Microsoft e Google fazem as pazes e trabalham juntos em app oficial do YouTube para o Windows Phone 8

gogoni-wp8-youtube

Após um arranca-rabo entre Microsoft e Google por conta de um app do YouTube, ambas as empresas chegaram num acordo e a gigante de Mountain View emitiu um comunicado dizendo que ambas trabalham juntas para desenvolver um aplicativo para o sistema móvel das janelas.

É preciso primeiro entender o que aconteceu: na última semana o Google mandou uma carta à Microsoft exigindo a retirada de um app do YouTube lançado pela mesma uma semana antes no WP8, que não foi desenvolvido pela empresa. Pior: ele quebrava uma série de termos da API do Google, como permitir que o áudio continuasse sendo executando mesmo com o app minizado e pior, ele podia fazer downloads dos vídeos e bloqueava anúncios. Uma marmotagem daquelas.

Óbvio que isso pegou mal pra caramba e o Google caiu matando em cima. A Microsoft, em vez de removê-lo, lançou uma atualização em que alguns features polêmicos foram desativados, mas ele continuava não exibindo anúncios. A empresa de Redmond alegou que consertaria isso se o Google liberasse os APIs necessários, o que a princípio parecia que não iria acontecer, já que a intenção era remover o app para que o Google lançasse sua versão dele, e não consertar o app pirata.

Com esse entendimento dá a impressão de que o app de tapa-olho só ficará disponível até o lançamento da versão oficial, de modo algum o Google vai aceitar mexer em algo que eles não desenvolveram. No fim das costas é um ótimo tapa na cara que a empresa levou, para ver se ela aprende a lição e lança logo outros apps que ainda não deram as caras no sistema, como o Drive, o Google Plus e o Maps, antes que a história de repita. 😉

Fonte: Mashable.

Relacionados: , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Carlos Eduardo

    Mesmo sendo usuário de Android, eu raramente uso youtube. O foco deste app com certeza não é o Brasil, já que aqui, assistir um vídeo via 3G é o mesmo que querer abrir uma passagem em muro batendo com a cabeça.

    • True Story

      Te contar uma coisa… Youtube existe ja tem um bom tempo antes do 3g ser popular em qualquer lugar do mundo.

      O app é feito pra suar via wifi, afinal só mesmo sendo muito idiota pra gastar a banda, bateria e etc de forma cavalar.

      não confunda as bolas. Youtube é feito pra wifi… Mas pode ser usado com 3g.

      • Carlos Eduardo

        Tenho telas fullhd no escritório e em casa, para que eu veria algo pelo smartphone ? … em outros locais públicos que oferecem wifi é lento da mesma forma.

        • Kadu Gaspar

          Pra usar quando você não tiver uma tela full-HD por perto, para tablets, enfim. Eu, estudando na biblioteca da faculdade, já precisei usar o app do Youtube conectado pela wifi da biblioteca para assistir uma vídeo aula de uma matéria que estava com dificuldade. É só um entre os vários casos em que ele pode ser útil.

          Apesar de não ser útil para você, pra mim é.

          • Carlos Eduardo

            Compreendo @facebook-100000570558628:disqus , no entanto na minha vida, esta app é inútil 🙂 pelo menos não até o Brasil ter internet que preste ao ar livre e talz. Para quem faz uso, excelente então que tenha a app para este sistema da MS.

          • Guest

            Na sua vida pode não ser util. Passe a raciocinar menos sobre o que voce precisa ser o centro do mundo.

          • Carlos Eduardo

            você leu meu comentário direito cidadão ?

      • Kadu Gaspar

        É o que eu penso.

  • ClaudioLisboa

    Adoro o MetroTube e dificilmente vou mudar.

    • Felipe Riffel

      na minha opinião o Metrotube humilha os apps oficiais de youtube, em qualquer plataforma, pratico, rápido, bonito, e tem download dos videos

  • Edmilson_Junior

    No fim das costas fica outra coisa 🙂

  • True Story

    A google ta sendo muito troll com a microsoft vetando programas só pra ninguem comprar a plataforma. Decadas atras isso ~daria um belissimo processo
    AntiTruste. Mas os tempos são outros e a molecada ja acha normal a microsoft ser um bilona de super sentai e o google a galera da pesada do esquadrao classe a.

    • Cristiano Santos

      Pior que não é só com a Microsoft não.

      Para que gostaria de usar o Mail nativo do iOS e quer a função PUSH nos e-mails, já era. Ela simplesmente barrou a função e agora só para quem usa a versão paga (Google Apps) ou via aplicativo próprio para iOS.

      Na boa? Maldita hora em que criei meu e-mail @gmail.com Se pudesse voltaria no tempo e NUNCA usária Gmail outra vez!

    • Kessler

      Engraçado é a cambada que achava um absurdo a Microsoft colocar um navegador no próprio OS (o horror!) e bate palmas para o Google.

      • True Story

        Pois é né? Gente sem memoria a gente ve aqui.

    • Gabriel Arruda

      O YouTube é acessível através do navegador, então acho que não daria problemas para o Google. De qualquer forma, o Google sabotar a Microsoft pode ser uma atitude de “má fé”, mas até ai a Microsoft nunca foi santa. Nessa história, ninguém é coitado.

  • Francisco Lunardi

    Só uma coisa, app oficial da google pra WP8? Aham claro que ela vai fazer…

    • Felipe Riffel

      tem o do google(buscador) até o momento.

  • Pingback: Microsoft publica nova versão do seu polêmico app do YouTube para Windows Phone « Meio Bit()

  • Pingback: Microsoft desistiu do Youtube no Windows Phone? | Mais Digital Blog()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis