Meio Bit » Arquivo » Software » Conheça o novo OS X 10.9 "Mavericks"

Conheça o novo OS X 10.9 "Mavericks"

Durante sua apresentação na WWDC, a Apple apresentou o novo OSX, o sistema operacional para Macs. São mais de 200 novidades, desde visuais até melhorias de desempenho e consumo de bateria.

11 anos atrás

A Apple apresentou ontem, durante sua apresentação na WWDC, a versão 10.9 do OS X. Deixando de lado os nomes de felinos, o sistema operacional dos Macs passa a ter nome de personagens do Tom Cruise localidades da Califórnia: OS X Mavericks. Mavericks é uma região de surf em ondas gigantes, na costa da Califórnia, estado onde fica sediada a Apple.

Falando sério agora, o OS X Mavericks apresenta novidades bem interessantes tanto no aspecto visual quando práticos. Vamos a elas.

Screen Shot 2013-06-11 at 1.49.43 PM

Em primeiro lugar o gerenciador de arquivos Finder agora possui tabs, podendo abrir várias janelas agrupadas da mesma forma que seu navegador web favorito. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de usar o finder em tela cheia, podendo arrastar e transferir arquivos entre tabs de forma rápida e simples.

Screen Shot 2013-06-11 at 12.47.51 PM

O novo OS X também permite o uso de tags em qualquer tipo de arquivo. A facilidade aqui é localizar arquivos similares a um trabalho, ou um evento, e as tags ficam a mostra no canto esquerdo do Finder. As tags nos arquivos são integradas ao iCloud, ou seja, não importa onde estiverem, será facilmente possível ver todos os arquivos agrupados na mesma tag.

Multiple Displays é uma das adições mais interessantes. Independência total entre diferentes telas, fullscreen ou transição de Spaces rodam independentes. É possível até mesmo usar a Dock e o Mission Control na segunda tela sem interferir na tela original. Com o Mavericks, qualquer dispositivo compatível com o Air Play também se torna uma nova tela para o Mac, como uma HDTV com Apple TV, por exemplo.

Screen Shot 2013-06-11 at 1.17.23 PM

No Mavericks a central de notificações agora promete ser realmente útil, sendo possível até mesmo ver notificações na lock screen, enquanto o computador estiver em modo de economia de bateria. A possibilidade de interagir com as notificações é outra novidade bem legal. Dá pra responder ao iMessage ou a uma chamada do Facetime diretamente através da notificação recebida. Também dá para integrar push notifications de apps ou serviços de notícias para receber informações em forma de notificações.

O calendar recebeu uma nova cara, acompanhando o visual do Mavericks e do iOS 7. É possível sincronizar com os eventos do Facebook ou incluir mapas, receber informações sobre o tempo ou tráfego, tudo isto na entrada de um compromisso marcado.

O Apple Maps agora tem integração com o iOS, assim dá para planejar uma rota no MacBook e seguir o navegador pelo iPhone, tudo sincronizado pelo iCloud. É mais ou menos como a integração que o Google Now faz entre o Chrome e o Android.

E não é só de mudanças visuais que o Mavericks está cheio. Dezenas de novas implantações visam otimizar o consumo de bateria e performance, prometendo um sistema operacional ágil e econômico. Tecnologias, como uma chamada "Timer coalescing", garantem uma redução de até 72% no consumo de CPU, sob determinadas condições.

Screen Shot 2013-06-11 at 1.12.33 PM

No mais, Safari, iBooks, iCloud Keychain, atualização de Apps em segundo plano e mais de 200 novas adições se encontram presentes no OS X Mavericks. Se o Mountain Lion foi uma atualização buscando acertar os erros de seu predecessor e tentando ser um passo para trazer o iOS para o Mac, Mavericks chega focado trazer novidades que fortalecem o OS X, sem se preocupar em se tornar iOS.

O Mavericks já está disponível em versão beta para desenvolvedores, assim como sua SDK, mas para venda somente no outono no hemisfério norte. O valor ainda não foi divulgado.

 

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários