Meio Bit » Arquivo » Hardware » MIT leva seu guepardo-robô para uma corridinha

MIT leva seu guepardo-robô para uma corridinha

MIT exibe guepardo-robô que se move de forma tão fluída que cai no Vale do Estranheza

11 anos atrás

MIT Cheetah

A DARPA é muito provavelmente o órgão governamental que está mais próximo de ser o causador do apocalipse robótico, graças a suas pesquisas em parceria com a Boston Dynamics, onde desenvolveu os quase-autônomos BigDog e PETMAN (aqui e aqui). Além desses também foi apresentado o Cheetah, um robô-batedor que conseguiu correr a uma assustadora velocidade de 47 km/h!

É impressionante, veja o vídeo:

Porém nota-se que a Boston Dynamics sacrificou a reprodução mais fiel como em seus modelos anteriores em prol da performance. Correndo por fora, a MIT apresentou uma variação do Cheetah, que apesar de não ser tão rápido quanto, fica evidente que os pesquisadores se preocuparam em tornar seu movimento o mais natural possível, inclusive imitando o que a natureza levou bilhões de anos para aperfeiçoar: ao invés de motores para retornar as patas à posição anterior, foram usados tendões de kevlar que funcionam como os naturais, não gastando energia e em teoria permitindo que ele carregue baterias adicionais, como num dínamo.

Além disso o movimento dele é impressionante; ao atingir a velocidade de 22 km/h ele muda de trote para galope, exatamente como um guepardo faz (tudo isso com um gasto de apenas 1 kW). Note como a coluna serpenteia de modo a permitir a corrida, é simplesmente fantástico:

Sim, claro, foi direto pro Vale da Estranheza, ainda mais se compararmos com o modelo original:

Num futuro não tão utópico robôs como esse poderiam ajudar em missões de reconhecimento terrestre, pois se camuflados poderiam ser confundidos com a fauna local. Principalmente no caso das guerras civis intermináveis da África.

Fonte: PopSci.

relacionados


Comentários