World Wide Web pública completa 20 anos hoje

Tim Berners-Lee

Há exatos 20 anos a internet começou a ser moldada na forma como conhecemos hoje. Em 30 de abril de 1993 o CERN publicou um anúncio em que tornou as tecnologias por trás da World Wide Web de domínio público e livre de royalties, em que qualquer um pode compartilhar o que quiser, a benção e maldição da internet.

A web da época. Bem feinha.

Essa decisão de não cobrar royalties pelo uso da internet foi primordial para o crescimento da mesma, e se deve ao desejo do físico, cientista da computação, professor do MIT, entusiasta e “pai” da web Tim Berners-Lee de transformá-la num repositório colaborativo acessível a todos, onde todo mundo pode compartilhar, aprender e ensinar sobre qualquer coisa. Berners-Lee e o pessoal do CERN simplesmente mudaram a forma como nos comunicamos para sempre.

LHCBerners-Lee foi o principal responsável pela internet como conhecemos. Ele foi o primeiro a se comunicar com sucesso entre um servidor e um cliente HTTP, em 1989. Foi o primeiro a inserir uma imagem na internet (no caso a imagem ao lado, que possui uma história muito peculiar), em 1992. Nesse caso ele foi tão influente que sua técnica sensacional de photoshopagem é muito popular até hoje, basta passear um pouco pelo Facebook. 🙂

Em comemoração à data de hoje, o CERN trouxe de volta do túmulo o primeiro site da internet, inclusive com o link original. Vale mais como curiosidade, para vermos o quanto as coisas evoluíram em duas décadas. A recuperação do site faz parte de um projeto de recuperar e preservar a história da internet. Para saber mais, clique aqui.

Fonte: CERN via ET.

Relacionados: , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples