Meio Bit » Arquivo » Hardware » Depois da SpaceX, Elon Musk agora quer criar o Hyperloop

Depois da SpaceX, Elon Musk agora quer criar o Hyperloop

Imagine fazer Rio-São Paulo em menos de meia-hora. Tony Stark, digo, Elon Musk tem uma idéia para resolver isso.

11 anos atrás

Elon Musk é uma espécie de Tony Stark moderno.

moon

Tem a Tesla, uma empresa de carros elétricos que dá lucro e a SpaceX, a única companhia privada com tecnologia para viajar ao espaço e levar carga para a Estação Espacial.

Ele também fala a sério em colonizar Marte, e planeja uma viagem preliminar para não muito longe no futuro. Agora Musk está dando dicas de um negócio chamado Hyperloop, um meio de transporte que cobrirá a distância de 600 km entre Los Angeles e São Francisco em meia-hora.

Segundo Musk o Hypeloop é uma mistura de Concorde, uma railgun e uma mesa de Air Hockey.

Projetos mirabolantes existem a rodo, o Discovery está cheio deles, mas quando um cara que construiu uma nave espacial fala, a gente presta atenção.

Outros detalhes já escaparam também. O sistema seria alimentado por energia solar, e haveria excedente para jogar na malha elétrica das cidades.

Um monte de gente começou a fuçar para tentar descobrir que diabos afinal é o tal Hyperlook. O Business Insider parece ter matado a charada, achando um projeto de 1972 de um negócio chamado Very High Speed Transit System.

A proposta era BEM ousada: Um conjunto de túneis costa a costa nos EUA, com trens flutuando por levitação magnética no vácuo. Sem a resistência do ar ou atrito de trilhos, seriam atingidas velocidades hypersônicas, e o trem faria Los Angeles – Nova York em 21 minutos.

Claro, não havia tecnologia e só as disputas políticas tornariam o projeto um pesadelo logístico. Também não havia demanda que justificasse uma obra desse tamanho.

Hoje já há, mesmo entre cidades relativamente próximas como LA e São Francisco, os engarrafamentos aéreos são constantes. Há projetos de um trem-bala mas ninguém bota muita fé. Musk planeja algo 3 ou 4 vezes mais rápido.

Dia 20 de junho Elon Musk apresentará oficialmente mais detalhes. Aí veremos se Tony Stark consegue derrotar seu maior inimigo: a burocracia governamental.

Fonte: TV.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários