim:

1a tela: Hub

2a tela: aplicativos recentes

3a tela em diante: aplicativos instalados

As telas são alternadas da forma tradicional, deslizando para os lados. Para os que estão acostumados com o botão home, existente no S4 ou no iPhone, por exemplo, é estranho no começo lembrar de fazer o gesto de baixo para cima na tela para fechar a tela aberta e voltar para a home.

BlackBerry World

Talvez o grande ponto negativo do Z10 seja a loja de aplicativos. É onde todos os concorrentes da App Store e do Google Play pecam. Uma loja ruim faz com que o ecossistema seja fraco, espantando possíveis usuários. Apesar de ser um aparelho recente, eu esperava mais da BlackBerry World. Alguns aplicativos famosos, como Facebook, Twitter, Whatsapp e Skype já estão disponíveis na loja, mas ainda há pouca coisa . Além disso, do que está presente na loja, vi muita coisa repetitiva e aplicativos com preços um pouco salgados.

Se a BlackBerry quiser que o Z10 concorra de verdade com seus adversários, terá que ter uma política bem agressiva nessa questão. Segundo a empresa, há uma grande facilidade para portar apps do Android para o BB10. Há, inclusive, uma série de apps para Android que funcionam no BB10 (porém sem ser pela loja oficial).

O macete para instalar é colocar o Z10 (ou Q10 ou Playbook) em modo de desenvolvimento. Depois, instale essa extensão no Google Chrome e gerencie o aparelho pelo browser, através do endereço IP. Basta fazer o upload do arquivo do aplicativo e tudo é instalado automaticamente. Realmente funciona. Isso serve como contorno para a falta de aplicativos oficiais na BlackBerry World.

Conclusões

O Z10 tem tudo para ser um excelente aparelho. O maior peso contra isso é a carência de aplicativos em sua loja oficial, o que pode ser resolvido com o tempo. Como a BlackBerry irá fazer isso é um mistério, pois desenvolvedores querem (corretamente) ganhar dinheiro e é muito mais atrativo desenvolver para iOS ou Android no momento. Se você é fã da empresa, talvez esse seja mesmo o melhor BlackBerry já feito e com certeza ele vai lhe atender muito bem. Se você busca algo mais, tenha bastante cuidado antes de pensar em adquirir um Z10 pelos motivos citados.

Prós:

- Acabamento;

- Hardware;

- Bateria;

Contras:

- Usabilidade um pouco confusa no começo;

- Preço;

- Loja muito fraca.

Confira mais algumas imagens na galeria.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários