Meio Bit » Arquivo » Games » Wargaming abandona modelo Pay-to-Win

Wargaming abandona modelo Pay-to-Win

Wargaming anuncia mudança de postura em relação aos itens vendidos em seus jogos e agora eles não poderão mais ser considerados Pay-to-Win.

11 anos atrás

world-of-tanks_05.06.13

Além da ideia preconcebida de muitos sobre eles não possuírem qualidade, um dos maiores desafios encarados pelos jogos Free-to-Play é fazer com que o jogador não pense que só terá sucesso caso gaste caminhões de dinheiro comprando itens e uma desenvolvedora que percebeu isso – na minha opinião até tardiamente - foi a Wargaming.

Apesar de serem os criadores de alguns dos jogos mais bem sucedidos deste modelo, como o World of Tanks e o World of Warplanes, o estúdio não parece ter vergonha de admitir que não sabe muito bem como se comportar neste mercado e agora decidiu que seguirá outro caminho, eliminando dos seus títulos todos os elementos conhecidos como “Pay-to-Win”. Assim os jogadores poderão continuar gastando dinheiro real com itens nos games, mas eles serão apenas cosméticos.

O conceito Free-to-Win é certamente uma maneira de aumentar a lealdade dos consumidores e atrair novos jogadores ao game,”declarou o vice-presidente de publicação, Andrei Yarantsau. “Sobre a eficiência econômica da companhia, esperamos que os lucros não diminuam. Quando muito a introdução de aspectos Free-to-Win causarão a diminuição nas vendas de munição premium. Ao mesmo tempo os jogadores usarão o ouro para comprarem créditos, pagarão por contas com status premium ou comprarão veículos premium.

O executivo também falou sobre como essa alteração poderá fazer com que os jogos produzidos por eles se adequem melhor ao cenário dos eSports, algo que para ele é essencial para chamar a atenção do público que costuma se interessar por este tipo de jogo.

Eu imagino que a empresa tenha feito um estudo para chegar a esta decisão, mas vejo sentido nesta afirmação de que um número maior de jogadores poderá compensar a perda de faturamento na venda de itens que antes podiam fazer a diferença numa batalha e como jogador, só posso comemorar e mudança de postura e torcer para que outras desenvolvedoras sigam o exemplo.

[via Gamasutra]

relacionados


Comentários