Meio Bit » Arquivo » Indústria » O dia em que Star Wars derrubou a AT&T

O dia em que Star Wars derrubou a AT&T

Serviço promocional com hotline de Star Wars derrubou o sistema de telefonia da AT&T em 1980.

11 anos atrás

potw_01

Estamos falando de 1980, alguns meses antes do lançamento de “O Império Contra-Ataca”. Se você acha que hoje existe uma febre de Star Wars, imagine que um fã daquela época olharia para as reações atuais com desprezo, na pegada “Bitch, please…” mesmo. Por mais que fossem meio que socialmente estranhos, os geeks da franquia do George Lucas eram absurdamente dedicados.

Pois o marketing da empresa resolveu ajudar na divulgação do filme, contratando um serviço de hotline da AT&T. Era uma central que receberia ligações da alucinada audiência, meses antes do lançamento do longa-metragem nos cinemas. A ligação era gratuita, e tinha uma gravação com um diálogo bem engraçado, dando mais detalhes da obra. Nada que pudéssemos dizer: “Nossa, mas que detalhes fantásticos!!”, mas além do teor cômico, era mais uma forma de se ter contato com o universo de Star Wars.

Bem, como eu disse, estamos falando de 1980. A tecnologia da época não era capaz de suprir algo assim. Isso fez com que a rede da AT&T simplesmente parasse de funcionar em diversos lugares dos EUA. Um ex-funcionário da Lucasfilm explica:

Na primeira semana de atividade, tantas pessoas ligaram para o número 0800 que a rede da AT&T não conseguiu aguentar. O sistema ficou tão sobrecarregado que não era sequer possível gerar o tom de ocupado para as chamadas. Em Illinois, por exemplo, a paralisação foi de várias horas. A AT&T ficava insistindo para que a gente contratasse linhas adicionais para suprir a demanda, mas publicou um comunicado assumindo a culpa das falhas operacionais.

Nós fomos meio que obrigados a soltar uma declaração dizendo que também sentíamos muito pelos fãs de Star Wars estarem tão ansiosos a respeito do próximo filme a ponto de entupir a central com telefonemas ininterruptos. O acontecimento, claro, virou notícia rapidamente. Foi a melhor publicidade que a gente poderia ter tido.

Se você ficou curioso a respeito do áudio dessa gravação, confira no vídeo abaixo:

[youtube

E você? Gosta de Star Wars ou acha a franquia algo dispensável?

Fonte: Vice.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários