Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Programas para aplicações científicas

Programas para aplicações científicas

16 anos atrás

Praticamente todo engenheiro ou cientista conhece o Matlab. É o software quando se pensa em simulação de sistemas físicos, aquisição e visualização de dados. É extremamente flexível, tem uma enorme base de usuários, um ótimo suporte... mas é muito, muito caro. Nada é perfeito... se bem que a versão estudantil sai por meros US$ 99,00, sem nenhum "opcional", claro.

Me perguntaram se eu conhecia algo "similar" (na verdade, me pediram um crack, mas me fiz de desentendido) e jurava já ter colocado um artigo aqui no Meio Bit sobre isso. Infelizmente, depois de alguma procura, não consegui encontrar nada... acho que minha memória não é mais a mesma.

Pois bem, vou remediar isso.

scilab_logoNão existe um "clone perfeito" do Matlab, mas vários projetos buscam esse Graal. O que mais se aproxima é o Scilab (pelo menos, no ambiente Windows). Com uma extensa documentação online, tem uma razoável compatibilidade a nível de scripts e funções com o programa da Mathworks. Além disso, tem um "tradutor" que permite a importação quase completa de scripts feitos para o Matlab. Vale cada um dos 15MB de download e o que é melhor: é "di grátis, tio!".

sombreroOutro que pode ser muito interessante, especialmente para quem tem uma workstation Unix ou Linux (não se enganem, esses programas requerem um hardware recente para mostrarem todo o seu potencial) é o Octave. Distribuído sob a licença GPL, desenvolvido pela Universidade de Wisconsin e com um manual de 575 páginas, parece ser o preferido pelos professores de universidades públicas. A compatibilidade com o Matlab parece ser ainda melhor que a do Scilab, mas a instalação em ambientes Windows é mais complexa.

Para quem quer e precisa da compatibilidade com  o Matlab, existe o O-Matrix, da Harmonic Software. Custando US$ 245,00 (sem as toolboxes), traz ambiente um pouco diferente mas dizem que é tão ou mais rápido que o "original". Infelizmente, este eu mesmo nunca usei e se alguém aí tiver uma opinião formada, por favor, coloque nos comentários.

E você? Conhece algum outro que não foi listado aqui?

relacionados


Comentários