Samsung anuncia 5G e torna todos os celulares obsoletos. Inclusive os dela.

celularGGG

Em um quadrinho clássico do Dilbert o vendedor da empresa chega todo animado pois conseguiu convencer o cliente a não comprar a versão atual do produto, e sim a nova, pagando o dobro. Em seguida ele pergunta aos engenheiros quando a versão sairá. A resposta: Em dois anos.

Isso já aconteceu comigo de verdade, não foi tão divertido, mas é pior quando vem de gente grande como a Samsung.

O 4G ainda não é uma realidade na maior parte do mundo. Diabos, no Centro do Rio meu Vivo cai para Edge, 3G se torna luxo, que dirá 4. Ainda há briga de frequências, os pacotes são em sua maioria insanos e a latência da rede anula boa parte da vantagem da velocidade.

Mesmo assim 4G É o grande ponto de venda do momento, os heavy users querem aparelhos de última geração inclusive para servir como uma parada segura, as compras de smartphones top estão diminuindo, muita gente deixou de trocar de celular a cada seis meses, dá para viver bem por um ou dois anos com um topo de linha.

Que não é mais topo de linha. A Samsung anunciou que está desenvolvendo tecnologia capaz de velocidades de 10 Gb/s, prontamente batizada como 5G. Pior: deram até data: em 2020 a tecnologia estará disponível.

Eu sei, vai demorar bastante, mas psicologicamente não funciona assim. Não é uma curiosidade de laboratório da Microsoft Research ou da IBM, que pode ou não virar um produto, como o Surface Surface. É a Samsung transformando uma pesquisa em algo comercializável, de forma absurdamente prematura, drenando valor de toda sua linha de produtos.

Agora sabemos que nossos aparelhos ESTÃO desatualizados. Os smartphones que você comprar, principalmente da Samsung, até 31/12/2019 serão comprados deixando na boca gosto ruim de coisa velha. A empresa será mal-vista por levar seis anos — uma eternidade em tecnologia — para desenvolver algo que anunciaram como favas contadas.

E mais: mesmo que eles lancem o tal 5G na data certa, mesmo que seja realmente possível baixar um filme em um segundo (DO VI DO) se a Samsung fizer isso não terá feito mais que a obrigação.

Inovação anunciada com antecedência não é inovação, é dever de casa.

Fonte: TNW

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • vagner piran

    “dá para viver bem por um ou dois anos com um topo de linha”….a que ponto chegamos! Vida longa ao capitalismo selvagem.

    • É. Evolução tecnológica, que coisa maligna. Bom mesmo seria se ficássemos cinco anos com o mesmo celular. Aliás, quem te impede de fazer isso mesmo?

      • Tiago Luz

        exato, fiquei desde Março de 2009 até sábado agora com um só “smartphone”, Nokia 5530. Mudei pro Lumia 520 e estou mto satisfeito.

  • Vinicius Zucareli

    Sobre as tecnologias, principalmente no Brasil é só marketing.

    Eu, pessoalmente, já consegui velocidades de 10mbps num celular 3G, não precisaria de 4G pra isso. Só se cobra e necessita por causa da diferença de preço.

    Basta pesquisar, o HSDPA+,usado na maioria dos celulares bons com 3G chega a um limite teórico de 42mbps, considerando overhead e outras coisas chega a um limite real de cerca de 30mbps.

    Isso no 3G.

    A verdade é que a nossa infraestrutura não suporta isso tudo, então raramente você perde velocidade por estar em EDGE, 3G ou 4G, a infra não suporta.

    As operadoras venderam plano 4G por preços muito maiores para chegar a 10mbps de velocidade é simplesmente passar a mão em grana de trouxa, por que não é necessário 4G para atingir essas velocidades, é necessário que eles habilitem na central a sua linha pra isso (ou seja, não limitarem sua velocidade) e que tenham infraestrutura para isso.

    E, como você mesmo disse, mesmo em áreas densamente povoadas de grandes centros urbanos raramente temos sinal decente, quanto mais sinal com capacidade de atender maiores velocidades.

  • Ajoelhou tem que rezar….esquindô!

  • Em relação ao Brasil, essa realidade está muito longe de ser verdade. Por isso achei um pouco exagerada a matéria, mas entendi a ideia que voce quis passar. Nós vivemos em um país aonde nem o 3G funciona direito, tem lugares que o celular usa a rede 2G. Nossas operadoras são limitadas, muitas vezes nem uma simples ligação voce consegue fazer de forma decente. Então o anuncio do 5G, seja para o ano que vem ou para daqui 30 anos, para o Brasil não muda nada. Vejamos o 4G, já é realidade lá fora e aqui só está chegando (apressadamente) por causa da Copa do Mundo.

    No mais creio que toda essa preocupação exagerada, não passa de um reflexo do capitalismo, aonde precisamos nos matar para ter o melhor celular.

    • Heim? Quem coloca arma na sua cabeça mandando comprar Galaxy 4S, iPhone 5, Nokia 925, etc?

  • True Story

    O pior é que não contentes de entregar um 4g com velocidade de 3g de primeira geração (mas so chega a esse velocidade as 3 da manhã) os picaretas ainda criam um sufixo safado pra marketear as coisas… 4g plus , 4g Max… Essas porras de empresas de comunicação deveriam sofrer atentados derrubando todas as torres em nivel continental.

  • O texto é interessante, mas precisava de uma séria revisão antes de ser publicado. Por outro lado, não vejo gosto ruim nenhum na boca, por algo que não vai ocorrer nem tão cedo. Se levarmos em consideração a qualidade dos serviços de telefonia mundo a fora, chegaremos à conclusão de que em 2020 talvez tenhamos um 3g de qualidade…

  • Jaison Carvalho

    Agora ninguém pode reclamar da obsolescência programada 🙂

  • Esses anúncios futurísticos devem enlouquecer os “never adopter” que ao contrario dos early adopter não trocou sua TV por uma Tela Plana, depois resolveu esperar o LCD, LEDS e Amoled. Hoje continua com sua Sharp rindo da cara dos apressadinhos.

    • Cara, eu tenho este problema. Nunca sei se compro, porque logo logo vai aparecer um produto melhor.

      • Edmilson_Junior

        Compre oque lhe for satisfazer, não pense no que vem depois pois é certeza de vir algo melhor. Fora os lançamentos com datas marcadas eu compro quando me da vontade, quando vai ter algum lançamento eu aguardo, não para comprar o mais novo mas sim para comprar o modelo anterior com desconto 🙂

  • Hahahahaha… só pela manchete, eu já sabia quem era o autor: Carlos Cardoso!!! acompanho há anos o Meio-Bit, e acho o Carlos um mestre da “sutileza intencionalmente mal-disfarçada” 😀 abs véio

  • Daniel Plácido

    10Gb/s daqui 7 anos vai ser que nem 10Mb/s hoje, não vai ser como os filmes atuais AVI de 700Mb ou os atuais vídeos “HD” de 5Gb.
    Até lá vai ser UMHD (Ultra Mega High Definition) com 1Petabyte, como tudo que circula de dados na internet vai ser muito maior

  • Pingback: Pior Coréia propõe internet 5G de 800 MB/s até 2020 | Mais Digital Blog()