Meio Bit » Arquivo » Mobile » A morte do torpedo, as operadoras choram

A morte do torpedo, as operadoras choram

Depois de atingir o auge de lucratividade em 2012, o reinado do SMS parece estar destinado ao declínio nos próximos anos, com a chegada da concorrência de iMessage, WhatsApp, Viber, BBM e tantas outras. As operadoras choram pelos lucros

11 anos atrás

O famoso SMS (Short Message Service), que foi idealizado na década de 80 em uma pizzaria finlandesa e teve sua estreia em 1992 no Reino Unido, pode estar com seus dias contados. Nem parece que a tecnologia já tem mais de vinte anos e até então reinasse quase solitária entre as alternativas de comunicação textual móvel. O auge de envio de mensagens de texto aconteceu no ano passado, 2012, onde no mundo foram enviadas cerca 17,6 bilhões de torpedos. Com sua limitação de 160 caracteres (140 para o usuário e 20 para a operadora) o SMS até então era a menina dos olhos das operadoras de telefonia, pois custam praticamente nada para elas e tem uma margem de lucro absurda.

sms

Só que esse número pode estagnar ou até mesmo diminuir nos próximos anos, chegou a concorrência. Com a popularização dos smartphones vieram os aplicativos de troca de mensagem. Estes, ao usarem a internet, não possuem necessariamente vinculo com a operadora. E não é só isso, não possuem limitação de caracteres, não possuem limitação de conteúdo (você pode compartilhar áudio, vídeo, imagens, links, emoticons e etc), são personalizáveis, permitem a criação de grupos de conversa, permitem que você adicione e bloqueie pessoas, chegam mais rápido que o SMS, tem formas de garantia de entrega mais confiáveis, entre outras opções.

whatsapp_viber

Entre os precursores dessa facada nas costas das operadoras estão o BBM (Blackberry Messenger), o iMessage da Apple, o WhatsApp, o Viber, e a febre chinesa TenCent. Além dessas alternativas você pode usar o chat do Facebook, o finado MSN Messenger agora no Skype, o finado Gtalk agora Hangouts, fora o nosso lindo Twitter com suas mentions e Direct Messages. Todo mundo quer abocanhar uma fatia desse mercado em erupção de comunicação móvel, que já teve mais de 19 bilhões de mensagens eletrônicas enviadas em 2012, ou seja, já superou o antigão SMS.

O fato desses mensageiros “gratuitos” terem ultrapassado o SMS fica mais espantoso se analisado na seguinte perspectiva: no mundo temos 3,5 bilhões de celulares compatíveis com o simples e prático torpedo, contra cerca de 600 milhões de smartphones ou aparelhos que conseguem pelo menos acessar um WhatsApp de forma sofrida. Claro que as adolescentes do mundo todo com o WhatsApp na mão pesam muito nesse número, enviando em um dia o que seu pai vai enviar na vida toda.

Segundos estimativas financeiras, esses aplicativos somados deram um prejuízo de míseros 23 bilhões de dólares para as operadoras, somente em 2012. No Brasil, o preço do uso do SMS vem caindo drasticamente nos últimos anos, com as quatro grandes operadoras ofertando mensagens de texto ilimitadas com custos razoáveis em seus planos pós pagos ou até mesmo por um valor fixo diário no pré pago. Mas cuidado, se você não contratar um pacote do serviço ou participar de alguma promoção na sua operadora, a mensagem em terras tupiniquins pode chegar em até R$0,50 por unidade enviada. Quando a mensagem é enviada daqui para o exterior (ou do exterior pra cá) o preço passa de R$1,00 por unidade. Por isso que esses aplicativos se tornam tão visados e utilizados, pois mesmo estando na Rússia, basta você encontrar um hotel com WiFi e falar com o mundo todo via Skype, de graça, em tempo real.

Com certeza o SMS vai demorar para ser completamente extinto, afinal infelizmente não podemos contar com a conexão de internet em todos lugares onde vamos nos enfiar. Da mesma forma, não são todas mamães e papais que tem filhos tão legais como a gente que lhes ensina pacientemente a usar o chat do Facebook, ou adicionar pessoas no Skype, ou ainda baixar e instalar o Whatsapp no smartphone novinho que lhes presenteamos de natal, ou seja, muita gente ainda vai ficar na torpedeira por muito tempo. A tendência, com certeza, será que o preço por SMS enviado caia cada vez mais e as operadoras passem a inventar outras formas de ganhar seu precioso dinheiro. 😉

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários