Meio Bit » Segurança » Bug em atualização do Windows 7 está causando problemas de inicialização; saiba como evitar (ou resolver)

Bug em atualização do Windows 7 está causando problemas de inicialização; saiba como evitar (ou resolver)

Bugs bugs bugs: pacote de atualização está causando problemas de boot no Windows 7; saiba como evitar (ou resolver, caso tenha sido premiado).

11 anos atrás

KB2823324, a atualização problemática.

Toda segunda terça-feira do mês a Microsoft costuma soltar um pack de atualizações de segurança, é um procedimento normal que até recebeu nome específico, o "Patch Tuesday". Porém a última rodada de atualizações está causando uma dor de cabeça daquelas nos usuários do Windows 7: uma das atualizações de segurança, a KB2823324, está procovando uma série de bugs, chegando inclusive a impedir o boot do sistema operacional.

Segundo relatos o problema ocorre com a versão 32 bits do Windows 7, e ao ser contatada, a Microsoft afirmou que ele só ocorre no Brasil. Pois é, fomos premiados.

Segue a declaração:

"Estamos cientes de que alguns clientes podem estar passando por dificuldades após a atualização de segurança KB2823324 do Windows 7. A questão está isolada no Brasil e estamos trabalhando ativamente para resolvê-la. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar aos usuários."

Como não há ainda uma solução definitiva para o problema, é preciso evitar que o Windows 7 atualize sozinho:

  • Vá até o painel de controle, Windows Update;
  • Em Atualizações Importantes, selecione qualquer opção que não seja "instalar atualizações automaticamente". Eu aconselharia "Procurar atualizações, mas permitir que eu escolha quando baxá-las e instalá-las", daí sabendo a atualização que dá problema, não assinalá-la;
  • Manter a caixa em Atualizações Recomendadas marcada.

 Agora, se você atualizou e está com o problema, há algumas maneiras de recuperar o boot (não, não vou imitar alguns engraçadinhos e sugerir instalar o Linux):

ATENÇÃO: as dicas presumem que o drive de sistema é o C: mas, caso não seja, mude a letra.

  • Na inicialização do sistema, tecle F8 e selecione "Modo de segurança com prompt de comando";
  • No prompt, digite o comando dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions - você vai arrancar as últimas atualizações à força. Reinicie;
  • Se não resolver, inicie o PC através de um CD de boot. Na interface, selecione "Reparar o computador" e depois "Prompt de comando", e digite o mesmo comando. Reinicie;
  • Se ainda assim não der jeito, dê novamente boot pelo CD e clique em "Restauração do sistema". Reinicie.

Se não resolver a última alternativa é substituir o arquivo ntfs.sys:

  • Inicie o PC no modo de prompt de segurança; deixe o CD na gaveta;
  • Digite cd \windows\system32\drivers e depois ren ntfs.sys ntfs.old;
  • Finalmente digite copy cd:\i386\ntfs.sys C:\windows\system32\drivers (substitua 'cd' pela letra da unidade onde está o disco).

Ufa! depois dessa trabalheira o Windows 7 deve bootar. Corra no Windows Update e desative as atualizações automáticas.

Lemrando, apenas a versão 32 bits do Windows 7 está sendo afetada pelo bug. Usuários da versão 64 bits e do Windows 8 estão imunes.

relacionados


Comentários