Meio Bit » Miscelâneas » Suazilândia proíbe bruxas de voarem em vassouras acima de 150m de altitude

Suazilândia proíbe bruxas de voarem em vassouras acima de 150m de altitude

Bruxas na Suazilândia? Só voando baixo. ANAC de lá proíbe vassouras acima de 150m de altitude.

11 anos atrás

mionetristemimcomraivaA ANAC da Suazilândia (ACHA NO MAPA SEM GOOGLAR! DUVIDO!) impôs regras rígidas que causarão imenso incômodo para todo mundo que não é trouxa. Agora não adianta você ter uma Cleansweep One, uma Comet 140 ou mesmo uma Nimbus 2000. Seu teto será de 150 metros, e quem ultrapassar isso pagará uma multa de R500.000,00, equivalente a US$0,23 provavelmente.

A proibição foi tornada pública por Sabelo Dlamini, diretor de marketing e assuntos corporativos da agência. Ela se estende a aeronaves de brinquedo e até pipas.

O problema da África com bruxas é antigo. Entre 1994 e 1995 mais de 200 pessoas foram queimadas na África do Sul, por pesarem o mesmo que um pato e obviamente serem bruxas.

Em várias aldeias homens estão tendo seus pênis pênises pintos roubados por feiticeiros, que lançam maldições, reduzem o comprimento do dito-cujo e vendem para outros homens. SÉRIO, bilau minúsculo na África (< 24cm) é explicado assim.

Há até uma epidemia de crianças órfãs bruxas, o que daria um excelente enredo para um Harry Potter africano, com menos cenas de refeitório, claro.

A cultura da Suazilândia é profundamente influenciada por crenças em coisas como bruxaria, feitiços e maldições, e a tradição é antiga. Quando o Rei Bhundu morreu em 1899 médicos disseram que foi por problemas causados por álcool, mas o consenso é que ele foi envenenado.

Misturar magia e tecnologia é útil para vender –ironicamente- vassouras futuristas mas não costuma dar bons resultados. Imagino quanta decisão errada não foi tomada por Ronald Reagan, ao consultar seu astrólogo. Dessa vez a medida é acertada. Bruxas, pipas e aeromodelos são um risco voando perto de aeroportos, mas e quando a crença é prejudicial?

Na República Central Africana bruxaria é ilegal, o que gera prisão de adolescentes acusadas da prática, que vão parar em celas com adultos, de onde saem em geral contaminadas com HIV, que atinge 17% da população do país, mas políticas de prevenção não adiantam muito. As pessoas não acreditam em vírus ou camisinhas, acham que AIDS é fruto de… bruxaria.

relacionados


Comentários