Facebook: diga com quem eu ando…e eu processo você!

bb8_camera.jpg

Nos últimos 10 dias, mais de 50 mil usuários do Facebook tem se manifestado judicialmente (através do Moveon.org) contra uma das funcionalidades do recém-lançado programa de publicidade da maior rede social dos EUA, gerenciado pelo sistema de nome Beacon.

A bronca foi a seguinte: o Facebook ao implementar o Beacon assumiu que todos os seus usuários concordavam com este tipo de interação, algo como se o site entrasse na conversa entre você e sua rede de amigos, indicando produtos, claro, baseado no comportamento e perfil.

O erro foi não dar ao usuário a opção de escolha e assumir que todo mundo estaria feliz e contente de participar da brincadeira. Querendo dar um passo a mais na observação tradicionalmente praticada por outros grupos (preciso explicar que qualquer rede de varejo sabe o que, quando e quantas vezes você comprou com seu cartão de crédito, não né?), o Facebook correu o risco de se transformar num BigBrother do e-commerce.

Apesar de seus executivos garantirem que apenas uma minoria manifestou-se contrária a implantação do Beacon, o Facebook anunciou esta semana que agora, a cada compra o usuário será perguntado se quer ou não exibir este “movimento” em sua rede de amigos.

Agora vamos pensar.

A decisão do pessoal Zuckerberg foi retirar alguma graninha de uma imensa torrente de conversações que ajudaram a criar. No entanto, eles mesmos crias desta geração, esqueceram de planilhar alguns casos de uso, partindo do princípio de que “em time que está ganhando não se mexe”.

Vamos supor que seu filho está em sua lista e você quer fazer uma surpesa levando um Xbox 360 pro natal. Já imaginou, né? Isso sem falar se sua mulher tiver comprando cuecas que não são do seu tamanho.

Enfim, pessoal do Facebook, amigos do Meio Bit

..em time que está ganhando não se mexe. Com a torcida do time então, nem se fala.

Fonte: New York Times via Techmeme

Autor: Mauro Amaral

Compartilhar
  • “Facebook: diga com quem ando…e TE processo!”
    _________________________________

    Isto não é uma assinatura.
    Se fosse eu faria propaganda do meu blog aqui.

  • lucascavalcante

    O fim total da privacidade está cada vez mais próximo.


    Hoje não estou afim de assinar…

  • Isso sem falar se sua mulher tiver comprando cuecas que não são do seu tamanho.

    Isso, pelo menos, será bom, que nem no caso do Wii e do soldado corno.

    Megalopolis

  • saiu estes dias uma materia dos anuncios do facebook e do myspace:

    …………………………………

    MYSPACE: ANÚNCIO CONFORME A IDADE
    O site de relacionamento MySpace, da News Corp., que atualmente enfrenta a crescente concorrência do Facebook, permitirá aos anunciantes direcionar mensagens publicitárias específicas aos usuários à medida que eles entrarem na faculdade, se casarem e forem passando pelas várias fases da vida.

    O MySpace utilizará algoritmos para monitorar as mudanças que os usuários fizerem em suas páginas pessoais quando eles se formarem na universidade, começarem a trabalhar, tiverem filhos ou se casarem. A partir do início do ano que vem, os anunciantes serão capazes de atingir os consumidores com base nesse tipo de modificação.

    “A idéia é fazer os anunciantes gastarem uma porção cada vez maior de seus orçamentos conosco”, disse Arnie Gullov-Singh. Ele é vice-presidente da divisão Fox Interactive Media, da News Corp., que administra o MySpace.

    Ajudar os anunciantes a direcionar suas campanhas poderá permitir que Rupert Murdoch, presidente da News Corp., extraia mais receita do MySpace – que foi comprado em 2005 por US$ 580 milhões -, além de justificar os US$ 16 bilhões que, segundo ele, o site vale. O Facebook está conseguindo atrair usuários a um ritmo mais acelerado do que o MySpace e os sites estão incorporando ferramentas concorrentes para os anunciantes.

    Interesses. O novo serviço do MySpace expandirá um programa de anúncios direcionados que teve início em julho passado e permite que os anunciantes atinjam os usuários interessados em música, filmes ou moda. Até o final deste ano, o MySpace, sediado em Los Angeles, pretende oferecer mil categorias de anúncios.

    Por sua vez, o Facebook – empresa com controle acionário restrito – lançou um serviço que permite que os usuários contem a seus amigos sobre as compras que fizeram online e dá aos anunciantes acesso a detalhes referentes a essas compras.

    “Tudo gira em torno de facilitar as coisas”, disse Gullov- Singh. “Esse é o desafio dos sites de relacionamento.”

    …………………………………

    ps.: facilidade seiiiii, pelo visto nao foi o que o pessoal do facebook achou rs

    Iris | IFDBlog
    http://www.ifd.com.br/blog/

  • neyfrota

    sobre facebook mas fora do circulo de como-eles-fazem-dinheiro …. tem a coisa social (que vai ficar meio esteriotipado pra poder entender a analogia)

    orkut é mais latino e facebook é mais americanoide.

    tipo.. no orkut, da pra vc ver profiles de pessoas que nao sao amigos… achar gente legal e iniciar amizade expontanea… pq estava na mesma comunidade e fala coisas legais…. coisa mais aceitavel em sociedade latina..

    facebook, nao da pra fazer nada, so interagir com seus amigos.. e so com eles! pra conhecer alguem, tem que oficialmente se apresentar como amigo.. (ou ser amigo de um amigo) nao é voltado a criar amizades expontaneas.. que parece mais com americano medio mesmo…

    quanto ao myspace.. tenho horror aquelas paginas gigaaaaaaantes e pesaaaaaadas.. que tocam musica sem pedir (navegar com varias tabs la é terrivel) … evito!

    http://ney.frota.net

  • hahahahaha
    imagina o papai descobrir que a filhinha ou o filhão estão comprando brinquedinhos no sex shop online… AUhauahA
    e a galera da facul? UAhUAhAUhAuhaA

    —————————————————————

    Se você não é um fanboy click AQUI.

    • Imagina que você comprou 500 dólares em brinquedos para o natal e por isso a sua esposa descobre que você tem outra família, com mulher e três filhos e ganha 10 vezes mais o que ela acha que você ganha (história verídica).

      Ou então que o cara (americano, solteiro, 25 a 35 anos) ainda não saiu do armário e, de repente, aparece no perfil dos amigos que ele compra todo mês uns quatro filmes de travestis.

  • Panorama

    O único efeito disso vai ser reduzir as compras online ou o número de cadastrados no Myspace
    ______________________________
    http://www.panoramainternacional.com

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja