Meio Bit » Arquivo » Internet » Mozilla, Mozilla e mais Mozilla

Mozilla, Mozilla e mais Mozilla

16 anos atrás

A primeira e mais atual notícia, é que lançamento do Firefox 3 Beta 1 está próximo. Uma versão com este nome já está disponível no ftp da Mozilla, mas não é ainda a versão oficial, o Beta 1 release candidate (candidato a Beta 1) será lançado nesta sexta.
Mesmo estando próxima, a data ainda é bem atrasada em relação à previsão inicial de 31 de Julho, que foi depois atrasada para Setembro e então atrasada mais uma vez para o fim desse ano.

A segunda notícia (que não é tão nova), é o desenvolvimento do Firefox para PDAs e Smartphones (Symbian, Windows Mobile/CE e Linux), um dos poucos mercados significativos de navegadores que o firefox não atinge, e já tem presença forte do Internet Explorer (somente Windows), Opera e Safari (somente no iPhone/iPod Touch). O lançamento é esperado para 2009, mas com a revolução que os dispositivos móveis vem sofrendo, talvez tenha sido tarde demais para entrar neste mercado. A justificativa da Mozilla é que só agora os dispositivos móveis começaram a ser potentes o suficiente para oferecer uma boa experiência na WEB.

A terceira noticia, é o desenvolvimento do Prism (antigo Webrunner), que tem o objetivo de trazer aplicações WEB para o desktop, trazendo o melhor dos dois mundos: um processo de instalação simples, com updates imperceptíveis ao usuário, com acesso a API Offline, e,pasmem, gráficos 3D acelerados por hardware.
Ao contrário do Adobe AIR e do MS Silverlight, o Prism não pretende criar uma plataforma fechada que "substitua" a WEB, e sim trazer a WEB para o desktop em uma plataforma aberta.

Fontes adicionais: PCWorld 1, PCWorld 2

relacionados


Comentários