Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Calculando com o Word

Calculando com o Word

16 anos e meio atrás

O Word, da Microsoft, tem dezenas de funções que só os programadores da empresa conhecem. Existem aquelas famosas, como, por exemplo =rand(), que escreve "The quick brown fox jumps over the lazy dog" ou coisa similar. Aliás, escrevia... na versão 2007, aparecem três parágrafos de um... manual ( ? ). Para "encher linguiça" em relatórios longos, é uma mão na roda...

E tem também aquelas funções que quebram o maior galho, que a gente já viu por aí mas não se lembra onde e, quando precisa, fica procurando desesperadamente.

Pois me vi neste último caso. Um amigo mandou um documento do Word com um longo somatório. Até aí, tudo bem, se a tabela fosse uma "Excel Spreadsheet", ou seja, uma tabela do Excel. Infelizmente, era uma tabela simples, onde o resultado foi calculado na mão e digitado. Mudei um número e imaginem o trabalhão que seria somar tudo de novo.

Felizmente, há uma solução mais elegante: a barra "Calcular". Com essa ferramenta, você pode selecionar quantos números desejar e realizar seu somatório, multiplicação, divisão...

Mas vamos por partes. Primeiro, selecione a opção de customizar a barra de ferramentas.

 wordCustomizeToolbar

Vá em "mais comandos". Selecione "todos os comandos" e procure por "Calcular". Pronto.

wordCalculateToolbar

Agora, digite dois números, separados por espaços. Selecione-os e clique no ícone de "calcular". A soma aparecerá na barra de "status". E lembre-se: o resultado da conta está na área de transferência! Portanto, basta digitar [CTRL]+[V] para recuperar o valor.

Você pode usar os operadores normais ( + - / * ) e até parênteses. Pode selecionar colunas e/ou linhas de tabelas, bem como números esparsos pelo texto.

Assim você já não precisa mais morrer de raiva daquele estagiário de engenharia que teima em não usar o Excel...

relacionados


Comentários