Meio Bit » Arquivo » Mobile » Agora vai: T-Mobile anuncia tecnologia 5G

Agora vai: T-Mobile anuncia tecnologia 5G

T-Mobile será a primeira operadora de telefonia a oferecer o 5G.

11 anos atrás

tamtamtam

Tirando o comunismo, a coisa que melhor funciona no campo teórico mas na prática não é essa Coca-Toda é a transmissão de dados mobile em alta velocidade. Nos velhos velhos tempos eu usava um Nokia 3320 falando com um Palm via Infravermelho, fazia uma conexão de MODEM analógica, a 9600bauds. Era lento porém honesto. Funcionava em qualquer lugar.

Com a chegada da telefonia digital, GSM, CDMA e outros balacobacos, a velocidade teórica aumentou e a complexidade acompanhou. Ao mesmo tempo a confiabilidade ia pro inferno. Quando ia quase toda semana para São Paulo de ônibus já sabia que, no final da Dutra minha conexão cairia; a Estação Rádio-Base daquele ponto simplesmente NÃO funcionava para dados, apesar de emails alertando do problema. Dois anos assim.

Vieram 1G, 2G, 3G e hoje se andar no Centro do Rio minha conexão cai para Edge. Semana passada em São Paulo pelo menos 50% do tempo não consegui conexão.

A solução de nossos problemas era o 2G, depois o 3G, agora as operadoras juram que nossa vida será outra com o 4G. Continuam cobrando valores absurdos por pacotes ínfimos de dados. O conceito de ilimitado deles não passa de alguns gigabytes e não vêem problema em baixar a velocidade para patéticos 32 kb/s se você exceder a franquia ilimitada.

Isso, feliz ou infelizmente não é só aqui. Enquanto alguns milhões de pessoas ainda usam conexão discada, a T-Mobile já declara o 4G LTE obsoleto. Sim, LTE, de Long Term Evolution, que em marketês de operadora significa um ano.

Em teoria o 4G ofereceria conexões de 100Mb/s, na prática é raro chegar a 50 — isso na civilização, aqui só nos comerciais de TV — só que ao invés de tornar a rede robusta e confiável, preferem prometer o 5G LTE, com conexões teóricas de 300Mb/s.

Como consumidor isso não enche mais meus olhos. Operadoras oferecendo 3G, 4G, 5G para mim são igual vendedores de Mercado Livre com seus players MP4, MP5, ou o ridículo MP25. Não me importa quantos Gs tenha meu sinal, me importa que ele funcione, e não que eu tenha que entender uma conexão de dados estável e rápida como um favor pessoal, ao invés de um serviço pelo qual estou pegando.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários