Por que diabos Windows-users não migram pro Mac?

Por: em 20/10/07 na(s) categoria(s): Apple e Mac


Steven Leigh, segundo ele próprio, foi um usuário de Windows daqueles que dizem que nunca mudaria de sistema operacional, e ainda riria da cara de quem se propusesse a convencê-lo. Hoje, ele é um usuário de Macs visivelmente apaixonado, basta ver o primeiro parágrafo do texto onde ele comenta porque raios os usuários do Windows não migram para o Mac. É uma lista de oito motivos que, se for parar para pensar, também se encaixam para explicar a baixa adoção do Linux.

Ignorância
O primeiro motivo. Não no sentido de “burrice” ou “parvoíce”, mas no de falta de informação. A maioria das pessoas pensam que se trocarem de sistema terão que reaprender tudo de novo – o que não deixa de ser verdade, mas também não significa que é tão complicado assim.

O Office
Há muitas opções de softwares de escritório no mercado, para todas as plataformas existentes, mas a maioria das pessoas usa o Office da Microsoft. Pode ser um problema por causa da compatibilidade dos arquivos – eu uso o NeoOffice no Mac e sempre (SEMPRE!) dá problema. Nem quando eu uso o OpenOffice (no Linux) dá tanta incompatibilidade, pero que las hay, las hay. Mas há Microsoft Office para Mac, e a maioria das pessoas não sabe disso e têm medo de migrar.

Hardware
O hardware padronizado da Apple tem a vantagem de que o usuário nunca terá problemas relacionado a isso. O problema é a upgradeabilidade que, se não é mais tão impossível como antigamente no mundo da maçã, ainda é bem restrita. Mas Leigh levanta um ponto interessante: hoje em dia as pessoas trocam quase todos os componentes de suas máquinas a cada upgrade, e algumas vezes até vale a pena comprar uma máquina nova. Além disso, Macs possuem uma vida útil muito grande, onde iMacs de 5, 6 anos de idade ainda dão no couro – experiência própria.

Preço
Preciso mesmo comentar? Acho que não, né? Hoje, Macs nem são tão mais caros que PCs, o problema é mesmo o Brasil e a representante da Apple nestas bandas. No Paraguai é possível comprar máquinas Apple por preços muito acessíveis e, o que é melhor, legalmente (vide Big Manzana. Mas em compensação, é um produto de primeira linha e, como dito anteriormente, com ampla vida útil.

Mentiras e ataques ao Windows
Dois ítens num só, porque é praticamente a mesma coisa. No primeiro, eu discordo de Leigh quando ele diz que os comerciais “Get a Mac” da Apple são tendenciosos a ponto de causar desconfiança nos usuários de Windows. Afinal, para mostrar as próprias vantagens em relação à concorrência, se fazem comparações – quem não se lembra da “Get the facts” da Microsoft? Todo Windows-user que vê os vídeos da “Get a Mac” acaba se identificando e rindo de si mesmo; se isso não acontece é falta de bom humor.

Mas em relação ao segundo, ok, é verdade, é duro admitir mas é a pura verdade. Todo Apple-user, sem exceção, adora cutucar a concorrência, falando das vantagens de seu próprio sistema em detrimento do outro, enfatizando BSODs, erros inexplicáveis e a vulnerabilidade. Aliás, linuxers sofrem do mesmo mal. Não parece que é insegurança?

Vista
Não posso dizer nada a respeito, porque nunca usei o Vista de verdade para fazer alguma avaliação segura a respeito. Apenas vi um notebook HP Pavillion gastar 600 MB de RAM com o Aero ativado (que é muito bonito, por sinal) sem fazer absolutamente nada além disso. Sim, há outra variáveis a serem consideradas, mas não acredito que o computador de um estudante de engenharia da computação seja tão zoneado a ponto de estar com outras coisas comendo memória “por baixo dos panos” sem que ele saiba e não se incomode com isso. Eu vi com estes olhos que a terra há de comer, mas dizem por aí que a nova versão do sistema da Microsoft é a melhor já feita, e Leigh diz que a qualidade dele faz com que os Windows-users permaneçam fiéis à Microsoft.

Mac users
Outra coisa verdadeira, difícil de admitir, mas que não vale somente para usuários de Mac. Linuxers e Windows-users também devem estar atentos para isso. Algumas pessoas (eu inclusa) amam tanto a plataforma que acabam espantando possíveis switchers. Pronto, falei, me sinto uma pessoa melhor depois de ter confessado isso.

Há também uma lista de oito motivos de o porquê os usuários de Windows estarem efetivamente migrando para o Mac, feita pelo próprio Leigh.

[via URLs Sinistras]

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Eu diria que é por dois motivos:

    1 – preguiça – a maioria não gosta de aprender coisas novas

    2 – falta de motivo – a maior parte dos usuários Windows ESTÁ satisfeita, a migração para o Vista está sofrendo justamente pq um monte de gente adora o XP, acha que ele atende perfeitamente suas necessidades. E atende.

    A idéia das migrações em massa só faria sentido se os usuários estivessem profundamente insatisfeitos, o que todas as pesquisas mostram não ser verdade.

    Pombas, se os fanboys e freetards do MeioBit, que xingam, fazem e acontecem, USAM o Windows,nem que seja para jogar, que dirá o pessoal que tem mais o que fazer e considera computador apenas uma ferramenta e não um Libelo Político pela Liberdade?

    Para promover essa migração a saída é o XP ganhar fama de ruim e o Vista de impraticável, mas convencer alguém que trabalha o dia todo com o computador e ESTÁ satisfeito é difícil.

    http://www.contraditorium.com

  • petter

    Eu acrescentaria mais um motivo ao comentário acima:
    3º Se realmente acontecesse uma migração em massa para fora do Windows (seja qual for a versão) como os masoquistas de plantão iriam se autoflagelar?

  • rphlfmf

    Eu nunca consegui convencer muitas pessoas. Só uma ou outra que hoje usam linux, não mac, por que não têm dinheiro para comprar um Mac. E as pessoas que conheço que têm dinheiro são ultra-cabeças-duras ou gamers compulsivos, o que torna o serviço mais complicado ainda. =P

    Mas estou no caminho certo. Tá quase. Principalmente com o pessoal da minha sala, que é publicitário e talz. Mais fácil querer um e mais fácil converter (mesmo porque na facul tem lab de Mac).

    O Mac é visto hoje como “dispensável”. Um primo meu, ontem mesmo, falou que só não compra um Mac por que para ele é um investimento desnecessário por ele não mexer com a área de criação e design etc.

  • v1r3d

    Só não migro por falta de $$$ para comprar um macbook

  • http://www.worldorg.net flaviotomazio
  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Está satisfeita ou não conhece outra coisa, né Cardoso. O que nos leva ao primeiro motivo. Tem gente que acha que Windows é sinônimo de sistema operacional e que só existe ele.

    Megalopolis

  • Rafael Vasconcelos

    Proficionalmente falando, não tenho porquê aprender a usar um MAC porque só vejo demanda pra quem trabalha com Windows Server e Linux. E batendo na mesma tecla pela terceira vez, saber usar MAC é “requisito” pra currículo só de jornalista, desinger e publicitário (pelo menos foi isso que eu observei até hoje e também nas conversas que eu tenho comum primo meu que é chefe numa agência de publicidade e trabalha com MAC).
    Agora quanto à uso pessoal, eu não mudo pra um MAC porque eu realmente nunca usei um, então não sei se vale a pena a grana gasta. Outro motivo também é porque sou gamer hard-core.

    ————————————————————–
    Todo mundo tem cliente, só técnico de suporte e traficante tem usuário …

  • samp

    Eu fiz ao contrário. Era usuário de Mac e fui para o Windows. Decidi fazer isso depois que quebrou o teclado do meu iMac (ainda aquele G3 Bondi Blue). Custou cerca de 250 reais e tinha que ir buscá-lo numa assistência longe de casa, enquanto que um teclado para PC eu encontrava do lado de casa a 50 reais. Quem sabe quando baratear (ou quando eu tiver mais dinheiro) eu não volte a usar Macs…

  • http://www.tiueice.com AceKiller

    Seria spam eu também só comentar “idem” ?
    Um dia eu vo nessa Big Manzana! Mas até lá…

  • rphlfmf

    xD

    Por que não comprou um teclado usb normal?

    Manézisse sua. =P

  • dolar_rsb

    Eu simplesmente não gosto de Mac e Windows por isso uso GNU/LINUX.
    O Ubuntu me atende no que preciso, e ainda é grátis!

  • xultz

    A oferta de softwares para Mac é menor que para Windows. Se pensar na área de games, a situação é bem desigual. Então para um usuário doméstico, a coisa fica difícil.
    Existem muitos outros programas profissionais que só existem para Windows. Como Autocad, por exemplo. Uma empresa não pode sonhar em querer migrar um computador para outra linha se ele pode precisar um dia de um programa que não existir nessa plataforma. É exatamente o mesmo mal que sofre o Linux. E como Linux user há muitos anos, sei como isso afeta e como isso é um círculo-vicioso: não lançam versões nativas porque não tem demanda, e não tem demanda porque não existem versões nativas. E alguns programas são padrões de mercado, como o MS Office, o Autocad, e muitos outros.

    Outra questão é que a Frankstenização (onde patenteio esse nome?) dos PCs é uma droga mas ao mesmo tempo é uma mão na roda. Eu trabalho numa empresa média (500 funcionários) e todo mundo praticamente tem pelo menos um PC para trabalhar, e a quantidade de Franks é quase total. A manutenção é feita internamente, a mão de obra nessa parte é vasta (apesar de nem sempre competente) e a oferta de peças de reposição é imensa. E mais barata, que é o que importa prá empresa.

    E na linha de servidores, a oferta dos PCs E dos sistemas operacionais E dos softwares é tão vasta e escalável, que fica bem difícil de mudar a situação. Eu sei que existem produtos da Apple para servidores, mas em se tratando de hardware, a oferta entre os PCs é muito mais vasta, e não ficar preso a um único fabricante garante mais inovação e disponibilidade.

    Então, são muitas as barreiras para serem vencidas, tanto no doméstico, quanto no corporativo, quanto nos servidores, e no fim das contas o Mac acaba mesmo entrando somente em nichos, como design, multimídia, web, etc.

  • cafuin

    Fabiane, quanto aos Macs terem vida útil de 5 anos…

    Atualmente parece que o hardware venceu a corrida contra o Software. No sentido de que softwares novos são lançados e o Hardware roda com folga, antigamente era mais crítico.

    Isso não é verdade para quem Joga. Se as produtoras de jogos resolverem mesmo fazer jogos para Mac, ou a turma do Seu Jobs bate o pé e diz que não quer saber de gente trocando de placa de vídeo a cada 6 meses, ou as produtoras fazem como com os Video Games e aguentam produzir jogos para a mesma plataforma por anos (melhor solução para o usuário), ou elas largam de mão a idéia de jogos para Mac.

    Quanto a preguiça… realmente, eu ando mudando de idéia e vendo que muitos usuários não são burros mas comodistas. Exemplo, mostra o Ubuntu “Ah não, esse menu no topo da tela ao invés de embaixo é muito exquisito, não dá.”

    Mas algumas dessas mesmas pessoas são capazes de aprender os conceitos de Seeds/Trackers/Configurar portas em modem, etc, para baixarem seus filmes e tal…

    Enfim… falta motivo, realmente.

  • Luiz Luiz

    Comprar um pc por causa de um teclado é f***

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Uia! Pior que é, assino em baixo, mas ainda fico com o Mac. ;-)

    Megalopolis

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo
  • naio21

    Uma coisa que eu não entendo de vocês applebobos:

    Por que esta MANIA de tentar convencer as pessoas a migrar???

    Porra, isso só faria sentido se vocês fossem vendedores da Apple e GANHASSEM pra isso.

    Nem relógio trabalha de graça (é preciso dar corda), só stallmanzinhos e usuários da Apple pelo jeito!

    É muito retardamento.

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima
  • naio21

    Não, não é. Ele comprou um PC não por causa do teclado, mas porque ele descobriu que o hardware dos Macs é “overpriced” e que ele estaria fud*** se tivesse algum problema mais sério depois.

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • viniciusc

    Eu nao vou indicar um filme pra alguem porque eh meu ganha pao, mas sim porque eu gostei dele.

  • naio21

    Afe, que comparação infeliz! Um filme custa 10 reais na locadora.

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • naio21

    Pensei que o “free” fosse de livre, não de grátis… ;-) ))

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • fmpfmp

    Bom, o que é um Mac hoje, quando seu hardware é praticamente um de PC? Nada, a não ser o sistema operacional Mac OSX. É por isso que a situação é quase a mesma que a do Linux. Tentam se firmar no ambiente desktop das pessoas, coisa difícil, dado o monopólio do Windows por tantos e tantos anos. No ambiente empresarial e profissional a história é diferente, Linux chega a ser até mais adotado que Windows quando o assunto é servidor, e o MAC OSX acaba sendo usado apenas por profissionais de música e designers, pessoal que não se incomoda de rodar um sistema alternativo, desde que rodem aplicações específicas da sua área da melhor forma possível.

  • naio21

    Bom, o que é um Mac hoje, quando seu hardware é praticamente um de PC?

    Numa embalagem afrescalhada.

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    É o que todo mundo que não tem um Mac pensa…

    http://www.contraditorium.com

  • xxRenatoxx

    Realmente a falta de bons programas no Mac é um empecilho para uma migração do Windows para ele. Mas o maior empecilho é o preço da plataforma, caríssimo se comparado com o PC. Não é atoa que atoa que a Apple já liberou versões de seu SO para o processador Intel x86.

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    No caso do Ubuntu, é sim.

    Megalopolis

  • fmpfmp

    Pois é, mas o SO da Apple ainda não roda em PCs comuns, só no hardware proprietário dela. E o problema do Mac não é ele ser caro, é simplesmente o fato de que a Apple ignora totalmente o Brasil, como se não fizesse parte do mercado consumidor dela. Só essa atitude já justifica o sujeito nunca pensar em cogitar em adquirir produtos desta empresa.

  • rasga

    Apoiado 100%.

    Nuca recebi uma proposta para trabalhar analisando sistemas MAC e também nunca vi quem tenha recebido. Também nunca vi um concurso público cobrando conhecimentos nessa área. O MAC é bom, bonito e funciona muito bem, mas não é o que o mercado quer.

    Abs,
    Rasga

  • viniciusc

    E o que o preco tem a ver? So estou falando que nao ha nada demais em indicar favorecendo algo que voce gosta, sendo um filme, um computador ou um carro.

  • marcusroberto

    Em nome dos brasileiros posso dizer o seguinte: Macs são CAROS!!! CA-ROS!!! C-A-R-O-S!!!

    Comprei o iPod touch expremendo meu orçamento de forma absurda, imagine comprar um iMac (coisa que eu adoraria MUITO)?!?!

    As coisas estão melhorando, como a possibilidade de comprar em até 12x sem juros, mas, pelo menos pra mim, ainda não dá.

  • Conqueror

    Exatamente. Já vi muita gente achando que o Windows era algo interno da máquina, como se fosse uma BIOS.

  • Conqueror

    O pior é saber que dá para mudar o menu do Gnome de lugar. Pode colocar embaixo, sem problemas. Também há a opção de se usar o KDE, como eu faço :p.

  • Conqueror

    Ganhos monetários ninguém vai ter mesmo. Mas com a plataforma mais popular, a tendência é cada vez mais e mais programas e jogos disponíveis para ele. Isso vale tanto para o Mac quanto para o Linux. Pensa por esse lado e verá que eles realmente estão certos em tentar catequizar o povo e libertá-los do mal.

  • naio21

    O problema é que acaba virando briga de torcida de futebol, e isso enche o saco!

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • naio21

    Bem, isso lá é verdade. Mas será que passa isso pela cabeça do applebobo padrão, ou é só a babaquice do “meu é melhor que o seu” mesmo?

    Pensa por esse lado e verá que eles realmente estão certos em tentar catequizar o povo e libertá-los do mal.

    Ei aqui uma alma que irá queimar no fogo do inferno então. ;-)

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • naio21

    Mac = Gay PC… >;-)))

    ***SHIELDS UP***!

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • Slim Dogg

    “As coisas estão melhorando, como a possibilidade de comprar em até 12x sem juros”

    conversa!
    O que o povão (brasileiro-burro) leva em conta é que vai pagar uma prestação que cabe no bolso, e não dá a mínima aos juros abusivos embutidos no valor do produto.

    Se as coisas “estivessem melhorando” neguinho comprava e pagava à vista, não ficava parcelando em 80 meses.

    Voltando ao assunto do tópico, uso Ruindows só pra rodar jogos, apenas por esse motivo não migrei em definitivo para um sistema de verdade :)

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Uma vez eu arrastei a taskbar do Windows pra lateral. Ouvi um monte de “oh!”, “uau!”, “como você fez isso?”. Ninguém tinha se dado ao trabalho de clicar e arrastar pra ver o que acontecia.

    http://www.contraditorium.com

  • AlbertCode

    A falta de conhecimento de verdade de um SO pode fazer com q um ser humano faça comparações muito idiotas.

  • gsanchez

    Rapaz, nunca vi uma dissertação a respeito do porque da adoção do MAC não ser tão grande assim tão bem escrita, bem focada e baseada em motivações reais, sem fanatismo nem outro tipo de detrimento.

    Show de bola!!! Pessoas bem equilibradas são outra coisa!

    Seja livre, use software livre.

  • naio21

    Do artigo:

    Apenas vi um notebook HP Pavillion gastar 600 MB de RAM com o Aero ativado (que é muito bonito, por sinal) sem fazer absolutamente nada além disso. Sim, há outra variáveis a serem consideradas, mas não acredito que o computador de um estudante de engenharia da computação seja tão zoneado a ponto de estar com outras coisas comendo memória “por baixo dos panos” sem que ele saiba e não se incomode com isso. Eu vi com estes olhos que a terra há de comer

    Simples: a MS modificou o sistema de utilização de memória no Vista. Agora memória ociosa é considerada memória desperdiçada. O Vista aproveita melhor a RAM disponível cacheando os programas mais utilizados.

    Não tem NADA a ver com o Aero, com ser um Windows devorador de recursos, e sim um Windows OTIMIZADOR de recursos.

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • 5

    Tu tá pirando sozinho.

  • thiagovrsant

    Eu joguei ela pra cima e coloquei um dock embaixo, só por inveja do mac mesmo! A maioria das pessoas não consegue abrir nada no meu computador…

  • thiagovrsant

    O problema não é indicar, e sim tentar fazer o cara “aceitar a verdade”… Pow, você indica um filme, se o cara não vir, você não fica enchendo o saco pra até ele ver. Se ele vir e não gostar, você não vai passar horas tentando convencer ele que ele está errado.

    O problema não é indicar, é ser enfadonho em tal indicação.

  • cafuin

    Não se preocupa, esse masoquista aqui já tem um plano B:

    FreeBSD ou até mesmo o tal Haiku pra radicalizar. hahah :)

  • http://www.opticalunettes.com.br dmarcell

    Bom…se eu tenho um sistema bom (WinXP), não dá problemas, PRA MIM, faço tudo que quero nele, ouço música, acesso a internet, trabalho nele, vejo vídeos, converso com amigos e tudo mais, pra que vou qrer comprar outro computador ?

  • srgvie

    Eu ainda não migrei por conta dos impostos que levam o preço do MacBook Pro nas alturas.Mas ano que vem eu migro!

  • naio21

    Isso isso isso! (TM Chaves)

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • naio21

    STFU. Troll.

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • Weber

    Isso que a Fabiane disse é importante. O usuário pode até estar satisfeito com o SO atual mas pelo fato de nunca ter usado algo diferente ele não sabe se as coisas podem ser melhores. Esse contato com outra plataforma por vezes muda nosso referencial e vemos coisas de outra forma. Guardadas as devidas proporções é como dirigir sempre ter dirigido um carro popular e dizer que ele atende suas necessidades sem nunca ter dirigido um esportivo. Será que o esportivo não supre melhor suas necessidades?

    Todos sabemos que para o Windows continuar com uma boa performance, depois de instalado, são necessárias algumas ações de manutenção preventiva como limpeza do registro, desfragmentação do disco, remover ad/spyware, etc… Muitos acham essas coisas cotidianas e pequenas o suficiente para não serem um incomodo para migrarem de SO, mas destes quantos realmente tiveram experiência com outro SO para poder dizer que tal manutenção é realmente insignificante? No final das contas a preguiça, logo atrás do preço, tem o maior peso dentre estes fatores. E vou mais longe, normalmente essa preguiça está acoplada a ignorância, quando não à burrice.

    P.S.: Fora o naio21, tem mais alguém satisfeito com o Windows?

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo
  • mariscal

    Falando em preguiça,

    “Há também uma lista de oito motivos de o porquê os usuários de Windows estarem efetivamente migrando para o Mac, feita pelo próprio Leigh.”

    Eu espero a Fabiane publicar aqui, dá preguiça tentar ler em inglês.

  • http://www.4gamesbrasil.com/ Mega Zero

    Fabiane,

    off-topic: será que poderia por gentileza me passar os 2 sites que contém os produtos da Apple DENTRO do Brasil que já foi informado em outro artigo seu?

    obrigado!

  • jrstravino

    Bom sei lá…
    Tenho 2 primos que moram nos EUA, e no colégio que eles estudam em NY utiliza Macs nas salas de aula a algum tempo.

    Eles e praticamente todos os alunos odeiam os Macs, os comentários que ouvi são variados, tipo Mac é podre, Macs são lixos, pq não tem isso , pq não tem aquilo, pq é escroto, e demais comentários parecidos com os que vemos aqui de algumas pessoas falando de linux.

    Pra eles MacOs e linux são a mesma coisa, são podres pq não são o Windows.

    O pior que os mesmos me ligam toda semana para pedir ajuda para formatar seu micro com Windows por causa de vírus e outros motivos.
    Como o Cardoso disse, realmente eles estão satisfeitos com o Windows e odeiam ter que usar algo diferente no colégio.

    Pessoalmente, acho pouco provável uma migração em massa para outro sistema.Acho que por um bom tempo vamos ter uma maioria de usuários satisfeitos com o Windows, “alguns” usuários de bom gosto satisfeitos com o Mac e “alguns” usuários inteligentes satisfeitos com o Linux…
    E quer saber? Tá de bom tamanho…

  • http://www.4gamesbrasil.com/ Mega Zero

    Fabiane,

    off-topic: será que poderia por gentileza me passar os 2 sites que contém os produtos da Apple DENTRO do Brasil que já foi informado em outro artigo seu?

    obrigado!

  • Zozma

    GNU/Hurd ROFL

  • http://coop10.wordpress.com/ russoedu

    É louco esse lance do Mac ser considerado melhor para que está na área de design. Na área gráfica (web, impressa e multimedia) não existe nada no Mac que não exista no PC. Pq então disso? Só pq COMMAND + C é muito mais fácil de aprtar que CONTROL + C?

    Sem brincar de fanboy, (coisa que me diverte bastante) a impressão que dá é que, há muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante, quando o hardware do Mac era diferente, Mac realmente era melhor que PC pra área gráfica. Hoje em dia, isso não faz o menor sentido (a não ser que vc trabalhe com o Final Cut – que a Apple parou de fazer versão pra Win).

    A questão vai bem pro lado da preguiça mesmo. Quem trabalha com aplicação visual (Corel não faz parte disso… Corel nem é programa!) migrou pra Mac pq “ouviu dizer que era melhor pra gráfico”. Teve que aprender um novo SO, mas isso tinha um objetivo maior… e uso o que no Mac? Photoshop? Fireworks? Flash? Illustrator? Freehand? Dreamweaver? Director? Maia? Cinema 4D? Todos têm uma versão pra Windows e nenhum deles até hoje usa o core image do OSX pra fazer diferença!

    [fanboy] A questão é que vimos a luz por necessidade! [/fanboy] E percebemos que os OSX faz diferença sim na produtividade… não nos programas em sí!

  • keyser3

    desenvolveria um SO em brainfucker

  • Storm

    Minha desculpa é o preço ainda… mas no meio do ano que vem, quando for fazer meu upgrade, estou pensando em um iMac..

  • 5

    Curtiu minha insígnia? Agora posso desfilar estufando o peito.

  • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

    eu fiz a mesma coisa, e ainda apliquei uma daquelas skins que deixa um pouquinho mais parecido com o MAC OS e só ouço “ai, seu computador é muito dificil de mexer” a mesma coisa ouvi quando comprei meu notebook que veio com o vista… em relação ao ubuntu que está instalado no meu desktop os que veem tem pavor e dizem “linux é muito ruim” sem nunca terem usado.

    O que mais quero agora é ter um MAC só não comprei ainda pela questão $$$ e porque infelizmeente preciso de windows na faculdade se fizer um programa compilado em linux corro o risco de levar um zero porque grande parte dos professores só sabem windows e alguns nem isso sabem direito.

    A ignorância e a preguiça de aprender coisas novas é o que bloqueia a evolução da tecnologia

  • http://kntz.com.br/ Antonio Kuntz

    Vamos falar a verdade, o dia em que o Mac rodar jogos, tiver upgrade fácil e ser vendido na esquina como qualquer outro computador normal, com certeza vai ter mais usuários que o Windows. Pois o problema não é da plataforma em si, mas do modo como ela é comercializada, voltada para o próprio umbigo.

    Alguém se lembra da cena clássica em “Os Piratas do Vale do Silício” em que Steve Jobs tá possesso com o Bill Gates e este simplesmente diz: Cara, vc não entendeu como funciona o mundo…

  • http://sites.google.com/site/flavioamieiro/ Flávio Amieiro

    Parece que o Hurd tá indo bem. Desde 2005 já consegue rodar um ‘Hello World!’ em C…

    # Seja realista, exija o impossível !

  • tomboderider

    Eu!!
    Pq? por causa do entreterimento e do office :p

    ———-
    g1.globo.com/tecnologia

  • Luiz Luiz

    Existe office para mac (aliás, dizem que é melhor que o for Windows)

  • RodrigoACK

    pra fazer td isso de forma mais simples/rápida/barata (dependendo da plataforma e excedendo em casos de pirataria)/bonita/o q quer que seja…

    mas é como vc mesmo diz… c vc é feliz assim, problema é seu, não meu…

  • Rafael Vasconcelos

    Ótimo filme.
    O Jobs era louco e eu fiquei com menos vontade de ter um MAC depois que eu vi o jeito que ele tratava os funcionários.

    ————————————————————–
    Todo mundo tem cliente, só técnico de suporte e traficante tem usuário …

  • gustavoasfernandes

    Mais rápido/simples que no windows? o windows Oem nem era tão caro assim, agora que parece que o Vista não tem mais esse sistema de comprar, ou não teria, porque não foi o cardoso que comprou na loja o ficial ele assim?

    Windows bem configurado, com um bom pc é rápido e simples!

  • gustavoasfernandes

    O grande trunfo da MS não é o programa em si, que eu acho muito bom, não me deixa na mão, não me da problemas. Claro que tem gente que abusa, monta o pc com aquelas memórias que nem os fabricantes sabem onde fabricaram, os usuários clicam em tudo que vê aí realmente vai ficar difícil não ter problemas.
    A maioria dos problemas de um PC é hardware de baiza qualidade , principalmente memória, fonte genéria em que o cara quer levar nas costas dela uma boa placa de vídeio, uns 2 drives gravadores, e o mais que der, aí começa a dar problema ainda reclama.

    Mas voltando, a grande sacada da MS está na comercialização, em todos os seus produtos, eles sabem vender, por parcerias, propaganda o que seja, mas vendem.

  • DomainAdmin

    não compro mac pq no meu ramo, se aparecer com um mac numa reuniao de andamento de um projeto, vão me chamar de gay.

    Tipo, a apple é coisa de publicitário, não considero computador de verdade, é como comparar aparelhos Nokia com o iphone, o iphone é meio cheio das boiolagens… parece ser bonito… mas no fundo é meio gay.

    IMHO.

    ———–
    Esta é minha assinatura :)

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    Acho que esqueceram de colocar o ícone de Troll em você :)


    FelipeCN.com

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    A Apple BR tem melhorado. Só o fato de terem abaixado o preço porque uma distribuidora independente estava praticando um preço menos significa que estão bem melhores.

    E pra quem reclama(va) da assistencia técnica, quem cuida disso agora é a Itautec e eles estão prometendo peças em 2/3 dias. Espero que seja verdade.


    FelipeCN.com

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    Vai no site da Dell (BR) e configura um PC com a mesma configuração do iMac.

    O iMac de 20″ básico tem um C2D 2,0GHz, 1GB de RAM, 250GB de HD, Webcam integrada e uma ATI Radeon HD 2400 XT. Custa R$3.999
    O Dell Inspiron 530 que eu “montei” tem um C2D 2GHz, 1GB, 250GB de HD, uma webcam em cima do monitor, uma ATI Radeon X1300 Pro, Auto-falantes externos e um monitor de 19″. Custa R$3.552,99.

    A diferença de preço são só os impostos de importação, já que o iMac é importado enquanto o Dell é fabricado no Brasil. Sem contar que o Dell é um trambolho, enquanto o iMac é só o monitor :)


    FelipeCN.com

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    Você diz isso porque não conhece o gerenciamento de cores do OS X.
    É algo que faz muita falta no Windows pra quem trabalha com gráficos.
    É muito bom você ter a certeza que a cor que aparece no monitor é a mesma que vai aparecer no papel, sem ter que enloquecer para conseguir isso.


    FelipeCN.com

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Produtos da Apple no Brasil? Não lembro, lembro de ter colocado links da Greenmax (http://greenmax.com.br) e da Big Manzana (http://bigmanzana.com), mas a Big Manzana é no Paraguai.

    Megalopolis

  • Junio Vitorino

    Olhei no site da bigmanzana, e gostei. Estou para comprar um iMac já a algum tempo, e aqui no Brasil, vc junta, junta e junta dinheiro e ainda falta um pouco para comprar um apple. Fabiane, vc já comprou nessa bigmanzana? A loja é procedente? E é legal?

  • Rafael Vasconcelos

    PC Frank

    C2D 2.66 GHZ – R$620
    ASUS P5K-Deluxe – R$698
    1G DDR2 800 – R$89
    Gravador de DVD Samsung – R$99
    HD Sata 2 250G Samsung – R$214
    Radeon HD2400 PRO – R$225 (Fraquinha, melhor seria se fosse uma HD2600 ou uma GeForce 8600GTS pelo menos)
    Monitor LG 20″ Wide – R$885
    Teclado mais mouse – R$50 (Isso se forem bons e com multimídia)
    Caixas de Som 2.1 – R$70
    Fonte Seventeam 550W Reais – R$250
    Gabinete Gamer da clone – R$320
    Linux – GRATIS
    Windows XP Pro OEM – R$150

    Total – R$3670 (R$3520 com Linux)

    Bem … eu realmente aloprei na placa mãe …

    ————————————————————–
    Todo mundo tem cliente, só técnico de suporte e traficante tem usuário …

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    É, a placa-mãe tá cara mesmo….

    Considerando que ela custe R$300, o preço fica em R$3272. Só que são só as peças :)
    Pra quem não faz questão de OS X, vale mais a pena, mas a diferença continua não sendo muito grande. Pra quem quer OS X, não há duvidas.


    FelipeCN.com

  • tomboderider

    Tirando a homofobia do comment acima, eh verdade!

    o iphone e o mac tem uma interface muito bonita, pratica e show de bola, mas devia ser opcional. Tipo no windows, onde vc pode desligar a interface aero e ficar como se fosse um windows 98. E olha q tem muita gente q gosta desta versão “macho”.

    mas este nem eh o maior problema do mac, o fato eh q se ele tivesse upgrade barato ia ser amplamente difundido.
    Vc investe 3999,00 num mac hj pra ter em casa, se vc nao gerar lucro com ele, daqui a 3 anos ele vai estar obsoleto e comprar uma memoria ou trocar um hd (pq adicionar mais um eh impossivel em alguns casos) é um custo muito mais alto q num pc comum, mesmo sendo um ibm, dell, hp da vida.

    lembram daquiles compaqs q só acitavam memorias especificas pra eles…

    ———–
    g1.globo.com/tecnologia

  • AlexSinistro

    Isso é bobeira, eu sou um usuario normal, escuto musica, vejo filmes, jogo alguns jogos, navego na internet, faço tudo isso assim como a maioria dos usuarios, uso windows não tenho nenhum tipo de problema e até gosto dele. Não há nenhum motivo pra trocar.

  • tomboderider

    “Vamos falar a verdade, o dia em que o Mac rodar jogos, tiver upgrade fácil e ser vendido na esquina como qualquer outro computador normal, com certeza vai ter mais usuários que o Windows. Pois o problema não é da plataforma em si, mas do modo como ela é comercializada, voltada para o próprio umbigo.”

    Fato! se tivesse upgrade barato ia ser amplamente difundido e viriam os osftwares e jogos pra ele!

    Agora tenta por mais um hd neste mac! Como???
    Depois de 3 a 5 anos vc vende e compra outro… isso nao acho certo!

    ———–
    g1.globo.com/tecnologia

  • tomboderider

    Será na versao mac 2008! Até la, nao!
    ———–
    g1.globo.com/tecnologia

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    O Office:Mac 2004 é para ser comparado com o MS Office 2003. Não tem como compará-lo com o 2007.


    FelipeCN.com

  • RodrigoACK

    “Windows [b]bem configurado, com um bom pc[/b] é rápido e simples!”

    assim, QUALQUER coisa é simples e rápida…
    mas e o trabalho de configurar o windows? e fazer limpeza de disco, scandissk, desfragmentação, anti-virus, anti-spyware, anti-adware, etc.
    pra mim, ISSO não é simples…
    outros sistemas não precisam de 512mb de memória para rodar bem… (falo por experiência própria: rodo Ubuntu Linux e WinXP em dual boot num mesmo PC (com 256MB de memória), e o Linux eh bem mais rápido, não precisa de toda a rotina que eu descrevi pra continuar funcionando sem perdas de desempenho. E AMBOS estão bem configurados.)

    o que eu pergunto é: porquê não experimentar? não precisa gostar… eu experimentei e gostei, se vc não gostar, sem problemas…
    eu jah disse antes: de qualquer forma, o problema vai ser seu, e não meu… não to aki pra obrigar ninguém a usar o msm SO q eu uso só pq EU gosto dele…

  • Rehgis

    Não tem jeito. Ficam falando desse e daquele motivo. O problema, no Brasil, é o preço. Fosse mais ace$$ível, o número de usuários seria muito maior. E, convenhamos, dar como solução comprar no Paraguai não é lá muito animador..

  • rphlfmf

    Por que eu quero. Precisa de outro motivo? =/

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Eu nunca comprei (só compre Apple pelo Mercado Livre, hehe!), mas um amigo meu comprou um PowerMac já faz um tempo lá. É uma distribuidora autorizada da Apple, não é contrabando.

    Megalopolis

  • mceiras
  • mceiras

    Mas isso não é problema do MAC e sim do “país do futuro” que atocha impostos até não poder mais. Qq outro lugar voce compra por praticamente o mesmo preco dos EUA. E não estou falando de America do Norte.

    Paraguai (onde fica a lendaria Big Manzana)
    Chile
    Portugal (alguem ai ja imaginou ir para portugal para comprar um computador)

  • mceiras

    Quem dera o Brasil tivesse uma loja que chegasse aos pés de Big Manzana… No Paraguai voce compra coisa de primeiro mundo com bom preco, aqui você compra porcarias absoletas a preco de ouro.

  • mceiras

    Que Mac é esse que tem HD e memoria especial. Tá com discurso de 10 anos atrás.

  • mceiras

    monopólio mudou de nome ?

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Na Argentina também. Não é tão mais brto, mas é: http://www.macstation.com.ar/

    Sinceramente, eu perco cada dia mais a fé no Brasil-sil-sil.

    Megalopolis

  • gustavoasfernandes

    Não, mas onde está o monopólio do Xbox 360, que está vendendo bem, tirando o japão, mas lá é um mercado diferente, halo 3 conseguiu uma semana dessas perder para outro jogo do próprio Xbox.
    E monopólio ou não eles sabem sim vender!

  • gustavoasfernandes

    Falam do preço no Brasil, mas onde é mais barato o Mac vende mais?Ah, tá!

  • TheDarkMaster

    Uso o Slack no meu trabalho (depois de perder a paciência com o Debian que tinha antes) e estou muito satisfeito com ele.

    P.S: Slack é um suplício mesmo para gente preguiçosa.

  • TheDarkMaster

    Tão bom é o Mac, que as duas únicas vezes que consegui chegar perto de um (quem vai vender de forma oficial, custando o dobro de um pc “montado” de igual desempenho?), as duas vezes o mesmo estava fora de combate e o vendedor sem ter nenhuma idéia do que iria fazer para consertar. (sim, aconteceu mesmo)

    E isso quando o processador era o G4 e descendentes, os quais eu sei muito bem que são muito bons para edição gráfica e cálculo matemático, baseados em arquitetura RISC. Agora que passaram à usar os Core Duo, porquê pagar o dobro (ou mais) “só por ser um Mac”?

    Modismos são para fracos.. :P

  • TheDarkMaster

    Exatamente… Por ser um “mac” é sempre o dobro do preço ou mais, mesmo sendo o mesmo hardware que você compra avulso em uma loja razoável de informática

  • ch.junior

    :D

    http://porting.openoffice.org/mac/download/index.html

    “Respeite os nerds, um dia você pode estar trabalhando para um deles.”

  • TheDarkMaster

    O Mac atual é um PC em uma embalagem bonitinha (mas pelo preço de um daria de comprar um Alienware). Algum problema? ;)

  • TheDarkMaster

    Assino embaixo… Macs só vão ser usados de fato o dia que deixarem de ser “griffe” e “símbolo de status” para serem simplesmente computadores

  • TheDarkMaster

    Concordo. Para construir meu computador (orgulhosamente um PC “Frank” que pisa encima de muito pc “de griffe”) eu tive que brigar com muito fornecedor infeliz que queria me passar lixo por preço de primeira linha, isso quando conseguiam entender que eu queria peça “X” e não a “baratinha que eles tinham no estoque”. O vendedor brasileiro de componentes de informática têm uma cultura estúpida de que só deve vender “o mais barato”, e os que – raramente – vendem algo melhor querem cobrar o triplo do que realmente vale. Até hoje lembro do filho duma puta que queria me vender em um shopping uma GForce MX4000 por 400 reais

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Hardware da Microsoft não fica muito atrás em termos de preço. E é PC, não?

    Megalopolis

  • samp

    vc tem um mac bondi blue e vai usar um teclado bege? rs…

  • samp

    não comprei um pc por causa do teclado. deixei de usar o mac.. rs

  • samp

    sim, Microsoft também é caro, mas não posso ir na Santa Ifigênia e montar um Apple (infelizmente)

  • tomboderider

    10!!!???!
    Foi ano passado q apple parou de vender a famila G, acho.
    mesmo os inteis hj nao sei se aceitam qql memoria.
    ———–
    g1.globo.com/tecnologia

  • dante

    Eu desconfio que no Paragua rola produtos de segunda linha da Apple.

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Nope. Tem autorizada sa Apple. E não existe “segunda linha”.

    Megalopolis

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Uma amiga minha compra Apple na Santa Ifigênia.

    Megalopolis

  • cybermadruga

    Eu tenho um mac, mas é pelo simples fato de gostar mesmo pq a dificuldade de se achar software, os preços absurdos (ainda são absurdos sim) e a falta de compatibilidade me fazem acabar usando windows mesmo. No trabalho uso PC (e olha q trabalho na maior empresa de internet do país) e em casa acabo usando o PC tb… o mac é mto facil de usar, mto bonito, mto robusto, mas vai continuar sendo o computador pra fãs da marca, pra publicitarios e pra designers. Infelizmente. E a apple parece q nao pretende mudar isso. E eu tb não pretendo deixar de usar PC.

  • frdv

    jogos?

  • DomainAdmin

    Eu não sou homofóbico, tenho amigos gays e sei respeitar. Aliás, tem que ser muito macho pra se assumir gay! E isso eu admiro :)

    Mas pra MIM (do verbo isso-só-vale-pra-eu-mesmo), gosto como você falou do windows com cara de 98, essas firulas do MAC são muito afrescalhadas, é coisa de GAY mesmo, há uma tendência no mundo em forçar o homem a ser mais fresco com as coisas. E não é todo homem que quer ser um Metrossexual.

    eu não quero me render a isso, meu negócio é interface simples, uso de pouca memória, coisa bem funcional.

    Eu acho muito mais sexy uma máquina com cara de servidor, barulhenta, cheia de luzes, do que aquela coisa que parece micro de secretária de dentista, que são os MAC’s!

    Por isso que não compro um

    ———
    Esta é minha assinatura :)

  • http://geek.comopiniao.com.br glhleite

    Aqui em casa botei barra na lateral (que eu acho melhor porque em um monitor 4:3 é melhor perder espaço na horizontal que na vertical), botei dock e desabilitei icones do desktop. Vício minimalista, voces sabem =D. Alguns dias depois tive que por iexplore, meu computador, um tanto de coisa no menu iniciar para os desavisados, ficou o unico lugar que ainda é familiar.

  • http://geek.comopiniao.com.br glhleite

    Mas isso é meio mito também. Na minha faculdade (faço design) eu uso mac (ruins! Já me deu 3 kernel frufru panic em 10min!) mas nem penso em ter um. Montei um pc pra mim, saiu 1000 e atende perfeitamente minhas necessidades, até mais do que eu preciso. Lógico que tem a estabilidade, robustez, mas não me vejo perdendo produtividade por usar Windows.

  • aclopes

    Não roda Protheus(Microsiga) no Mac!!!

  • naio21

    Agora me respondam com sinceridade, SEM MENTIR por favor:

    O Linux e/ou o OS X não requerem absolutamente NENHUM tipo de manutenção preventiva? Nenhum?

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • naio21

    Ele falou em MONTAR um Apple. Como os PCs franksteins.

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • naio21

    Microsoft não vende computadores.

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • naio21

    Mesma coisa com PDAs. Depois de sucessivos tiros no próprio pé, a Palm perdeu completamente o mercado de portáteis para os Pocket PCs.

    A concorrência também ajuda a MS pra caraca…

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • naio21

    Huahuahuahuahuahuahauhah! Cara, sou seu fã (heterossexualmente falando)!

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • Weber

    Se estivermos falando de desktop doméstico, que acho ser o motivo da discussão aqui, a única manutenção que faço no meu linux são as atualizações quando elas estão disponíveis. Se vc quiser pode até ficar livre disso, deixando o sistema atualizar automaticamente. Creio que o mesmo deve valer pro OS X.

  • fmpfmp

    Pode até rodar, mas não é certificado para tal. Ele não é feito pela Apple pensando-se em ser compatível com qualquer hardware disponível no mercado.

  • BeGOD

    Eu trabalho com Games e é o unico motivo.

  • http://www.designando.com msales

    Opa… esqueceu de alguns ítens importantes e que fazem parte dos Macs… :-)

    - Bluetooth integrado
    - Módulo Infra-Vermelho (p/ o Front Row)
    - Wi-Fi integrado padrão 802.11n (N, não G)

    Vi que também não foi acrescentado nenhuma câmera… Veja algum modelo por aí (qualquer um) que suporte transmissão de vídeo HD em tempo real como a iSight, que serve… :-)

    Ainda assim, o PC Frank vai ficar mais barato, mas o valor já não é tão discrepante…

    Afinal, tem de levar em consideração os custos de fabricação do gabinete de alumínio e vidro e o “atochamento” feito pelos engenheiros de todas as peças, dentro do mesmo gabinete…

    Mas isso é só detalhe… :-)

    [ ]´s
    mSales

  • http://www.designando.com msales

    Ahhh… esses gerenciamentos… :-)

    Gerenciamento de memória… esse é o principal motivo que leva as agências de criação a adotarem o Mac OS e não o Windows…

    Já viu o ritmo de trabalho de uma agência média/grande?

    Experimente pegar um PC maquinado (como o meu aqui da empresa) do tipo Core 2 Duo 2.0 e 4gb de ram (com todos os outros acessórios no memso patamar) e bote pra trabalhar o dia todo com arquivos de gente grande (PSD com 400mb ou mais)…

    Execute isso na mesma máquina em um Windows durante 6 horas seguidas e no dia seguinte faça o mesmo em um Mac OS…

    Daí sim, vc começa a entender a diferença… :-)

    [ ]´s
    mSales

  • http://www.designando.com msales

    Faça o download desse guia.

    Assista tudo, mas pra responder a sua pergunta (sobre o HD), veja a parte onde é explicado o funcionamento do Time Machine… :-)

    Voilá!!!! :-)

    [ ]´s
    mSales

  • http://www.designando.com msales

    Rapaz… não sei de onde tu tirou isso… a anos trabalho com Mac em casa (e em alguns escritórios por onde passei) e nunca tive problema com “memórias especiais”… isso era coisa da Itautec…

    Acho q vc anda confundindo as fabricantes… :-)

    Pelo seu outro comment acima (sobre desligar funções do sistema), acredito que vc não tem muita experiência com Macs, não? Altamente recomendado, pro papo seguir de forma mais fácil de compreender… :-)

    [ ]´s
    mSales

  • http://www.designando.com msales

    Ignorando a maioria dos comments acima e só pra constar aqui…

    Comentei em alguma parte aí acima, mas segue novamente…

    Baixem esse guia do Leopard e vejam se realmente não há coisas que facilitam o seu dia-a-dia (pra não entrar naqueles questões de gereciamentos… memória, cores, etc…).

    Em tempo: SIM! Também existem muitas coisas que não contribuem em nada… mas a questão é… oq não me agrada, vai agradar alguém e vice-versa.

    Destaque para os ítens:

    - Time Machine
    - iChat (com a troca de informações e arquivos em tempo real e de forma bem simplificada, dando sentido a video conferência)
    - Instalação do Leopard em cima do Tiger na última parte de vídeo… bem complicado, não? :-)

    [ ]´s
    mSales

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    A Microsoft vende HARDWARE sim.

    Megalopolis

  • Craudiaum
  • http://www.oitobits.net viniciusfs

    Mesma coisa aqui, uso Ubuntu.

  • naio21

    Permita-me refazer a sentença: a Microsoft não vende componentes de computador, somente periféricos (teclados, mouses, joysticks e webcams).

    Entendeu a diferença? Você deveria comparar a Apple com a Dell ou a HP, não com a MS…

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • http://www.supra-sumo.org Mário Yanase

    Eu compraria um Mac mini só para não poder jogar, assim me focalizando somente em produzir. :D

    Um mac mini nem tá tão caro. Dá pra encarar. Só tenho medo de me transformar em um apple xiita. ^^


    http://www.supra-sumo.org

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Idem OS X.

    Megalopolis

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    O que dá no mesmo, pois tanto os componentes quanto os periféricos de marca não-Apple continuam sendo caros.

    Megalopolis

  • http://melinka.net Rocky

    A diferença é grande sim, mas nada que reiniciar o win a cada 2 horas não resolva, o no quesito custo em R$ essa com certeza é a opção mais barata

    __________________________________________________
    ” Não se trata do quão forte você bate, mas sim do quão forte você possa suportar os golpes e seguir em frente…” (Rocky Balboa)

  • naio21

    E automaticamente virar um chato de galochas.

    [ ]‘s
    —-
    “Fanboys têm cura sim. Ela se chama lobotomia!”

  • Rafael Vasconcelos

    A placa mãe tem Wi-Fi.
    Agora um adaptador bluetooth deve ser uns R$50 e o conector IR deve ser uns 30.

    ————————————————————–
    Todo mundo tem cliente, só técnico de suporte e traficante tem usuário …

  • http://www.designando.com msales

    Sim, tem… por isso eu frisei entre parenteses (802.11n e não 802.11g)… não consigo imaginar como eu trabalhava com aquela antiga conexão de 54mb/s em casa (no meu caso, também tenho o PS3 na rede pra jogatina online)… :-)

    Bacana usar “doongles” na máquina… :-)

    Agora só faltou mesmo a câmera… :-D

    Se bem que é aquela história… comparações só existe entre produtos semelhantes… daí fica um pouco estranho comparar por exemplo um Mighty Mouse com um “mouse com multimidia” proveniente by Santa Ifigênia… (Pelo menos um IntelliMouse da Microsoft, né?)

    No mínimo precisaria comparar com produtos que vem com nota e sabe-se que de fato pagou-se impostos… (não deveríamos… a busca é sempre pelo menor preço, mas é oq falei acima… comparação só é válida entre produtos iguais e com procedência idem…)

    Outro exemplo? Você incluiu uma cópia do Windows OEM, sendo que se fosse uma empresa de nada valeria uma cópia dessa pra fins de regularização, pois ela é exclusiva para distribuição por alguns fabricantes em PC´s novos e dessas respectivas “marcas”…

    Com o Mac vc tem um Mac OS completo, cujo valor de mercado seria R$299 e seu concorrente mais próximo R$500… incluído na caixa também outros softwares como o iLife, cujo valor na loja seria R$180… e por aí vai…

    Por isso que nunca teremos um valor próximo ao real… valor por valor, de fato eu monto um PC bacanudo com R$2500, mas a questão aqui não é o valor… Se estamos comparando, então temos de pegar todos os ítens (TODOS)… daí sim, vemos que o valor de um comparado ao outro não é tão distante assim como todos falam… :-)

    [ ]´s
    mSales

  • tomboderider

    Ok, sei q a opiniao eh sua, mas não dá pra entender a relacao entre gostar de pessoas do mesmo sexo com uma interfaca transparente, aqua, aero, ou qql outro nome q queira.

    Afirmar q a interface do iphone (ou de qualquer outra coisa) é pra gay, é associar o gosto pessoal da usabilidade com a opcao sexual da pessoa. E isso pode ser interpretado de uma maneira provocativa e ofensiva!

    Cuidado ao afirmar isso, mesmo a opiniao sendo sua. Soa preconceituosa e dá cadeia.

    think about!

    ps: conheço gays q nao gostam do mac.
    ps2: achar um servidor rustico, funcional, básico e barunhenta (coisa de macho) sexy, tb pode ser interpretado como “coisa de GAY mesmo”
    ———–
    g1.globo.com/tecnologia

  • tomboderider

    Vi tudo!
    E isso q nao me conformo: alguns macs nao tem grandes expansibilidades! é como se fosse um grande note!
    HD externo?!?! isso não é solução! Ele foi designado a deixar sua mesa mais clean vazia e com menos fios, mas com o tempo vem a necessidade de mais espaço em disco e o q recomendam? um “trambolho” cheio de fios do lado do mouse.
    Não podiam deixar uma baia livre?

    Nao me entenda mal, adoro macs (estes macs)! Nao curto q “cortem” parte do hardware a favor do design!
    ———–
    g1.globo.com/tecnologia

  • DomainAdmin

    Eu ia tentar explicar, mas ficou estranho mesmo…

    qq dia a gente toma uma breja e volta ao assunto.. :)

    ———–
    Esta é minha assinatura :)

  • tomboderider

    ehehehe

    Ok! Mas enquanto vc pede uma breja, eu peço uma coca zero! ahuhuhauhuauh
    ———–
    g1.globo.com/tecnologia

  • Pablo.Fitberg

    Bom, pessoal… esto esta gostoso demas… Como envolvido com Apple, mas devendo entrar de incognito, vou participar un poco na conversa, e começo felicitando a tudos pelo nivel dela e do blog mismo.

    1- Curiosamente, a maioria dos novos clientes de Apple nao sao Desenhistas nem Agencias. Sao users que perderon o medo ao cambio e querem um equipe sem virus nem complicaçoes. Muitos switchers, sim.
    2- Itautec e a proprietaria da exportadora legal de Apple mais grande de Miami. Sao tambem proveedores de serviços e peças. Boa gente. (Nao tem relacao com eles)
    3- O custo das Mac en Br es o eterno problema: “O Ser Humano vs. os Impostos” Mas certamente, que ha um adicional de lucro excesivo no Br.
    4- Sim, roda en PC Comum, da misma forma que um motor Rolls Royce pode ser parafusado n’um Fusca. As derivaçoes ficam a cargo de sua imaginaçao, e sao tudas certas. Deixa pensar… Nao, sao piores…
    5- “Macs sao caros…” Sim, por certo, tudo o bom e caro. Trabalhe mais e va a poder comprar. Isso esta mas la do que nos podemos fazer. Ou quizas tem que dizer: Investa en uma Mac e va a ter o plus de produtividade que precissa para pagarla.
    6- Xultz: Autocad ha pra Mac, sim, mas os usuarios de Mac preferen LONGE o VectorWorks, tao profissional como ele, muito mas friendly e ao 20% do custo do Autocad. Mas o que diz e certo, tem Pcs “Franks” de tudos os niveis de preço e capacidade de assitença. Mas issa nao e vantagem, e o problema!! Por certo que si n/uma empresa o unico que se considera e o custo, a soluçao grossa pasa por a PC. Olha os Jornais… Jornalistas que so batem o keyboard tem PC barata, mas segue o fio da rede… Quando chega as maquinas dos Corretores, ou quando os infografistas e armadores tem que mexer como diz msales: “arquivos de gente grande, PSD de 400MB” ali os caras nao podem riscar… Tuda esa zona e Mac… Nao por sser de desenhistas, senao por ser confiavels.
    7- Os Piratas do vale do Silicio” se refer a quando Gates diz: “o importante nao e a qualidade!!”? Isso sim lembro…
    8- Domainadmin: “se aparecer com um mac numa reuniao de andamento de um projeto, vão me chamar de gay” Putz, cara, adorei sua sinceridade, me fiz lembrar aquel gibi: “Bibelo, o ultimo dos broncos” lembra dele ? O amigo e machão demais ! So vç suporta virus, telas azuis, etc, com estoicismo, pra que sua hombria nao seja posta en duvida. Nossa, isso e ser valeroso, mismo. Ate me fiz escolher um icone do velho Bibelo, olha… Pode copiar ele quando quiser.
    9- Carlos: “Uma vez eu arrastei a taskbar do Windows pra lateral. Ouvi um monte de “oh!”, “uau!”, “como você fez isso?” Me fiz lembrar a uma vez que entre no meu escritorio con um cliente e acendi minha Mac. Ao aparecer o escrorio fui ao Dock e fiz click nas 7 ou 8 aplicaçoes que uso diariamente. Començaron a se abrir tudas simultaneas. O cara olhava assombrado e diz: “Cara, vç nunca usou windows… vç nao sabe o que esta fazendo…”

    Um abraço a tudos, pessoal, em especial aos fans, Fabiane, Mceiras e outros…

  • rphlfmf

    A única diferença é que o meu iMac é verde limão. =P

    (o teclado é beige sim haieuaheiuhae)

  • http://www.designando.com msales

    Sem exageros, heim… :-)

    HD externo tem pra todos os gostos (e tamanhos) e basta uma entrada firewire disponível… :-)

    A respeito do Mac Pro… não há como ser contrário a opinião de que seria muito melhor um desses do que um iMac, MacMini ou outros… mas hoje o iMac supre as minhas necessidades e com certeza é uma máquina que vai aguentar o tranco diário pelos próximo 3 ou 4 anos sossegados (afinal cada um tem uma necessidade diferente, há pessoas que precisam de novos HD´s a cada mês e outras que precisam uma nova placa de vídeo a cada 6 meses… nenhum desses é o meu caso)… até lá, sem dúvida alguma que o fundo DI reservado a essas trocas de tempos em tempos, já terá um valor pra um equipamente melhor… :-)

    [ ]´s
    mSales

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    Que mania é essa de achar que os Macs custam o dobro???

    Eu já postei aqui, mas vai de novo:

    “Vai no site da Dell (BR) e configura um PC com a mesma configuração do iMac.

    O iMac de 20″ básico tem um C2D 2,0GHz, 1GB de RAM, 250GB de HD, Webcam integrada e uma ATI Radeon HD 2400 XT. Custa R$3.999
    O Dell Inspiron 530 que eu “montei” tem um C2D 2GHz, 1GB, 250GB de HD, uma webcam em cima do monitor, uma ATI Radeon X1300 Pro, Auto-falantes externos e um monitor de 19″. Custa R$3.552,99.

    A diferença de preço são só os impostos de importação, já que o iMac é importado enquanto o Dell é fabricado no Brasil. Sem contar que o Dell é um trambolho, enquanto o iMac é só o monitor :)


    FelipeCN.com

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    Achar reiniciar a máquina a cada duas horas normal é sinal do fim dos tempos. Só a perda de produtividade que isso acarreta faz os Macs valerem a pena.

    [Lembre-se: Designers trabalham inspirados e o stress que um crash do Windows causa manda tudo embora]


    FelipeCN.com

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    Ele não suporta dois HDs, mas você pode trocar o HD dele fácil, fácil.

    E mudando um pouco de assunto, duvido que exista algum PC que permita trocar os pentes de memória de maneira tão fácil como esse novo iMac.


    FelipeCN.com

  • Luiz Luiz

    Quer escrever para o MeioBit?

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Adorei, adorei, adorei!

    Megalopolis

  • dante

    Designers perdem o trabalho feito no computador, mas se a criatividade e a inspiração não passaram pelo papel antes, aí tenho receio de que o cara não é designer…

  • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

    Agora imagine cotar aquele baita projeto de sinalização e, de repente, o Windows dá aquela travada foderosa e você perde tudo. Já aconteceu comigo. É uma beleza!

    Megalopolis

  • http://blog.marcosdellantonio.net mdsrlz

    [Windows Xiita OFF / Mac Xiita OFF]
    Chegar as 8h da manhã no trabalho depois de um péssimo dia onde só faltou pular no pescoço do gerente e ter que ler alguém me chamando de ignorante no site de notícias que eu sempre acesso logo no primeiro click do dia…

    Tenha dó.
    [Windows Xiita continua OFF / Mac Xiita continua OFF]

    http://www.marcosdellantonio.net

  • http://www.designando.com msales

    Essa é a real… :-)

    Mas bolado o conceito… roughs e amostras de cores de um lado da mesa… referências fotográficas do outro lado… Photoshop comendo solto e vc tendo de esperar uns 5 ou 10 segundos a cada filtro ou correção de cor efetuada, desestimula qualquer profissional… :-)

    [ ]´s
    mSales

  • Phair

    Mac é muito caro.. o sujeito vai apreçar um Mac e descobre que pode ter um PC de ponta com um preço de um Mac que aqui no Brasil custa de 5k pra cima.

    Me lembro que era a mesma coisa com AMIGA.. era superior? era. Era muito mais amigável? era.. mas GERAL pegava 386 porque era muito mais barato e rodava Windows 3.1 o suficiente pra brincar com Corel e Quarkxpress

  • http://coop10.wordpress.com/ russoedu

    É claro que conheço! Sou um ex designer usuário de Mac!

  • http://coop10.wordpress.com/ russoedu

    Ok… é um fato… OSX sabe limpar a memória inútil e apagar os temporários…

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    É assim que se ganha insígnia de VIP.

    http://www.contraditorium.com

  • Pablo.Fitberg

    Mdsrlz: me disculpa…!! nao quer ferir nenhum. Mas apreciei a educaçao, ainda zangado… En agradecimento, ja que mora en Blumenau, quando quiser comprar uma Mac da autorizada la (Queen Computer) me avissa antes e ligo a Juliana Fedalto que faza um desconto pra vç. Tem muito bom serviço.
    Phair: Uma noticia… Vç sabe que de cualquer Mac, o modelo mas barato e o que menos se vende…? E duro de acreditar, mas e assim.
    Pra alguma gente… temos na loja uns stickers que dizem: “Vc va a esquecer do preço, mas nao da qualidade…” Preço -ainda alto- se paga so uma vez. Qualidade se sofre 9 horas por dia, o ano tudo… ano tras ano… freeze apos feeze… virus tras virus… perda de dados tras perda de dados… tela ruim dando dor de cabeça… dia tras dia se arrependendo de poupar onde nao devia, invejando os Mac users… Nossa… que vida…

    (E por certo, tive Amiga 2000… faziamos animaçaoes computarizadas e entregabamos na TV aberta em floppy de 1.44!!)

    Abraços,

    Pablo

  • dante

    É meu comentário era mais sobre o designer, mas realmente qualquer um fica p*to com travadas épicas.

    Ah, sou mais feliz esperando 5 ou 10s a cada filtro do que usar o Corel, que simplesmente trava.

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    O Mac mais barato aqui é o Mini. Custa R$1999.

    Essa história de “Mac custa o dobro”, “Mac custa pelo menos R$5k” cansa, viu…


    FelipeCN.com

  • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

    Post repetido….

  • http://www.bugigangadigital.net Kondor-rj

    Apple Mac Os:
    + OS facil e poderoso
    - Pacote fechado / Upgrade / PreÇo

    Windows:
    + Padrao do mercado
    - O.k. Todos jah sabem

    GNU/Linux:
    + Completamente personalizavel, robusto, muitas distros de graÇa
    - User friendly / Compatibilidade

    Bem, essa é minha opiniao

    PS. Sera que lanÇam um iMac preto? O branquinho jah enjoou.

  • decom

    caramba, concordei com o Carlos Cardoso em alguma coisa. o fim do mundo está mesmo chegando.

  • lcquerido

    “GNU/Linux:
    + Completamente personalizavel, robusto, muitas distros de graÇa
    - User friendly / Compatibilidade”

    Discordo e com argumentos:
    1- Não é User Friendly pois não tem padrão. Usuários de Unity, KDE e Gnome se atrapalham muito com as diferenças entre os SISTEMAS (sim, apesar de parecerem apenas gerenciadores de janelas, o KDE, Gnome e Unity tem espíritos próprios de uso. Por exemplo, no Ubuntu 10.10 para formatar um pendrive, basta clicar nele e formatar. No KDE só por linha de comando u usando o gparted.
    2- Não tem compatibilidade pois não tem padrão entre distros e pacotes nem ferramentas para conversão.
    3- Quando trava, congela tudo. Sim, o Linux trava, é fato.

    Além de certas coisas que deveriam ser simples e não são como:

    - Clicar num local de tela para criar um link. Isto não é padrão.
    - Clicar num link com o botão direito para saber para onde o link aponta
    - Ter uma ferramenta de tradução para os menus ou textos dos links. Como pode ter um atalho em inglês para ago em português? Isso é padrão nas distribuições não pagas (sim. Linux não é de graça, é livre. Quem baixar um RedHat Enterprise ou Mandriva Powerpack para uso profissional incorre em ilegalidade, pois estes usam pacotes e drivers proprietários)
    - Clicar num pen drive ou dispositivo de armazenamento e ter opções de montar, desmontar, formatar, compactar, etc. Não é padrão.
    - Ter uma ferramenta de detecção de hardware na janela, como em Gerenciador de Dispositivos da MS. Não é padrão.
    - Ter total compatibilidade de pacotes com detecção de dependencias. Não existe.
    - Ter uma ferramenta de configuração como tinha o xconfigurator e etc, que sumiram e complica na hora de configurar alguma coisa.
    - Definir uma prioridade no sistema de modo a impedir que um aplicativo tosco como o libreoffice ou o links trave todo o sistema. Não tem.
    - Ter além do gerenciador padrão que vem na distribuição, uma outra alternativa, como era antes. Aliás, antes vinham mais de quatro. Claro que o sistema hoje está mais pesado (sistema = não literal)
    - Ter uma ferramenta de configuração do grub ou outro gerenciador de boot. Não tem nem para Windows
    - Identificar hardware sem suporte aberto e apontar possíveis links de informação. Não tem.
    - Quando um usuário acessa um dispositivo (HD USB, Pendrive), ele fica dono do mesmo e outro usuário não pode acessá-lo numa troca de usuário na mesma máquina (claro). Isto é péssimo pois eu poderia estar baixando alguma coisa, e utro usuário ficar com o HD externo indisponível.

    4- Não tem compatibilidade de hardware. Meu vizinho tem um PC de 2 anos de uso com uma HP4100. Comprou um notebook com Mandriva e não tem suporte à impressora. Até o XP tem suporte à esta impressora.

    Tem mais, mas isto é para mostrar que NENHUM sistema é prefeito. Eu particularmente gosto dos 5: Linux, OS X, Windows 7, Unix e DOS ;-)

    Talvez antes de compararmos sistemas deveríamos perguntarmos: Por que eu preciso do sistema Tal, se o que eu tenho me satisfaz em 100%?
    Usuários MS não acompanham a evolução do OS X e Linux Like. Idem aos outros usuários. O Windows 7 está muito bom e seguro. O Ubuntu 10.10 está muito bom, amigavel e estável. O Debian atual (6.0.1) está muito maduro. O Kubuntu está meia boca. O OS X está a caminho do céu.