Meio Bit » Arquivo » Hardware » A primeira tela azul a gente nunca esquece

A primeira tela azul a gente nunca esquece

16 anos atrás

bsodcc.jpg

Parece praga do Stallman. No mesmo dia em que comento que nunca tive uma tela azul no Vista, sou agraciado com a situação da imagem acima.

Levando-se em conta que estou usando o Vista como sistema principal desde o lançamento do último Beta (sim, antes do RC1, eu sou doido), depois a versão final e essa foi minha primeira tela azul, até que a média está boa. Quem não concordar, que vá para o inferno, ou para os anos 90 usar o Windows 3.1, o que é basicamente a mesma coisa.

Só que como todo usuário mais experiente sabe, hoje em dia uma tela azul, um kernel panic ou um Guru Meditation é mau sinal. No tempo do Windows 98 quando uma máquina dava muita tela azul, além do normal, um procedimento comum era tentar instalar um Linux. Em geral sequer passava dos scripts iniciais, alguns sequer terminavam o boot, o que comprovava: Problema no hardware. Com a chegada do Windows 2000 e um sistema operacional de 32 bits de verdade (o NT não conta, sempre foi restrito ao mundo corporativo) muita máquina "boa" passou a "misteriosamente" dar pau.

Lembro que gente reclamava. "poxa, no 98 funcionava perfeitamente", sendo que o perfeitamente eram umas 5 telas azuis por dia.

No caso do micro acima, após enfiar o dedo no reset, durante a inicialização o micro reportou 96MB de RAM e travou. Desligando da tomada e esperando alguns minutos, a mesma coisa. Removi um pente de 512MB, o boot parou em 380MB, de um pente de 1GB. O de 512MB reportou 512MB quando instalado sozinho.

Baseando-me na Primeira Lei de Cardoso, "Informática não é uma ciência exata", removi ambos os pentes, dei três pulinhos, alinhei-os em direção a Meca, mostrei uma foto do Chuck Norris e instalei de volta, invertendo os slots originais.

Tudo funcionou perfeitamente.

Mesmo assim, agora eu sei: Algo está suspeito na máquina. Se acontecer de novo, o pente de 1GB vai rodar.

O problema é a inércia dos profissionais de TI, eu incluso, que acham essas telas azuis "naturais". Com isso temos casos como o contado pelo Rael, nos comentários deste post, onde as máquinas Windows 2000 na Caixa Econômica Federal vivem dando tela azul e o Suporte não dá bola.

Para que um sistema operacional funcione de forma decente ele precisa de um hardware em condições decentes. Parece simples mas a maioria de nós sempre acaba com uma gambiarra aqui e ali. Depois, culpa o Bill. Ou o Stallman.

relacionados


Comentários