Meio Bit » Arquivo » Games » E3 2013 - Conferência da Microsoft

E3 2013 - Conferência da Microsoft

Microsoft abre a E3 2013 e mostra o que todo mundo queria ver: games!

11 anos atrás

E3-2013

A Microsoft prometeu e dessa vez fez a lição de casa direitinho. Após o desastre que foi o festival de informações erradas o anúncio do XBox One, fora o foco nas funções de TV que desagradou muita gente, na conferência que abriu a E3 oficialmente a empresa se concentrou única e exclusivamente nos games, já que quem vai pra E3 não quer saber de ESPN, NFL e Netflix.

Vamos dar uma olhada nas principais novidades mostradas pela Microsoft:

Snake is back

A Conferência da Microsoft já começou bem. Apesar de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain ser um game multiplataforma, foi interessante ver um game que por anos foi associado à Sony abrir a feira na conferência da concorrente. O game está bem bonito, apesar de algumas suspensões de credibilidade como uma “Snake Girl” no deserto só de calça e top. Mas se o game apela para alguns elementos da franquia James Bond (vai ter tema cantado por uma mulher novamente), por quê não? 🙂

XBox 360: novo visual e (poucos) games

gogoni-360

Logo de cara a Microsoft apresentou uma nova versão do XBox 360. Menor, mais fino e mais silencioso que o modelo atual (e bem parecido com o XBox One, só que mais arredondado), o “360 Super Slim” já está disponível no mercado americano, pelo mesmo preço.

A Microsoft copiou um dos melhores features da Sony, os games bônus que a PS+ dá para os assinantes. A partir de julho membros da XBox Live Gold receberão dois games gratuitos por mês, começando com títulos um tanto velhos, Assassin's Creed 2 e Halo 3. Não me entendam mal, não estou criticando a iniciativa que é muito boa, mas comparando À Sony, que me deu Sleeping Dogs na faixa...

A Microsoft também apresentou games para a atual plataforma. O primeiro foi "World of Tanks: 360 Edition", um game de combate de tanques que parece bem divertido, mas não é um big deal. A Microsoft sabe disso e o game será Free-to-Play para assinantes da XBox Live Gold.

O jogo seguinte foi apresentado pela desenvolvedora holandesa Press Play. Max: The Curse of Brotherhood é um adventure/platformer onde um garoto deseja que seu irmãozinho mala desapareça… e é atendido. Agora Max sai em uma jornada para resgatar o moleque.

O seguinte foi um novo trailer do esperado Dark Souls II:

Rumo à nova geração

A partir daqui o foco passou a ser apenas o XBox One, como era de se esperar. A Microsoft despejou uma série de títulos exclusivos, além de declarar um maior suporte aos desenvolvedores independentes (com apenas uma troca de camiseta por parte de Phil Spencer) e o esperado fim dos MS Points: a partir de agora as transações serão em dinheiro e só será preciso uma conta Gold por console, o que economizará muito dinheiro. Vamos aos games apresentados:

O primeiro a dar as caras foi o game da Crytek, Ryse: Son of Rome. O jogo é bem bonito e dinâmico, e os QTEs não são de todo um problema. Fãs do império romano poderão de sentir na pele de um general, dando ordens a seu pelotão e coordenando uma parede de escudos para avançar sobre as linhas inimigas:

http://www.youtube.com/watch?v=P5OwSDSleKg

O seguinte foi a tão falada IP histórica da Rare, e seguindo as evidências trata-se realmente de Killer Instinct:

Na sequência Ted Price da Insomniac trouxe uma nova IP exclusiva, seguindo o estilo visual da companhia: Sunset Overdrive, um shooter descontraído que não tem o menor compromisso de se levar a sério, por isso promete ser bem divertido:

A Microsoft trouxe uma McLaren de verdade para o palco a fim de promover Forza 5:

Como era de ser esperar, o XBox One terá uma versão do best-seller do XBox 360, Minecraft, com gráficos de última geração, só que não:

Na sequência a Remedy trouxe um demo de sua nova IP exclusiva para o XBox One, Quantum Break. O game envolverá elementos como manipulação do tempo e apesar de não parecer muito realista, conhecendo a desenvolvedora a história compensará.

Na sequência vemos um trailer exibindo o gameplay do novo título da Swery65, D4. Não há miores informações sobre esse game, nem se ele possui uma ligação com a franquia D, vista pela última vez no Dreamcast há mais de dez anos, em D2:

O seguinte foi Project Spark, um game multiplayer de construção de ambientes, que permite interação de diversas formas, seja via controle, comandos de voz do Kinect ou via SmartGlass.

http://www.youtube.com/watch?v=I2cxT2Yoq7I

Aliás foi aqui que vimos um recurso interessante do XBox One: a velocidade que ele transita de um jogo para outro. Através do Kinect, pode-se pular de Project Spark para Killer Instinct sem sobressaltos, e o mais legal: a integração com o Twitch, permitindo através do Kinect iniciar um streaming instantaneamente.

A Capcom veio na sequência com mais um exclusivo: como previsto anteriormente, a "grande surpresa" a ser anunciada era mesmo Dead Rising 3, sepultando de vez qualquer chance de sair um novo game do Mega Man ainda essa ano para comemorar os 25 anos de seu mascote. Apesar disso a empresa mudou completamente o visual e clima do jogo, mesmo que ele ainda pareça "mais um" jogo de zumbis. Em Dead Rising 3 qualquer objeto é virtualmente uma arma, e o SmartGlass poderá ser usado inclusive para auxiar o jogados, como no demo foi mostrado o reforço de um bombardeiro chamado pelo smartphone:

O seguinte foi Crimson Dragon, o game desenvolvido pelos criadores de Panzer Dragoon, e que promete o mesmo clima e ambientação, dessa vez fazendo uso do Kinect.

O seguinte foi The Witcher 3: Wild Hunt, que trará integração com o Kinect permitindo comando de voz:

A DICE trouxe um demo de Battlefield 4 rodando a 60 fps que foi coisa linda de ver, e me questiono se ele não ficará ainda mais incrível no PS4, dada a diferença entre a memória RAM DDR3 para GDDR5:

E para atiçar todo mundo na plateia, não podia faltar um novo Halo:

Por fim a Microsoft respondeu as principais dúvidas: preço e prazo. O XBox One estará disponível em novembro em 14 21 mercados, custando a fábula de US$ 499. Caro? Sem dúvida, mas é um hardware de ponta equiparável a um PC bombado de hoje. Só em sonho que ele seria mais barato que o Wii U, que já possui uma configuração defasada.

E para encerrar, o último demo exibidor foi mais um exclusivo, TitalFall:

No meu ponto de vista a Microsoft atendeu as expectativas e trouxe o que todo mundo queria, games e mais games. Mas infelizmente um ponto negativo ficou, a Microsoft não vai sanar nenhuma dúvida pessoalmente, e se limitou ao Q&A divulgado semana passada. Já o preço está dentro do esperado e sinceramente, o PS4 não será menos do que isso também.

Agora estamos na espera da próxima conferência, da Ubisoft. Fiquem ligados no twitter @MeioBitGames!

relacionados


Comentários