Meio Bit » Arquivo » Games » PES 2014 não terá versões para consoles da próxima geração

PES 2014 não terá versões para consoles da próxima geração

Konami revela detalhes do PES 2014 e confirma: Jogo não estará disponível para consoles da próxima geração, 3DS ou PS Vita.

11 anos atrás

Desde que esta geração teve início, talvez nenhuma edição do Pro Evolution Soccer tenha despertado tanta ansiedade nos jogadores quanto a que será lançada este ano e o motivo para isso será a utilização de uma nova ferramenta de desenvolvimento, mais precisamente a FOX Engine, a mesma que dará vida ao Metal Gear V.

Além dessa mudança prometer gráficos muito mais realista, a engine também poderá permitir um refinamento na jogabilidade e para isso a Konami está apostando em seis pilares para reconquistar aqueles que debandaram para o lado da concorrência.

A primeira dessas características foi batizada pela desenvolvedora como Trueball, que basicamente é a maneira como o jogador se posicionará para receber a bola. Teremos ainda o M.A.S.S., que se trata da disputa corpo-a-corpo entre os atletas; Heart, que como o nome sugere é a emoção relacionada a cada partida, incluindo aí a pressão exercida pela torcida; o PES ID, que se refere ao estilo único de cada jogador de futebol e que dessa vez representará cerca de 100 atletas; o Jogo em equipe, uma nova maneira de definirmos táticas diferentes para determinadas áreas do campo e que poderão envolver três ou mais jogadores e por fim O Núcleo, que segundo a Konami se trata de várias melhorias feitas levando em consideração a opinião dos jogadores, indo desde o visual até a recriação dos estádios e o fluxo das partidas.

pes-2014_05.06.13-3

Mas e quem poderá jogar o PES 2014? Pois é aí que talvez resida a maior surpresa revelada pela desenvolvedora. O game estará disponível apenas para PlayStation 3, PSP, Xbox 360 e PC. Portanto, se sua intenção era disputar partidas no 3DS, Vita, Wii U, Xbox One ou PlayStation 4, pode desistir e a explicação para esta tomada de decisão foi dada por Adam Bhatti, gerente de comunidade do jogo para a Europa:

Não estamos no mercado para criar adaptações em alta resolução. Não podemos e não devemos fazer isso. Então, o fato de não termos o PES 2014 no PS4/Xbone é simples, nós não podemos e não devemos apenas usar texturas em alta definição, deve ser algo novo.

No passado as pessoas nos acusaram de sermos preguiçosos. Somos inflexíveis em não cometermos os mesmos erros e termos certeza de que criamos ótimos jogos de futebol.

Já sobre o PS Vita e o 3DS, Bhatti disse que enquanto o primeiro não possui um base instalada tão grande, o segundo recebeu o lançamento da última edição do game, mas “ninguém o comprou”, decisão comercial que também ficou clara ao afirmar que a série detêm a liderança em mercados como a América Latina e Ásia, regiões que segundo ele não migrarão tão rapidamente para a próxima geração, como deverá acontecer na Europa.

pes-2014_05.06.13

O curioso nessa história é que a postura da Konami é exatamente oposta a da EA Sports, que também adotará uma nova engine para o seu jogo de futebol, mas que só estará disponível nos consoles da próxima geração. Escolhas feitas, será interessante ver quem se dará melhor nessa disputa, mas como alguém que certamente só jogará a próxima edição do FIFA e/ou do PES numa plataforma da atual geração, posso dizer que por enquanto a Konami ganhou meu respeito.

[via Eurogamer]

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários