Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Ricoh GR - preparem os bolsos

Ricoh GR - preparem os bolsos

Prepare o bolso para a Ricoh GR, uma câmera compacta (lente fixa) com sensor APS de 16 megapixels e que promete grande desempenho com bela qualidade de imagem!

11 anos atrás

Bem, acho que agora é inevitável e o mundo está sendo tomado de assalto pelas câmeras compactas com grande desempenho e qualidade de imagem. Aliás, eu acho que deveria ter sido assim desde o começo. Tudo bem que a tecnologia na época não permitia esse tipo de avanço, mas ela já está disponível há algum tempo e só agora está sendo utilizada. A meu ver os fabricantes não queriam perder o filão das câmeras mais baratas e quase descartáveis, visto que são trocadas todo ano, e investir em câmeras bem mais caras e que não seriam trocadas tão brevemente. Mas, a Fuji chegou com suas compactas de alto desempenho e provou para todo mundo que, mesmo com preço elevado, esse tipo de equipamento é viável.

É nesse clima que a GR da Ricoh está sendo apresentada ao mercado, trazendo em sua concepção a mesma visão que a Fuji teve ao lançar seus primeiros modelos. Estamos falando de uma câmera com design conservador (para que inventar firulas, não é mesmo?), sensor APS e lente fixa com comprimento focal equivalente a uma grande angular de 28mm. Uma decisão que deixa bem claro o foco do equipamento. A maioria dos fotógrafos amadores fica arrepiado só de pensar em trabalhar com uma lente fixa. Não conhecem os benefícios de uma lente prime e se recusam a dar uma chance para elas. Ainda falando da aparência da câmera, acho que eles exageraram um pouco no design básico. Ela poderia ser um pouco mais bonitinha. Do jeito que está parece uma câmera de brinquedo, mas o que importa é o que encontramos dentro do equipamento e, nos últimos anos, a Ricoh tem se mostrado uma fabricante competente quando falamos em qualidade de imagem.

A Ricoh GR chega ao consumidor com um sensor APS de 16 megapixels e sem o filtro low pass (já está virando regra) e uma lente fixa de 18,3mm com abertura máxima de diafragma de f/2,8. A câmera é toda feita com esqueleto de magnésio, o que confere resistência ao equipamento, e a velocidade de autofocus (0,2s) , sendo esses dois grandes atrativos do modelo. De resto temos o visor LCD de 3 polegadas, a capacidade de gravar vídeos em Full HD, fotografia macro com distância de 10cm, suporta cartões SD/SDHC/SDXC e pesa apenas 245 gramas. Já foi anunciado um acessório para o equipamento, a lente de conversão GW-3, que eleva a distância focal para 21mm.

Agora vem a parte que ninguém gosta. A Ricoh GR vai chegar em maio com um preço estimado de US$ 800,00. Um pouco salgado, mas levando em conta as especificações e os preços praticados pela concorrência então diria que está na média. Quem vai encarar?

pentax-ricoh-gr

relacionados


Comentários