Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon Coolpix A x Fuji X100S - teste de ruido

Nikon Coolpix A x Fuji X100S - teste de ruido

Veja qual câmera compacta de alto desempenho, lente fixa e sensor APS-C venceu o teste de ruído: Fuji X100S ou Nikon Coolpix A?

11 anos atrás

fuji_x100s

Faz tempo que a quantidade de ruído em ISO elevado tem sido uma preocupação dos fabricantes de câmeras fotográficas. Eu acho isso ótimo, pois brigar por algo que realmente melhora a qualidade da imagem é bem mais saudável do que tentar enfiar zilhões de megapixels em sensores minúsculos. Porém, a briga aqui não foi de câmeras de sensores pequenos, e sim de compactas de alto desempenho, lente fixa e sensor APS-C. Estamos falando da Fuji X100S e da Nikon Coolpix A. Está na moda esse tipo de câmera que se mostram uma mistura do conforto das câmeras compactas com o grande poder de fogo das câmeras reflex, e tudo isso por um preço bem salgado. Então nada melhor do que colocar as duas câmeras para brigar. Quem fez isso foi o site Camera Labs, onde um dos testes foi o de ruído, mas analisando o texto eu percebi que a ideia não era saber qual câmera era a melhor e sim como a Nikon se comportaria contra a câmera da Fuji.

Todo mundo sabe da incrível qualidade dos sensores produzidos pela Fuji. Eu sei disso desde que tinha minha antiga Fuji S5100  que me trouxe muitas alegrias. E passamos pelos sensores Super CCD, Super CCD EXR e agora estamos no X-Trans, que parece ser um novo divisor de águas em qualidade de imagem. A maioria dos sites gringos afirma que a tecnologia não deixa nada a dever a câmeras com sensor Full Frame, o que não é pouca coisa. No caso do teste do Camera Lab as duas câmeras foram levadas para o interior de uma igreja e foram colocadas de forma a fazer o mesmo enquadramento (já que possuem lentes fixas com distância focal diferentes). As duas foram colocadas em modo de prioridade de abertura e o diafragma foi regulado para f/5,6. Todas as fotos foram feitas em JPEG Fine e as outras configurações foram deixadas no padrão. Foi executada uma foto em cada sensibilidade ISO das câmeras.

O resultado não deixa dúvidas sobre a superioridade do sensor produzido pela Fuji, principalmente quando atingimos o ISO 800 que, geralmente, é o limite máximo que uma boa compacta consegue atingir e manter ainda a qualidade.  Em ISO 6400 conseguimos ver a brutal diferença entre as duas câmeras. Embora na foto da Fuji o ruído também seja evidente, ainda conseguimos ver os detalhes do objeto fotografado e podemos utilizar tranquilamente a foto. Porém, além da diferença do ruído, até nas fotos com ISO 200 notamos que a nitidez das fotos da Fuji é bem superior ao entregado pela câmera da Nikon. O veredito fica tranquilamente para a Fuji X100S como a melhor câmera deste embate. Mais uma prova que a empresa não está para brincadeira quando o assunto é qualidade, sem falar que a câmera deles é bem mais bonita também. Só para finalizar a coisa fica a dica que a Nikon Coolpix A (16,2 megapixels) pode ser encontrada a venda na Amazon por US$ 1.096,95 enquanto a Fuji X100S (16 megapixels) pode ser adquirida no mesmo site por US$ 1.299,95.

fuji_vs_nikon_

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários