Meio Bit » Arquivo » Internet » Blogs não são confiáveis? E os jornais são?

Blogs não são confiáveis? E os jornais são?

16 anos atrás

O jornal O Povo está realizando uma enquete com a seguinte pergunta "Você acha que os blogs são fontes de informações confiavéis?". Obviamente, o resultado parcial é desfavorável para a blogosfera: 76% dos respondentes acham que não! Não acho que o resultado seja injusto, pois eu também não confio em TODOS os blogs que leio. Contudo, acho que a enquete é tendenciosa, pois oferece ao respondente somente uma resposta binária: sim ou não! Posso parecer paranóico, mas acredito que houve uma certa malícia na elaboração da questão com o intuito de disseminar a dúvida entre os leitores do referido jornal quanto a qualidade das informações publicadas em blogs.

É óbvio que existe muito informação incorreta em blogs: algumas são colocadas por erro, outras são plantadas propositalmente para gerar tráfego! Porém, existem muitas informações corretas também, e o melhor, acompanhadas de opiniões. Os jornais também possuem opiniões, porém elas estão escondidas diluídas nas entrelinhas. A grande maioria dos jornais se diz isenta ou imparcial, porém isso não passa de um mito! Os jornais, geralmente, representam grupos políticos ou econômicos e seus respectivos interesses. Agora é minha vez de perguntar: você acha que os jornais são fontes de informações confiavéis? Se você inocentemente respondeu sim, fique atento! Há jornais e há jornais. Da mesma forma que não dá para confiar em tudo que se lê na blogosfera, também há muitas mentiras inverdades publicadas na mídia impressa. A diferença é que a informação na Internet é livre, portanto a verdade está a um hyperlink de distância, basta procurá-la.

Ontem participei do BlogCamp-CE, o primeiro evento regional de uma série de iniciativas da blogosfera para debater temas relacionados a blogs. Foi muito gratificante ver como a preocupação com a ética tem sido um tema recorrente nas discussões. As informações presentes nos blogs são preparadas por pessoas (como nos jornais), portanto podem conter erros. Cabe ao leitor estar preparado para separar o joio do trigo. Felizmente, na blogosfera há bem mais trigo que joio! Não concorda? Então participe dessa pesquisa manipuladora.

P.S.: ATENÇÃO! Não confie nessa informação pois ela está publicada em um blog. Porém, use-a para desenvolver sua opinião consciente sobre o tema.

relacionados


Comentários