Meio Bit » Arquivo » Indústria » Escreve que eu te leio ( X )

Escreve que eu te leio ( X )

16 anos e meio atrás

Olá, pessoal. Aqui estamos, com mais uma coluna "Escreve que eu te leio!". Decidi voltar com a coluna, já que têm aparecido pérolas em meio a um mar de comentários "nonsense". Vamos lá, então.

ReadyBoost e performance

Washington: "Estava vendo umas informações e fiquei com uma curiosidade: qual seria a responsividade de um micro em que o SO (seja qual for) fosse instalado num pendrive (em porta USB 2.0 full speed 480 MBps teóricos) e tivesse todas as principais pastas que sofrem mudanças em seus arquivos (assim como o swap file) ravados num HD? Digamos, um Linux instalado no pendrive com os diretórios var, etc, mnt (ou equivalente), root e home (ou um windows com todas as pastas exceto a Meus Documentos) em um pendrive, e as exceções citadas acima num HD?

O micro ficaria mais rápido (carga do SO, carga dos programas, jogos)?

Não seria mais eficaz que o Readyboost - apesar de mais caro por precisar de um pendrive maior, tipo 4 ou 8GB e principalmente montando o pendrive num adaptador para USB's extras e o mantendo dentro do gabinete, para evitar acidentes? E se fosse apenas a pasta Windows no pendrive?"

Vamos por partes, compadre Washington... primeiro, a possibilidade de colocar um S.O. num "pendrive". Apesar de haver pendrives bem grandes, com 32GB ou mais, onde cabem com folga os S.O. atuais, as velocidades de gravação e leitura ainda deixam a desejar. O maior problema não é a velocidade da porta USB, mas o tempo de gravação de cada byte na memória Flash.

Observe que isso é válido também para os drives SSD ( de estado sólido ). Veja esta comparação aqui.

Portanto, uma solução como a apresentada não traria nenhum benefício, além de ser pouco prática, já que você precisaria de dois dispositivos para trabalhar ( o próprio pendrive e o HD ).

Agora, quanto ao ReadyBoost, há um engano muito comum aí. Ele não serve como memória RAM, mas como cache ( ou caché ) para pequenos arquivos, que penalizam a performance do HD. Neste caso, em média, é mais rápido acessá-los de uma Flash.

Messenger para Windows 98

Paulo Fernando: "Estou procurando uma versão do windows mensenger que rode com o windows 98 mais não encontro! Queria saber se existe alguma versão compatível com o Windows 98?"

Essa é fácil, Paulo: a versão 7 é compatível com o 98. Você pode baixá-la aqui.

LOGO ali

Michael: "Me lembro que na epoca de escola, quando inventaram que informatica seria praticamente obrigatorio na escola e nao existia planos de aula nem profissionais com essa funcao, tive contato com um programa chamado LOGO, turtle logo.(http://en.wikipedia.org/wiki/Logo_%28programming_language%29) Nao entendi nada, nem aprendi do que se tratava na epoca, pois informatica era tratada como modismo nas escolas da epoca. Pois bem, esse programa agora faz parte do projeto OLPC (http://www.anandtech.com/mobile/showdoc.aspx?i=3055&p=4) e continuo nao entendendo a razao desse programa existir.
Voces poderiam falar sobre ele?
"

LOGO é uma linguagem de programação desenvolvida por Seymor Papert, baseado em idéias do filósofo suiço Jean Piaget.

Há alguns anos, a coisa era "moda" não só porque a curiosidade geral em torno de computadores era enorme, mas também devido ao método construtivista de ensino, de Piaget. LOGO, a tartaruga ( um pequeno robô que "passeia" e desenha sobre uma cartolina ) e construtivismo eram vistos como o Santo Graal do sistema escolar, assim como o OLPC ou XO é alardeado hoje.

Mas não se engane com minha explicação simplista: aquela tartaruga exerce um fascínio incrível sobre as crianças. É como um Lego Mindstorms que o MEC pode comprar.


Apresentações em DVD

josyneves: "por favor gostaria de dicas passo a passo para gravar um dvd com o programa power point,para rodar em um dvd normal.Preciso deste recurso para minhas aulas.tenho um nero 7 premium e não sei usar o dvd"

Olá Josy. Vamos ver se entendi: você quer fazer apresentações no PowerPoint e, em vez de mostrá-las usando um projetor, quer gravá-las em DVD, certo?

Não é difícil, não, é até relativamente simples. Fiz três vídeos e vou explicá-los pra você.

Primeiro passo: você precisa de um programa para capturar e gravar as telas e animações do PowerPoint. Um gratuito e que resolve nosso problema é o CamStudio. O primeiro vídeo mostra como baixá-lo. Basta ir ao endereço e rodá-lo. Agora, nós podemos gravar as apresentações em arquivos AVI.

Segundo passo: Inicie a gravação com o CamStudio e abra o seu PowerPoint. Coloque-o em tela cheia e vá passando os slides. Ao final da apresentação, pare o CamStudio. Salve o filme num diretório conhecido, com a extensão AVI.

Terceiro passo: como nem todo aparelho de DVD consegue reproduzir esse tipo de arquivo, vamos usar um outro programa para convertê-lo: o ConvertXtoDVD. Baixe o ConvertXtoDVD deste endereço. Infelizmente, você precisará desembolsar uns US$ 40,00, já que ele não é gratuito. Adicione os arquivos AVI ao projeto, mande converter e, ao final, coloque um DVD-R ou DVD-RW no drive que o próprio programa se encarrega da gravação.

Pronto.

Windows em Video-Games

Wishay: "Eu gostaria de portar um sistema operacional para um videogame, apenas como experiência e curiosidade técnica, mas quase não consigo subsídios para tanto, minha idéia é de primeiro portar, depois emular em máquina virtual e então executar de verdade, preferencialmente 'windows 98 se' que possuo."

Portar o Windows 98 para um video-game... fácil, fácil. Consiga os fontes com a Microsoft e recompile. Prontinho.

Falando sério, agora, Wishay: você só conseguirá portar um Sistema Operacional se tiver três coisas: tempo, conhecimento técnico e o código-fonte. Para facilitar sua vida, ou melhor, possibilitar uma tentativa, comece com o Linux®. Tente o Linux® para Dreamcast ou o Linux® para Playstation 2.

Nonsense I

Anselmo: "Sou assinante do speedy (Telefonica)e gostaria de maiores informações sobre o serviço de vcs. É um serviço "sem fio" ou seja, independente da Telefonica e, também, custos para aquisição e manutenção do produto. No aguardo."

Caríssimo Anselmo: nosso produto é informação, com pitadas variadas de humor, sarcasmo, cinismo e crítica deslavada. Alguns nos chamam de "tendenciosos", mas preferimos nos auto-proclamar "sátiros" ( sm (lat sátyros) Antig gr Semideus selvático, com pés e pernas de bode e tendências lascivas. ). Quer pagar quanto?

Nonsense II

Celio: "Sou usuario da Directnet há muito tempo, e possivelmente meu endereço caiu em mãos de alguns vigaristas que devem te-lo distribuido PELO MUNDO A FORA !!! Tenho recebido cerca de 30 a 40 E mails por dia e de gente muito estranha. Moro em Ribeirão Preto, e não consigo o Telefone da Direct Net . Favor enviar informações para que eu possa mudar este endereço - antecipadamente grato"

Hein?!

relacionados


Comentários