Meio Bit » Arquivo » Games » A Nintendo descobriu a distribuição digital - Parte 2

A Nintendo descobriu a distribuição digital - Parte 2

Presidente da Nintendo fala à investidores e sobre as vantagens da distribuição digital e parece ter saído de uma caverna.

11 anos atrás

wii-u_02.05.13

Em setembro de 2003, portanto há quase 10 anos, uma desenvolvedora de games relativamente pequena lançou um programa que representaria uma das maiores revoluções da indústria de games, o Steam. De lá para cá o serviço se tornou sinônimo de distribuição digital e logo as fabricantes de consoles perceberam que poderiam aumentar as vendas adotando a mesma tática. Quer dizer, pelo menos a Sony e a Microsoft.

A Nintendo por sua vez teve que esperar até que os sucessores do Wii e do DS fossem lançados para entrar na dança e depois de constatarem que há um enorme interesse por parte dos jogadores em adquirir games com o simples apertar de um botão, um discurso feito pelo presidente Satoru Iwata durante uma reunião para investidores chega até a ser engraçado.

Nós já estamos vendo mudanças que seriam inconcebíveis, digamos, há cerca de uma década. Em consideração ao fato mostrado na minha apresentação que diz que uma vez que as pessoas escolham a versão por download, elas tendem a escolher outra compra digital na próxima vez que adquirirem um jogo, eu ainda sinto que a proporção de compras digitais mudará dramaticamente num período de dois ou três anos.

… Nós poderemos ver mais jogos que sejam similares aos Free-to-Play, jogos que custem muito menos ou que exijam o pagamento de mensalidades.  As vendas digitais permitem uma grande flexibilidade, oferecendo mais formas de pagamento e assim tanto os desenvolvedores quanto os consumidores possuem mais opções.

Iwata garantiu então que o 3DS e o Wii U estão preparados para essa tendência e que a Nintendo oferecerá maneiras que vão além de simplesmente substituir o modelo tradicional pela distribuição digital, deixando claro que em breve eles esperam permitir que os pagamentos no console possam ser feitos com crédito obtido através de cartões pré-pagos.

Mas o pior de tudo talvez tenha sido ouví-lo dizer que os donos de um Wii U estão começando a entender as vantagens de ter um videogame que esteja ligado à televisão e conectado à internet, algo que pelo jeito é uma grande novidade. Só estou achando estranho termos voltado à 2004, 2005 e ninguém ter me avisado.

[via VG247]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários