Qual será o futuro das grandes corporações na Web 2.0?

whoOwnsWhat2.png

Desde o estouro da bolha da internet, quando alguns investiam muitas vezes apenas pelo potencial que a Internet vinha mostrando possuir, e atualmente com os impactos negativos da bolha de crédito, o mercado financeiro tem sido mais cauteloso com empresas de tecnologia, especialmente em relação a investimentos em pequenos e novos empreendimentos.

Embora surjam cada vez mais novidades – fato característico do mercado – provenientes principalmente de empresas de pequeno porte, o crescimento destas pequenas empresas pode ser um processo complicado que muitas vezes se torna inviável sem um significativo aporte de capital.

É exatamente na lacuna do crescimento das novas empresas que as grandes corporações – com organização vertical e estrutura física – têm encontrado saída para a própria sobrevivência: através de aquisições nas quais paga-se um montante alto para que outra grande corporação não consiga adquirir a empresa, independentemente do real potencial da idéia, do produto ou da perspectiva da pequena empresa em relação ao mercado. Ou seja: pagando-se pelas atuais idéias que são difíceis de mensurar em dinheiro e nem sempre os preços dessas aquisições condizem com a realidade do mercado. Além disso, em algumas negociações, a alta dos valores é nitidamente movida pelas especulações.

Assim, a aquisição de iniciativas de sucesso é um excelente caminho para as grandes corporações consolidarem sua posição de mercado sem correrem o risco de serem ameaçadas por pequenas e inovadoras startups.

Agora cabe a pergunta: por quanto tempo a indústria se sustentará assim?

Imagem cedida por MyDigiMedia.

Este artigo foi elaborado por Gabriela (Bia) Pereira, auditora e analista financeira e Rodrigo Prior, publicitário e gerente de projetos baseados em inovação para mídias interativas.

Autor: Gabriela Bia

Viajante apaixonada, Tenista frustrada, Controller de Crédito, Astrônoma Amadora e Cozinheira nas horas vagas.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples