CISPA passa no Congresso Americano; mais democratas apóiam a lei e desafiam Barack Obama

cispa

O Congresso Americano aprovou hoje, por 288 votos contra 127, a Lei de Proteção de Compartilhamento e Inteligência Cibernética, conhecida como CISPA. Para quem não andou acompanhando as notícias acerca das leis de vigilantismo que permearam a internet em 2012 tais como a SOPA e o ACTA, a CISPA prevê que:

As empresas (qualquer empresa) poderão coletar informações de um usuário (qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo) e enviá-las para o governo americano ou setores privados interessados em ‘coibir crimes online’.

Em resumo, o governo americano se tornará o Grande Irmão, monitorando e coletando toda e qualquer informação que qualquer um compartilha na internet, de modo a combater a pirataria e outros crimes. Seu e-mail, aquela foto na balada, uma imagem com copyright compartilhada, tudo seria monitorado e catalogado.

A preocupação a princípio nem é essa, pois ano passado ela também foi aprovada pelo Congresso mas morreu no Senado; o problema é que o número de democratas apoiando a Lei mais que dobrou (92 contra 42 em 2012), num claro desafio à Casa Branca, que ameaçou vetá-la se ela passar.

Ela foi ajustada de lá para cá, mas não é surpresa que as correções não protegem de forma alguma a privacidade individual. O problema é que isso é um aviso que no fim é sempre política e dinheiro, os democratas não são os santos que as pessoas pensam comparados ao republicanos, e Obama não tem tanto controle assim sobre seu partido.

Lembrando que entre as empresas, Google e Facebook permanecem em cima do muro, mas a IBM apóia a CISPA.

Fonte: TC.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • videodegato

    Eu acho um caminho natural para a internet. Hoje em dia não existem câmeras de segurança em todos os cantos? O governo pode grampear telefones (desde que com mandatos), rastrear movimentações bancárias, etc? Não digo que concordo, só acho que uma hora seria natural que isso fosse acontecer, ainda mais vindo de um país que se envolve em praticamente todas as guerras e que precisa monitorar possíveis fontes de crimes.

    Só acho f** gente que reclama de privacidade mas coloca a vida inteira no facebook.

    • Casos e casos. Uma coisa é o usuário compartilhar a vida inteira na internet, outra é eu trocar um e-mail, uma DM ou um SMS com informações sensíveis e não querer que ninguém mais veja. Tudo isso seria monitorado.

      • E quem mandou compartilhar a vida inteira com cachorro e gato? Vc coloca na porta da sua casa uma lista com o que vai fazer no dia? Mas eu sei o que as jogam, já que colocam no Twitter. Vc diz pro vizinho que mal dá bom dia aonde está indo? Mas muita gente coloca no Forsquare.

      • O que sufoca esse controle é o volume de dados. Imagina a quantidade de informação por segundo que esse sistema de monitoramento receberia?! Uma mensagem SMS com uma informação sigilosa (mas provavelmente irrelevante para o governo americano) passaria despercebido.

        • Luiz Felipe

          Na lei os provedores deven gravar quem acessou o que, na pratica todos jogam os dados fora depois de 2 dias.

    • Luiz Felipe

      O problema eh que esse tipo de lei permite que voce seja culpado ate que se prove o contrario, uma clara violacao dos direitos. Na internet eh permitido tirar coisas do ar sem mandato algum por apenas uma suspeita de pirataria ou o que quer que seja, isso soh serve para o mau uso e vai trazer mais prejuiso do que beneficio para a rede. Pense que voce pode derrubar o site de vendas do seu concorrente apenas usando um formulario e solicitando a remocao porque hospeda conteudo pirata. O site eh removido do ar sem qualquer aviso anterior, isso eh um absurdo, eh muito abusivo.

  • Facebook e Google em cima do muro, é a posição oficial. Internamente também devem estar apoiando…

    • Lélio Falcão

      Que nada. Se qualquer Zé Ruela compartilhar coisa pirata no Facebook ou no Google Drive, por exemplo, eles tiram estes sites do ar. Vai voltar a ideia de tirar estas empresas dos EUA…

  • Pedro (Falkien)

    É importante lembrar que, mesmo que o governo tenha esse tipo de informação e “controle”, sempre teremos o povo (hackers não identificados) para sabotar e usar o poder em prol do povo (deles mesmos).

  • Se vc não quer que ninguém tenha acesso aos seus dados particulares, não os coloque online. Vai na Deplá e compre um álbum de foto.

    • Até na Dreplá corre o risco do cara copiar as fotos e postar na Internet.

      • Eu falei “comprar álbum” e não mandar revelar, mas é um ponto interessante: as pessoas pensam que existe privacidade. Por um acaso, quantas pessoas ligaram para casa, sem vc saber de onde, oferecendo produtos, serviços, vantagens ou pedindo de doações? Sua declaração de imposto de renda passa por vários computadores da Receita. Um zé ruela de Ensino Médio pode muito bem estar fuçando a sua vida.

  • paulokdvc
  • Keaton

    Ah, isso VAI dar merda…

  • Ok, vão extraditar quem pegou um MP3… tá certo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja