Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » iPod Touch - análise exclusiva

iPod Touch - análise exclusiva

16 anos atrás

Depois de meses perdido no grande limbo entre Rio e Chicago, chegou o iPod Touch que havia sido encomendado para esta resenha, encomenda feita no DIA do lançamento do produto. Até pela mão do Tom Hanks e do Wilson ele deve ter passado, mas o importante é que o Touch está aqui, em nossas, digo, minhas mãos, e já foi usado extensivamente nos últimos dois dias. Vamos então dissecá-lo (metaforicamente, claro), mas antes, uma reclamação:

Pombas, mr Jobs, pra atualizar o firmware de 1.1 para 1.1.2 são precisos mesmo CENTO E SESSENTA MEGABYTES? Definitivamente o conceito de otimização passa longe das empresas "modernas". Tomara que a galera do OLPC não tenha que baixar Fix Packs via rádio de manivela, tambor ou algo assim.

O Ipod
Os chatos muito provavelmente gritarão "venda casada", mas a verdade é que você não pode ter um iPod sem ter um computador. E Internet. Nem sequer drivers ele traz, não há CDs, nada. A Apple assume que você irá espetar seu iPod, o sistema operacional irá identificá-lo, e saberá o que fazer. Também dão o link para download do iTunes. Como isso significa Quicktime junto, seu iPod só dará o ar de sua graça uns 100MB adiante.

O Touch é uma versão do iPhone menor (mas com a mesma tela) mais fino, com mais memória (no caso do modelo de 16B) com WIFI mas sem Bluetooth, microfones ou alto-falantes. Ele é um iPod para quem não quer trocar de telefone, mas tem o efeito colateral de enterrar de vez o PDA que você já não usa muito.

Originalmente o iPod seria um tocador de áudio. Um excelente tocador de áudio, e nada mais. Só que depois de conquistar esse mercado, ficou difícil expandir. As capacidades de vídeo dos novos iPods, incluindo o chamado iPod Video, eram limitadas pelo tamanho das telas. Ao mesmo tempo em que o iPod se popularizava, as telas widescreen iam pipocando. Hoje muitos seriados de TV são formatados para 16:9, e não 4:3 como as telas de TV tradicionais (e do iPod). Experimente colocar Senhor dos Anéis em um ipod. Inviável, os Orcs são pouco mais de 3 pixels.

o iPod Touch é o primeiro com uma tela grande (maior que a do Zune) e pensado especificamente para vídeo digital. Comparemos com um iPod tradicional:



Já dá para perceber que ver filmes no Touch é mais confortável. Mas não é só isso. Ele é bem mais leve, afinal usa memória Flash, enquanto o iPod video usa um HD de 30GB. E se for um iPod Video de 60GB, o bicho é mais grosso ainda.

Comparemos os dois, lado-a-do:


O Touch é tão fino que dá medo, a sensação é de fragilidade, apesar da resistência.

Com o iTunes o suporte e sincronização é completo. O DRM existe para músicas e vídeos comprados na loja do iTunes, mas nada impede que seus MP3, AVIs e similares sejam passados para o iPod. No caso dos vídeos é necessária conversão. Se o iTunes não conseguir, há dezenas de aplicações disponíveis para isso.


A parte de vídeo separa automaticamente vídeos, episódios de TV e podcasts, sendo que esses últimos são gerenciados pelo iTunes e dispensam conversão. Há um botão no canto superior direito que permite ampliar os vídeos que não estejam na proporção correta da tela do iPod, perde-se um pedaço das laterais mas ganha-se no geral. Os controles são simples e diretos. Volume, play, pause, o de sempre. A execução não tem qualquer delay, e a qualidade de imagem, claro, depende do original, mas no caso de episódios de séries com 200 e poucos MBs, fica um cinema.



Os podcasts são gerenciados automaticamente, não é preciso se preocupar em ficar apagando antigos para deixar espaço para os novos. Não parece mas até nos iPods grandes isso é um problema.



A parte de áudio conta com o Coverflow, a nova interface dos iPods (e usada no iTunes), com MUITA informação sobre as músicas, álbuns, etc. Ela é extremamente elegante, e embora sejam necessário vários "cliques", se você estiver com o iPod travado com tela desligada e quiser pausar ou avançar a música, um duplo-clique no botão "home" mostrará uma interface de navegação, enquanto o resto do Touch continua travado. Deveras inteligente.

Só com isso o Touch seria um excelente player de áudio/vídeo, mas calma, não ligue ainda. Há mais!









Eu comecei a brincar com dispositivos portáteis com um Palm Professional. O Palm III logo em seguida foi minha primeira experiência online, ainda sem WWW, mas acessando ICQ, via um Nokia Cabeção, com cabo de dados, depois um 3200 com infravermelho. Desde então tenho experimentado todo dispositivo mobile, incluindo Smartphones.

Devo dizer que a experiência Internet do iPod Touch é a mais próxima do desktop que jamais encontrei. Até as firulas do Flickr funcionam. A leitura dos textos não força a vista, ele amplia de forma inteligente com um simples "clique", ou manualmente, usando o gesto de zoom. Formulários funcionam, Javascript funciona, DHTML funciona, cookies funcionam. Flash não funciona, mas sinceramente não senti falta. Gmail funciona, Google Maps e Google Reader funcionam. Meu blog funciona. Quem precisa de mais?

É possível manter várias páginas abertas, guardar bookmarks e acessar sites seguros. O Safari do iPhone é bem mais acabado e funcional que o Safari Windows, por exemplo.

Dá para usar sem problemas sites como o Meebo, o que -na lata- resolve o problema de Instant Messengers para o iPod Touch. Tive problemas com todos os outros navegadores portáteis para acessar esses sites mais complexos, mas não com o Touch.

A ausência de Java também contribúi para a velocidade da experiência 😉



Os outros iPods também costumam vir com extras, mas confesso que não me animei muito. Já no caso do Touch, onde há um meio de entrada de dados, tudo muda de figura.

Uma simples configuração no iTunes permite que você sincronize seu calendário E sua agenda de contatos com o Touch. Quem precisa de PDA ou caderninho de telefones agora? É possível, desde o firmware 1.1.2, adicionar eventos ao calendário, mas a entrada de contatos na agenda de endereços provavelmente já estava disponível antes disso.

Seus contatos podem ter inclusive fotos, uma sub-aplicação no próprio iPod ajuda a achar a foto adequada, redimensioná-la, recortá-la e adicioná-la ao banco de dados da agenda.



O álbum de fotos sincroniza direto com o iPhoto, ou com a sua pasta de imagens, se você rodar Windows. As fotos são exibidas usando o já conhecido método de "folhear", mas não convém lamber a ponta do dedo.

Conclusão

O Touch é um player com uma interface revolucionária -tanto que está sendo imitada por deus e o mundo- e extremamente elegante. O perigo é se o usuário chegar com uma expectativa errada. Ele não é um PDA, não é um Smartphone. Ele é um player multimídia que por acaso acessa Internet muito bem. Só isso.

Se você quer comprar um iPod Touch para acessar Internet, está fazendo besteira. Compre um Nokia N810, você será muito mais feliz.

Ele também não vai substituir seu telefone se você for um heavy user de smartphones. Ele não sincroniza com o Office, não permite edição de documentos (exceto o Google Docs) e não tem a penca de softwares disponíveis para Windows Mobile ou Symbian.

Ele atenderá, entretanto, se você quer um player de mídia que permita a você acessar seus feeds, seus sites, administrar um blog do sofá sem parar de ouvir música, ou se você quer sair para almoçar em um restaurante com WIFI, aproveitar para visitar uns sites, e não quer levar notebook.

Atenderá se você quiser levar seu portfólio de vídeos e fotos, sem precisar de uma pasta ou -novamente- um notebook.

Vai passar um dia em SP? Dá para viajar com ele. Vai fazer uma viagem de ônibus? Aproveite, a bateria é excelente.

Claro, o modelo mais caro vem com 16GB, o menor, com 8GB. É preciso ser seletivo. Não dá para levar 40GB de música nele. Minha experiência com o iPod Video de 30GB é que 16GB é um número adequado, controlando-se a quantidade de lixo, digo, músicas ruins, digo, velharias, digo, material auditivo pouco acessado.

Para meu uso o iPod Touch caiu do céu (ou de Cupertino, mas a diferença é pouca). Interface elegante, aparelho fino, leve e tela gigantesca. Na parte ruim, o preço (www.apple.com) e a mudança da interface de vídeo. Não poderei usar o cabo de vídeo do modelo anterior.

Esse é, sem sombra de dúvida, o melhor player multimídia da atualidade, e o padrão que a concorrência irá seguir, da mesma forma que os adoradores de telefones xing-ling detonaram o iPhone para em seguida copiarem descaradamente seu look and feel.

Nota 10/10.

PS: Ainda faltou falar do cliente para YouTube, da loja do iTunes direto no iPod e das opções de configuração que incluem português brasileiro. Ah, e tem um relógio.

relacionados


Comentários