Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Damn Small Linux 4.0

Damn Small Linux 4.0

16 anos atrás

meiobit-DSL.jpg

Aproveitando o artigo do Marcellus sobre distribuições Linux de bolso, fui dar uma olhada no Damn Small Linux, que acabou de liberar sua versão 4.0.

Está lotado de atualizações, foi para o kernel 2.4.31 e a detecção de hardware está pra lá de decente, mesmo em máquinas virtuais. Nada mal comparado ao Mandrake 8, que bootava do CD e depois parava por não conseguir identificar um drive CD na minha máquina.

meiobit-dsl2.jpg

meiobit-dsl4.jpg

Em uma época em que qualquer filminho da Misty Mundae ocupa 300MB, é excelente ver que dá pra colocar um sistema operacional completo em menos de 50MB. Isso mesmo, aquele pendrive velho de guerra de 256MB jogado na gaveta dá e sobra, e se seu PC aceita boot via USB, está com a vida ganha.

Em termos de aplicações, temos três navegadores, editores de texto, planilhas, "jogos" (não vou forçar a amizade chamando freecel de jogo), editores de imagens, clientes de email, PIMs, Instant Messengers... são literalmente centenas de aplicações. Fora os servidores. Há até servidor web no pacote. Quem quer controle do ambiente, pode levar esse bicho no pendrive e ser feliz.

A parte ruim é que não dá pra fazer um omelete sem quebrar alguns ovos, e pra enfiar tanta coisa quem 50MB tiveram que abrir mão do visual. O DSL é feio. BEM feio. O gerenciamento de fontes é inexistente, e seu modelo de janelas é igual ao do Linux de 10 anos atrás.

meiobit-dsl5.jpg

Se você não liga para isso, quer ter uma distribuição sob seu controle, sem se arriscar a usar programas suspeitos em lanhouses e casas de amigos esquisitos, o Damn Small Linux é uma ótima opção. Mas se você faz questão do último visual, janelas coloridas piscando girando 3D, compre um notebook.

Fonte: Download Squad

relacionados


Comentários