Meio Bit » Arquivo » Indústria » Samsung invade o quintal da Nokia com os dois pés na porta

Samsung invade o quintal da Nokia com os dois pés na porta

Pela primeira vez na história, Nokia perde mercado para a Samsung na Finlândia

11 anos atrás

O melhor produto da Finlândia

A Samsung pode estar por cima da carne seca no mundo todo, porém havia um recôndito frio e nevado onde ela não consegue liderar: a Finlândia. Lá a Nokia ainda detém um certo prestígio, mesmo tendo passado o diabo nos últimos anos e apertado o cinto até o último furo, já que foi obrigada a fechar as fábricas lá. O acordo com a Microsoft deu uma sobrevida à empresa, que graças a sua expertise em hardware consegue apresentar smartphones WP8 sensacionais e apetitosos, como o Nokia 920.

Mas esse panorama está começando a mudar. No último quadrimestre a Samsung ficou com 36% do market share finlandês, contra 33% da Nokia. A Apple amargou um terceiro lugar, com apenas 14%. Mesmo tendo sido ultrapassada, os números da empresa local ainda são expressivos e mostram que os cidadãos se mantém fiéis à uma empresa da terra deles, num nacionalismo consumista que costumamos ver também em outro lugar: o Japão.

Como se não bastasse, a Samsung vai montar um novo centro de pesquisas na cidade de Espoo, a apenas 15,5 km da capital Helsinki. Uma oferta de emprego vazada denunciou o nome da instalação: Samsung Electronics Research Institute (SERI). Não há maiores detalhes, mas é uma empreitada que pode ameaçar a Nokia em sua própria casa, onde ela sempre foi forte e causa de orgulho dos finlandeses, já que foi uma das precursoras da comunicação sem fios.

Resta saber como (ou se) a Nokia vai reagir para retomar sua parcela de direito do market share finlandês, nem que seja à base de marretadas. Com o Mjolnir. 🙂

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários