Meio Bit » Indústria » Carreira em TI: Por onde começar?

Carreira em TI: Por onde começar?

16 anos atrás

Muitas vezes você se pergunta: como começar em TI? Qual especialidade é a melhor? Qual paga mais? Desenvolvimento? Qual linguagem: JAVA? .NET? Infra-estrutura? De que? Redes? Servidores? As certificações realmente diferenciam os profissionais? Como está o mercado brasileiro? E o mercado mundial? E seguem-se mais e mais perguntas sobre qual é o melhor caminho a seguir. Isso quando você não se depara com as mesmas perguntas durante o curso de sua carreira.

Bom, nesta série de matérias, vou comentar um pouco sobre cada interrogação. Não pretendo ter a resposta para todas as perguntas, e nem pretendo descobrir a fórmula mágica do sucesso. Tenho a intenção sim, de contar o que a experiência já me ensinou e o que percebo do mercado, estando nele há mais de 10 anos.

Vamos então à primeira questão: Como se preparar?

Estando na faculdade, cumpra suas obrigações com suas notas e aproveite o tempo para aprender o máximo que puder. Faça mais do que a média; a maioria das entidades de ensino no Brasil não prepara totalmente o profissional para o mercado.

Aqui vão algumas dicas dos conhecimentos que vão diferenciar você no mercado:

  • Inglês é fundamental. Se você quiser progredir em TI, inglês é tão importante quanto português. Se puder, aprenda espanhol. Espanhol não é português, e não acredite em ninguém que diga que espanhol é fácil, e que todo mundo entende. Eu já trabalhei em diversos países na América Latina e todos têm diferenças no Espanhol. Você pode passar maus bocados, para não dizer vergonha quando estiver falando ou escrevendo em espanhol.
  • Base de Dados: estude, crie e construa bases de dados. Isso é um grande diferencial em seleção de estagiários e profissionais iniciantes na carreira. Vocês ficariam espantados com a quantidade de pessoas que se aplicam para vagas e não sabem construir uma consulta em SQL.
  • Desenvolvimento: desenvolva macros, aprenda VBA. Excel é uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de TI. Saber manuseá-lo e ainda saber utilizar as ferramentas de programação dentro dele, é um diferencial muito bom.
  • Você sabe o que é Virtualização de Servidores? Já ouviu falar em VMWare ou Virtuozzo? E Microsoft Virtual PC? Se sim, ótimo. Se não, é melhor correr atrás e conhecer como isso funciona. Virtualização é, e será um dos tópicos mais predominantes em Infra-estrutura de TI nos próximos anos, por estar diretamente ligada com uma potencial racionalização de custos e a campanha Green IT (falarei sobre esta em outra matéria).
  • Você sabe o que e Tier 1,2 e 3 em sistemas de armazenamento? Dê uma olhada no site da EMC: www.emc.com.
  • Aprenda uma linguagem de programação: JAVA ou .NET. Simplesmente pelo fato de que são as mais utilizadas hoje nas empresas.
  • Você sabe falar em público? Quantas vezes você esteve na frente da turma para apresentar um trabalho? Aproveite a faculdade; em alguns anos você estará na frente de gerentes, diretores e clientes, apresentando soluções e propostas. E então? Como vai ser? Existem diversos cursos que ajudam você a falar em público, e se expressar. Não me entendam mal, timidez não é pecado, mas você precisa ter a habilidade de demonstrar suas idéias e conceitos.

Aqui nos Estados Unidos, ter experiência fora da sala de aula é muito importante e é uma diferenciação na hora da contratação. No Brasil, isso significa: procure um estágio; ou procure um emprego que você possa conciliar com a faculdade.

Perece muita coisa para aprender, certo? Errado. Isso ainda é pouco. E a carreira de TI vai exigir que você esteja em constante processo de renovação dos seus conhecimentos. Portanto, é melhor se acostumar desde cedo.

Um ponto muito importante: não pense em vencer tudo isso de uma única vez. Disciplina de estudo e planejamento são fundamentais para conquistar todas as etapas. Estabeleça metas de aprendizado no ano, semestre, ou mês, e conquiste-as com o tempo. Você pode se planejar para aprender bases de dados neste ano, e dividir o seu estudo em pequenas partes para conquistar o objetivo final.

Parece trivial, mas não é. Para dar uma idéia do quão isso é importante no futuro, uma das características mais importantes de um grande profissional, especialmente um gestor ou técnico de TI, é ter a capacidade de quebrar um problema ou objetivo em pequenas partes, e ir gradualmente solucionando-as até a conclusão final.

Bom, por esta semana e só. Na semana que vem eu volto falando de certificações: qual a importância delas, e quais as mais quentes do mercado.

relacionados


Comentários