Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Apple, iPods e a Vida imita os Hoaxes

Apple, iPods e a Vida imita os Hoaxes

16 anos atrás

Muito tempo atrás (uns 8 anos, pra ser preciso) um hoax de Primeiro-de-Abril varreu as Internets: O Apache para PalmOS. Zilhões de Palmtards (eu incluso) babaram de antecipação, sem sequer perceber que era difícil portar o Apache para uma máquina que sequer tinha um sistema de arquivos real. Lembrem-se, isso foi antes sequer dos PDAs Palm com cartão de memória.

Naquele tempo PDA era mais uma agenda com microcontrolador do que um computador de bolso. Mesmo os PDAs/Smartphones rodando Windows Mobile são primeiro PDAs, depois computadores. No caso do iPhone/iPod Touch, a Apple pelo visto assumiu que não sabe nem quer fazer PDAs, então reduziu um Mac a um tamanho minúsculo. Isso facilitou a vida dos desenvolvedores, tanto os oficiais quanto so "clandestinos". Lembre-se, TUDO que existe para esses dois aparelhos fora o que vem com ele foi desenvolvido sem NENHUM apoio ou autorização da Apple, e instalado graças a uma magnífica gambiarra chamada Installer.app.

Mesmo assim, dê uma olhada em algumas das telas de instalação, com alguns os programas disponíveis:

snap_220502.jpg snap_050407.jpg

Então, temos uma fantástica ironia: O smartphone dispositivo mais fechado do mercado, que só vai ganhar um SDK ano que vem, memso assim na base da má-vontade, acaba sendo o mais aberto e amigável para os desenvolvedores, com um acesso ao sistema nunca visto. Me mostre uma linha de comando no Symbian, Motorola ou no Windows Mobile...

Como menos de 10% dos usuários de smartphones efetivamente instalam programas em seus aparelhos, e o consumidor de produtos Apple é notório por não gostar de fuçar, fica a pergunta: Para QUEM esses geeks desenvolvem esses programas todos?

A resposta, claro, é "para eles mesmos", apenas para ver se é possível, o que é o Verdadeiro Espírito Geek.

relacionados


Comentários