Nada demais, apenas imagens de uma reação química em nível atômico…

particulas

Os chamados Microscópios de Força Atômica Sem Contato são uma tecnologia do final dos Anos 80 que não utilizam luz para fazer suas imagens. Nem mesmo elétrons, pois o comprimento de onda deles também não permitem imagens de objetos abaixo de um determinado tamanho. A ciência por trás deles é outra.

Se baseiam em uma ponta muito fina, microscópica, que é mecanicamente suspensa a um pentelhonésimo de mícron acima da amostra a ser examinada. Na ponta da ponteira, uma única molécula de monóxido de carbono.

Um mecanismo incrivelmente preciso desliza a ponteira. Se ela passar por cima de um átomo, ou mesmo um elétron, diversas forças entram em ação, desde o Efeito Cassimir até Forças de Van der Waals,  magnetismo, capilaridade, midiclorians, tudo. Essas forças fazem com que a ponta se movimente. Um laser verifica e amplifica esse movimento, gerando um sinal utilizado na composição da imagem.

Felix Fischer, um químico de Berkeley estava pesquisando técnicas de produção de grafeno quando percebeu que precisava identificar se as moléculas criadas eram as corretas. Os meios químicos eram bem trabalhosos, o método mais rápido seria… olhar as maledetas.

Ele deu um pulo em outro laboratório na mesma Universidade, apresentou a idéia e os responsáveis pelo microscópio toparam. Felix conseguiu então ver suas pequenas criações.

VER moléculas por si só já é algo que parece ficção científica. Usar isso de forma corriqueira então, nem se fala. Veja você também, que coisa linda, nossa tecnologia nos dando Visão Além do Alcance:

melecula1

melecula2

melecula3

A pesquisa produziu moléculas inesperadas, e permitiu até que comprovassem estruturas que não tinham certeza se seriam possíveis, como esta aqui debaixo, que em todos os os anos estudando química[Citation Needed] eu nunca tinha visto. Que diabo são esses peixinhos?

melecula4

Fonte: Wired.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Rodrigo Menezes

    WOW!

  • Felipe Vieira

    Mother of Lavoisier!

  • Esses “peixinhos” aparentam ser orbital do tipo “p” que não está totalmente preenchido. Se a reação é muito rápida na formação das ligações dentro da molécula, não sobra espaço próximo de alguns átomos para se ligarem, como parece ser o caso dos átomos (quase) no extremo da molécula.

  • O que 6 átomos de Carbono estavam fazendo na porta de uma igreja?
    BENZENO!!!!!

    HUEHUEHUEHUEHUE!!!!! :3

    • Keaton

      A piada foi tão infame que eu tive de votar +1 e comentar. 😛

    • Paulo torres

      Caraca!! Ri alto aqui e sala está cheia de gente! huahuahuauh

  • Luiz Felipe

    Dia desses estava discutindo com alguem na internet e ele disse que nao dava para tirar foto de um atomo, ele usou isso com argumento, ou pelo menos tentou. tome maldito. Science bitch.

    • Quem disse que essas fotos são dos átomos?

      As figuras apresentadas no texto exibem as belas forças de ligação entre os átomos em moléculas orgânicas, não os átomos em si. 😉

      • Antonio Azevedo

        Se eu tiro uma foto de satélite e vejo um monte de trilhas de pegadas dando voltas e um pontinho mínimo no meio, eu digo que é uma foto de um homem girando em círculos. Pode não ter nitidez, mas há certeza.

        • Keaton

          E se não for o mesmo homem que fez aquilo? :p

      • Luiz Felipe

        Obvio que não, o atomo é 99.999% espaço, nem dá para “ver” o nucleo, esse espaço esta “preenchido” pelas forças.
        Mas veja, a definição de fotografia diz que é produzir uma imagem a partir da ação de alguma força radiante ou outra em uma superficie. Então teoricamente o efeito cassimir serviria, a definição não é tão estrita assim a ponto de considerar apenas fotons.

  • Luiz Felipe

    O mais impressionante é que as imagens batem certinho com o que foi descoberto há mais de um século pelo Kekulé. É de tirar o fôlego saber que em 1865 ele sentou numa cadeira e passou horas estudando as propriedades do benzeno, calculou e conjecturou tanto que, quando foi dormir, sonhou com a forma correta, que hoje, finalmente, podemos ver.
    Quando vi essa notícia fiquei arrepiado e esse sentimento vai demorar a passar…

  • “Os meios químicos eram bem trabalhosos”

    Em 1950, talvez ainda se usasse métodos químicos de analise. Há muito tempo se usam métodos físicos (desde espectrografia até RMN)

    “VER moléculas por si só já é algo que parece ficção científica”

    Na década de 1960, talvez.

    “Usar isso de forma corriqueira então, nem se fala”

    Na década de 1980, talvez.

    • Juliano Teichmann

      Como você disse pra mim, e as suas fontes? hueheuheuheuehuehe BR BR BR

  • Mateus Azevedo

    Não sou de ficar corrigindo, mas isso vindo do Cardoso me surpreendeu 😛

  • Nossa, que HORROR, o sujeito foi escrever “fazem”, se distraiu e atropelou o teclado. PEGUEM AS TOCHAS E OS ANCINHOS!

  • Israel

    se for verdade mesmo será inaugurada uma nova era nas quânticas da química e da física, essa técnica pode ser modificada para ser utilizada em uma infinidade de compostos, toda aquela teoria de ligações químicas, quiralidade, ressonânica, etc e além
    muito empolgante!
    mas to me perguntando ainda porque a ligações de carbonos com hidrogênios brilham mais e porque cabonos com ligações triplas aparecem como círculos

  • Guest

    se for verdade mesmo será inaugurada uma nova era nas quânticas da química e da física, essa técnica pode ser modificada para ser utilizada em uma infinidade de compostos, toda aquela teoria de ligações químicas, quiralidade, ressonância, etc e além
    muito empolgante!
    mas to me perguntando ainda porque a ligações de carbonos com hidrogênios brilham mais e porque cabonos com ligações triplas aparecem como círculos

  • Xultz

    Quer dizer que aqueles simbolozinhos que eu tentei aprender em química (e nunca consegui) realmente fazem sentido? Fiquei de cara agora…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja