Meio Bit » Arquivo » Software » Melhorando o Windows XP

Melhorando o Windows XP

16 anos atrás

Na minha opnião, o Windows XP é o melhor sistema operacional lançado pela Microsoft, contudo, o XP está longe de ser  perfeito. Com o tempo é normal que ele fique mais lento devido ao acumulo de "porcarias" que ficam no registro e como uso ele a muitos anos, já enjoei do visual do SO.

Após procurar em alguns sites, conheci um software chamado TuneUp Utilities 2007. O programa foi criado por uma empresa alemã com a intenção de proporcionar uma forma fácil de modificar várias característica do sistema operacional mais usado do mundo.

De fato, o software é um tanto quanto abrangente. Ao instalar a suíte, vários programas permitirão que o susuário mude quase tudo no Windows. Navegando pelo TunUp, um assistente irá te ajudar a mudar o sistema da forma que achar mais conveniente.

Por exemplo: Caso queira mudar os ícones do Windows, basta abrir o TuneUp Styler 2. Com ele você poderá alterar os ícones um por um ou instalar um dos pacotes completos disponíveis no site da empresa. Você poderá ainda mudar o tamanho dos ícones, o espaçamento entre eles no desktop e até remover aquela setinha que aparece quando se cria um atalho. O TuneUp Styler 2 permite ainda que se altere a tela de boot e logon, além de todo o estilo visual do Windows.

Você poderá desligar animações e efeitos, retirar sombras dos menus e alterar a suavização das fontes. Essas modificações podem fazer com que o sistema se torne mais rápido o que ajuda e muito os donos de máquinas mais modestas. E as possibilidades não param por aí, desde alterações no Internet Explorer e Firefox, até clientes de emails e a possibilidade de trocar a cor das letras do prompt de comando. Há até a possibilidade de alterar o caminho  de pastas especiais, como a Fonts ou Meus Documentos.

 A parte de manutenção também não deixa a desejar. Você poderá escolher quais programas serão inicializados junto com o Windows, ter todas as informações detalhadas sobre o hardware do computador, fazer backup dos arquivos, desfragmentar os discos, limpar o registro do sistema, e corrigir possíveis erros nos hds.

Ainda sobre os hds e suas partições, há um assistente fantástico que mostra através de gráficos e tabelas como o seu hd está sendo usado. Nele você poderá ver quais pastas ocupam mais espaços e quais são os maiores arquivos presente no disco. É muito interessante e te faz pensar se aquele layout com mais de 200MB não pode ser deletado, já que não tem mais utilidade.

A suíte disponibiliza ainda um otimizador de memórias e um de sistema, que modifica o Windows de forma que se torne mais rápido.

 Portanto, mesmo não tendo falado tudo que é possível fazer com o TuneUp Utilities 2007, acho que vocês já conseguiram ter uma noção das modificações que o software oferece e o quanto ele pode melhorar o XP. O software está disponível por 30 dias e a versão completa custa US$ 39,99. É verdade que muitas dessas modificações podem ser feita manualmente, mas ter um programa que centraliza tantas funções facilita e muito o esforço e posso garantir que vale cada centavo gasto.

relacionados


Comentários